Que a embalagem é elemento essencial para proteger o produto todos nós sabemos. Que ela tem dentre muitas funções, fazer o produto se destacar nas prateleiras e chamar a atenção do consumidor também não é novidade. Ela também tem o potencial de aumentar as receitas, diminuir os custos e manter o alinhamento com políticas e legislação ambiental. Então, por que não aproveitar todo seu potencial e aumentar suas vendas no PDV com embalagens estratégicas?
Vários objetivos e estratégias de vendas podem ser viabilizados através da embalagem. Saiba quais são e coloque sua equipe de marketing para destacar os atributos chaves do seu produto. Boa leitura!
Embalagens estratégicas
Do ponto de vista do marketing, a embalagem pode ter um impacto significativo em diversos pontos do seu negócio:
- Na consciência da marca;
- No reconhecimento de marca;
- No gerenciamento de expectativas e;
- Como um canal de informação entre a marca e o usuário.
Portanto, marketing, branding e embalagem devem estar alinhadas nas mensagens que passam para o consumidor, na “value proposition” e na sua comunicação. Este alinhamento de ações, quando bem aplicados e gerenciados, geram um incremento nas vendas do seu produto.
Value Proposition
Value proposition, que se resume em qualquer inovação, serviço ou recurso destinado a tornar o produto atraente para os clientes.
O objetivo principal da embalagem, sob a perspectiva do marketing, é chamar a atenção de algum diferencial ou característica única que faria o consumidor comprar determinado produto. Isso pode ser extremamente simples, como uma descrição do produto. Isso também pode ser emocional, comunicando o que o produto representa.
Por exemplo, talvez um consumidor queira comprar comida de origem local. Uma estratégia de marketing inteligente é focar neste atributo de produção local e destacar isso em grandes letras no pacote. Outra tendência, é o consumo de alimentos sem adição de açúcar. Se você tem algum produto cuja formulação não contém açúcar, é importante destacar esta condição na embalagem.
Destacar o diferencial do produto é o meio mais eficiente em atrair o consumidor. Ao identificar algo que torne o produto especial, o consumidor não hesitará em adquirir o produto. E isto, muitas vezes pode acontecer, sem que ele se importe com o preço do produto.
Reconhecimento de marca
Outro objetivo importante da embalagem é a sua capacidade de reconhecimento da marca. Para você entender melhor, vamos usar um exemplo bem conhecido. Quando você vê uma lata vermelha de refrigerante com escrita cursiva, você quase imediatamente a associa com Coca-Cola. Isso é estratégico em nome da empresa. A embalagem cria reconhecimento, o que pode levar a lealdade.
Brand Awareness
Um pouco diferente do reconhecimento, criar consciência da marca é tudo sobre a oportunidade de ser memorável. A criação de embalagens diferentes que chamarão a atenção de um consumidor aumentará a capacidade da marca de converter o cliente em vários momentos distintos. Saiba que a atenção dos consumidores, é uma mercadoria muito desejada pelas marcas. A embalagem é uma oportunidade para realizar isso.
Uma embalagem marcante e com personalidade é essencial para fazer o consumidor imediatamente se conectar com o seu produto e com a sua marca.
Expectativas
Um componente-chave do marketing efetivo é garantir que o consumidor receba o que eles esperam (e, de preferência, um pouco mais). A embalagem permite estratégias simples a este respeito, como indicar no pacote que as baterias não estão incluídas, ou que um determinado acessório não é compatível com certos tipos de smartphones.
É muito frustrante quando uma embalagem camufla demais o produto que ela contém. Isso causa o efeito contrário daquilo que as marcas querem do consumidor. Para evitar esse tipo de frustração, a embalagem deve ser muito clara do seu conteúdo, inclusive trazendo esclarecimentos ou mensagens para não induzir o consumidor à erro.
Co-branding
Outra estratégia interessante e útil na embalagem é co-branding. Simplificando, as organizações geralmente colaboram, e podem se beneficiar com o compartilhamento desta colaboração. Para entender melhor, vamos à alguns exemplos:
- Mc Donald’s e Ovomaltine – a mistura do milk shake com o composto de leite, cacau e malte;
- Forno de Minas e Catupiry – o pão de queijo recheado com a reconhecida qualidade do requeijão cremoso da marca Catupiry;
- Omo e Confort – sabão em pó e amaciante de qualidade incontestáveis, juntos no mesmo produto;
- Bauducco e Hershey’s – parceria que uniu o Chocotone já conhecido do público com o recheio do chocolate reconhecido internacionalmente.
A parceria com uma marca conhecida promove o ganho da confiança dos clientes, que saberão qual qualidade esperar. Imagine juntar os elementos mais fortes do seu produto e combiná-los com as melhores marcas para oferecer novos produtos e serviços. Em outras palavras, o potencial valor do todo pode ser maior que a soma das marcas individuais.
O co-branding bem destacado na embalagem é uma estratégia poderosa para aumentar suas vendas. Pense em uma parceria que irá agregar valor à ambas as marcas. Muitos produtos se complementam, então, por quê deixar de aproveitar esta oportunidade?
Símbolos e ícones
A embalagem é uma representação visual de um produto e pode se beneficiar de selos e certificados de associações confiáveis. Estes selos, símbolos ou ícones são gerados a partir de certos atributos. Por exemplo, um símbolo 100% orgânico em uma caixa de cereal indicaria ao consumidor que uma terceira parte, externa, verifica e aprova o processo de produção do fabricante de cereais. O uso de símbolos e ícones reconhecíveis pode criar confiança entre a organização e o consumidor.
Outros exemplos de símbolos e ícones que atraem o consumidor a aumentam as vendas do produto:
Selo de Pureza ABIC – este selo certifica que o café é puro, sem adulteração ou misturas, oferecendo segurança alimentar, qualidade e respeito ao consumidor.
Selo internacional Gluten Free (GF) – é a principal certificação do mercado sem glúten do mundo, reconhecido em 27 países.
Selo de qualidade ABICAB Pró Amendoim – que garante um selo de qualidade às empresas que atendem aos requisitos da legislação e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros.
Um produto sem qualquer certificação exposto no ponto de venda ao lado de uma marca concorrente que tenha algum selo de qualidade, perderá vendas. O selo de certificação faz o consumidor se sentir mais seguro na aquisição, o que pode torná-lo fiel à marca. Portanto, destaque na embalagem as certificações do seu produto e garanta mais vendas.
Design estratégico da embalagem
Ousar! Inovar! Expressar! Estes são apenas alguns dos princípios que devem orientá-lo na criação de um design de embalagem para ajudar seu produto a se destacar na prateleira.
Conclusão
A verdade é que, não importa quanto tempo e dinheiro a sua equipe de marketing gaste na promoção de seu produto. Nem mesmo quanto esforço sua equipe de vendas coloca para ter o seu produto exposto nas principais lojas de varejo. Se sua embalagem não for boa o suficiente, então, todo esse investimento gasto em outros esforços é largamente desperdiçado.
A sua embalagem deve promover uma boa sensação ao consumidor. Vivemos em um mundo bastante intimidador. Um mundo de ansiedade alimentado pela exposição da mídia de notícias ruins, falta de segurança, distúrbios alimentares, desmatamento, agrotóxicos, etc. Um antídoto para isso é fazer as pessoas sorrirem ou fazê-las lembrarem do momento em que a vida parecia ser mais segura.
Qualquer coisa que você possa fazer para que seus projetos se conectem com o consumidor ansioso de hoje lhe dará uma vantagem. Os concorrentes podem copiar a especificação do seu produto, mas é muito mais difícil copiar a forma como a sua marca faz o cliente se sentir. Então, embalagens que trazem um sorriso para os rostos, sem dúvida, é um ótimo incentivo para converter o cliente.
Sobre a Scuadra
A Scuadra é a empresa que tem a inovação em seu DNA e isto se reflete nos projetos de embalagem que realiza. Sua equipe especializada está pronta para ajudar a sua marca se diferenciar no mercado. Com soluções diferentes e patenteadas, tais como Scuadra In Box ® e o Flow Pack Vertical ®, é possível incrementar o seu produto, torná-lo atraente e inovar o conceito da sua marca.
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