A maioria dos consumidores que entram em uma loja para comprar um produto é inconscientemente influenciada pela embalagem do produto que eles estão comprando ou querem comprar. Como é o primeiro ponto de interação com os consumidores, muitos fabricantes, varejistas e profissionais de marketing estão focados em como eles podem melhorar seus projetos de embalagens para alavancar suas vendas.
O consumidor vê e sente a embalagem do produto que ele está interessado. Quando um cliente tem várias opções de marcas de um produto exibido na prateleira, o pacote se torna uma extensão do próprio produto. A embalagem influencia na escolha de qual marca o consumidor vai comprar e isto acontece de forma consciente ou não.
Alavancando vendas por meio da embalagem
Como as embalagens podem alavancar as vendas de um determinado produto? Atualmente, as marcas vêm tornando o design de embalagens de seus produtos atraentes e únicas o suficiente para que os consumidores percebam. Isso aumenta as chances de converter o interesse da embalagem para vendas reais.
Mas, o que pensar sobre o design da embalagem? Aqui vão algumas dicas:
Dados demográficos
Ao pensar sobre o design da embalagem, você deve ter uma compreensão demográfica. As marcas populares constantemente jogam em torno de seus projetos de embalagem, levando em conta as diferenças regionais. Eles podem ter um rótulo diferente para distribuição regional, e um design diferente para uma venda mais localizada. As lojas “premium” definitivamente possuem tipos de embalagens diferenciadas daquelas encontradas nos pontos de venda da classe C e D.
Seja melhor que a concorrência
O design da embalagem pode ser inspirado pelos concorrentes da indústria. Em uma loja de varejo, produtos concorrentes são exibidos na mesma prateleira. Se você entender e ver a qualidade da embalagem do seu concorrente, você sabe qual o design de embalagem que seu produto precisa ter.
Chame a atenção
Um design atraente é o que faz o cliente dar uma segunda olhada mais demorada em um produto específico. A curiosidade do consumidor será despertada para verificar o produto com mais atenção em detrimento de outros. Em segundos, o design da embalagem deve destacar claramente os diferenciais do seu produto. O impacto emocional é fundamental.
Impacto emocional
Seu design de embalagem deve destacar claramente os diferenciais do produto dentro dos poucos segundos que você pode manter a atenção do cliente. Estimular os sentidos dos consumidores não só aguça seu interesse no produto, mas também os torna mais inclinados a fazer uma compra. O impacto emocional é fundamental.
Funcionalidade
A embalagem funcional também pode influenciar a possibilidade de o cliente repetir sua compra. Os produtos com embalagens que melhoram a usabilidade e o armazenamento do produto farão com que os consumidores retornem à loja para fazer outra compra.
Por outro lado, as embalagens que são difíceis de abrir, difíceis de armazenar ou causar danos ao seu conteúdo, não comprarão o mesmo produto novamente. É bem provável que o consumidor procure outro produto cuja embalagem seja mais fácil de manusear e/ou utilizar.
Se ligue nas tendências
As empresas de marketing geralmente designam pessoal cuja principal tarefa é monitorar as tendências atuais – produtos ou serviços que encantam os consumidores. Com a compreensão precisa das tendências, seu design de embalagem pode destacar algumas dessas tendências apenas para manter os consumidores atraídos pelo produto.
Projetos inovadores e personalizados de embalagens naturalmente tornam as pessoas curiosas sobre o que está dentro e os consumidores não podem resistir à tentação de explorar e descobrir.
Amigo da natureza
Dedicar-se às práticas ecológicas e amiga da natureza é muito importante para atrair o público. Isto também deve estar evidente na embalagem.
Conclusão
As oportunidades únicas para alavancar as vendas no varejo são alcançadas através de embalagens adequadamente projetadas. O design deve ser integrado na estratégia de marketing do produto, a fim de criar um impacto significativo para o público alvo. A inovação na embalagem e na rotulagem pode melhorar a rentabilidade de um produto e aumentar a demanda dos clientes.
Lembre-se de manter o design da embalagem atraente e algo que desencadeie a emoção do consumidor. Os desencadeantes emocionais são fatores-chave para ter vendas bem-sucedidas. Um bom estrategista de marketing sabe como jogar com emoções. Use um pouco de psicologia para transformar essa necessidade e aumentar as vendas tão desejadas.
Sobre a Scuadra
Se você quer alavancar suas vendas e não sabe como, a Scuadra possui equipe especializada pronta para encontrar a melhor solução. Com instalações modernas e tecnologia de última geração, a Scuadra terá o maior prazer em desenvolver a embalagem certa para aumentar suas vendas e reter um maior número de clientes.
Focada na inovação, desenvolvemos projetos personalizados e diferenciados para o seu produto. Com soluções exclusivas e patenteadas, a Scuadra é a parceira ideal para as suas necessidades de embalagens, manuseio e montagem de kits.
Possui estrutura completa para entregar projetos personalizados de forma ágil e eficiente. Entre em contato hoje mesmo. Nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo.