Se você chegou a este texto é porque provavelmente já ouviu algo sobre o termo marketing verde e, por isso, deseja saber mais sobre o assunto e talvez implantá-lo em suas estratégias de gestão.
Neste texto, vamos falar exatamente sobre esse conceito e também o de greenwashing, explicando cada um deles e direcionando seu olhar para a compreensão do que é esperado de uma organização que adere a essa ideia.
Já adiantamos que atitude aqui vale muito mais do que a imagem vendida ao público, portanto são necessários cuidado e dedicação.
Mais do que uma tendência, o marketing verde é um estilo de gerenciamento, um padrão a ser adotado e respeitado — caso contrário, pode causar efeito inverso para a imagem da sua organização. Vamos descobrir um pouco mais.
O que é o marketing verde?
Também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing, é toda e qualquer estratégia de marketing que envolve o processo de produção e vendas dos produtos de uma organização. É focado nos benefícios que essa relação produz ao meio ambiente.
Ao vincular a sua marca a uma ideia ecologicamente correta, por exemplo, você exerce o marketing verde e promove a sua organização, utilizando como base a sua imagem de “amiga da natureza”.
O ecomarketing ajuda a divulgar as instituições por meio de apelos ecologicamente corretos e sustentabilidade. Isso é válido, desde que seja verdadeiro e coerente.
Qual a importância do marketing verde para sua empresa?
Em uma sociedade cada vez mais conectada e informada, consciente de seus atos e ciente das posturas que podem ou não causar danos à natureza, sai na frente as organizações que se mostram flexíveis e capazes de se adaptarem às novas exigências de consumo.
Os recursos naturais estão se esgotando. A escolha e atitudes das empresas interferem diretamente na preservação do meio ambiente e/ou na recuperação dos danos já causados à natureza devido à má utilização das matérias-primas.
Portanto, sua importância está na necessidade de adequar sua organização às estratégias ecologicamente corretas e sustentáveis, agradando o novo consumidor. Caso contrário, sua empresa poderá perder, pouco a pouco, todo o espaço conquistado no mercado ao longo dos anos.
O que é o “greenwashing”?
Importante ressaltar que não adianta apenas dizer que é uma organização amiga da natureza. Atitudes são, mais que importantes, necessárias para que seu produto seja de fato relevante para esse novo tipo de consumidor.
A prática de mascarar atitudes, mentir e afirmar que utiliza processos e práticas sustentáveis, que na verdade não são utilizadas, deram origem ao termo “greenwashing”.
Empresas que querem se passar por amigas da natureza, mas não se adequam às práticas recomendadas para tal, se enquadram nesse perfil. Elas correm sério risco de prejudicar fatalmente sua imagem diante do público e da sociedade como um todo.
Por isso, antes de se declarar como uma marca “amiga da natureza”, certifique-se de que adequou os processos de trabalho desde a confecção do produto à produção de sua embalagem. Verifique tudo, enfim, que puder ser adequado a essa nova realidade.
Dica: as certificações contribuem significativamente para fazer com que sua empresa seja vista como ecologicamente correta. Existem órgãos certificadores — ISO 14001, ABNT – Rótulo Ecológico, Iniciativa Verde, FSC Brasil, CNDA, entre outros — que ajudam com toda orientação para que o seu empreendimento receba um selo que o classifique como tal.
Depois de assegurar que a parte prática está em pleno funcionamento, dê início ao marketing verde, ou seja, à divulgação dessas ações, e comece a colher os frutos desse trabalho.
Como implantar o marketing verde em seu negócio?
Para começar, é preciso fazer um diagnóstico interno e identificar quais processos podem receber intervenção para diminuir impactos negativos ao meio ambiente.
Em segundo lugar, mudar a mentalidade interna — começando pelos donos da empresa, depois pelos gestores até chegar em toda a equipe. A consciência ambiental deve fazer parte da política e rotina da instituição.
Algumas mudanças também colaboram para implantar o marketing verde:
- Reduzir custos e desperdícios,
- usar menor quantidade de material (desmaterialização) para obter o mesmo resultado, ou até mesmo resultados melhores,
- Produzir embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis para que a consciência ambiental seja, de fato, propagada e divulgada entre seus consumidores
- A reciclagem de materiais, a consciência no consumo da água e energia e a opção por objetos reutilizáveis (em detrimento dos descartáveis) são alguns passos iniciais para mudança da rotina. Há também a possibilidade de substituir produtos que agridem a natureza por itens neutros (ou que agridem menos).
Vale lembrar que para se adequar, de fato, ao padrão de empresa amiga do meio ambiente é importante seguir e respeitar os quatro princípios do ecomarketing:
- Economicamente viável
- Ecologicamente correta
- Socialmente justa
- Culturalmente aceita.
Quais são seus benefícios?
São vários os benefícios obtidos pelo empreendimento que pretende, de fato, aderir ao marketing verde como estratégia de gestão e desenvolvimento do negócio. Confira alguns deles!
Um novo segmento
Ao aderir ao marketing verde, sua organização conquista um novo segmento de clientes: os consumidores com consciência ecológica. Lembrando que esse novo público será somado ao antigo, e não substituído.
Afinal, os seus clientes mais tradicionais não deixarão de consumir seu produto por causa dessa adequação.
Um novo orçamento
A redução de custos a médio e longo prazos é mais um benefício que sua empresa poderá alcançar caso opte pela mudança de hábitos.
Com a economia, novos investimentos poderão fazer parte da rotina.
Um produto melhor
A qualidade é também um benefício que acompanha as instituições que aderem ao ecomarketing.
Isso acontece porque as adaptações às exigências ambientais e a preocupação em atender às expectativas desse novo público ajudam a produzir mercadorias com qualidade superior e cada vez melhores.
Um novo posicionamento
O destaque entre os concorrentes é um dos benefícios que mais pode trazer retorno ao investimento.
Os consumidores preferem empresas ecologicamente corretas e muitos até pagam mais caro para ter um produto que respeita o meio ambiente, em detrimento de outros que não se preocupam com essas questões.
Existe uma diversidade de vantagens que varia de acordo com o segmento e as medidas adotadas por cada instituição. Mas, sem dúvida, a maior delas é a mudança do olhar do cliente, que passará a enxergar seu negócio com mais carinho e interesse.
Esperamos que este texto tenha contribuído para sua compreensão sobre o marketing verde, sua importância e benefícios. Se deseja começar desde já a implementar ações de ecomarketing em suas embalagens, entre em contato com a nossa equipe. Fazemos embalagens personalizadas e adequadas às necessidades do seu negócio!