A embalagem do produto é o primeiro contato físico que o consumidor tem com a marca. Por isso, apostar em um design único pode ser uma forma de fidelizar clientes, já que garante uma experiência positiva de compra. Além disso, existe uma série de outros benefícios associados a um bom packaging — termo em inglês que define o processo de embalagem —, que agrega valor à marca e garante um bom retorno para a empresa.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo MarketingProfs, cerca de 52% dos consumidores online afirmam que provavelmente voltariam a comprar um produto que foi entregue em uma embalagem diferenciada.
Além disso, 90% dos constituintes da pesquisa disseram que reutilizam caixas e sacolas depois de uma compra. Ainda de acordo com o estudo, empresas que adotaram a medida observaram um crescimento de cerca de 30% nas intenções de compra.
Tais dados revelam a importância do design da embalagem no fortalecimento da marca e fidelização de consumidores. Neste post, vamos explicar por que sua empresa deve investir nessa estratégia e como ela é capaz de conquistar clientes leais para sua marca. Confira!
Por que investir no design de embalagem?
Conforme já explicamos, essa ação pode trazer resultados promissores para a empresa. Como? Demonstramos abaixo:
Provoca uma primeira impressão positiva
Uma embalagem premium comunica para o cliente que o conteúdo que está sendo vendido é de qualidade. Ou seja, é uma forma de expressar para o consumidor que a marca se preocupa com cada detalhe daquilo que entrega. Essa percepção inconsciente é o que estimula o impulso à compra.
Melhora a experiência do consumidor
Você já ouviu falar em unboxing experience? Como o próprio nome sugere, essa expressão pode ser traduzida do inglês como “experiência ao desempacotar”. Ou seja, é a sensação que o consumidor experimenta quando desembrulha o produto.
O conceito se tornou muito popular no YouTube: usuários gravam vídeos de um unboxing e revelam suas impressões a respeito da embalagem e da mercadoria. As percepções dos youtubers influenciam — e muito — na decisão dos consumidores e, quando positivas, podem instigar no potencial cliente o desejo de adquirir o produto e ter a mesma experiência.
Agrega valor ao negócio
A embalagem traduz para o cliente a concepção de um produto premium, o que reforça a ideia de que sua empresa prima pela qualidade e excelência dos seus produtos. Isso, aliado a outros aspectos, agrega valor ao seu negócio, tornando-o mais competitivo no mercado.
Estimula o compartilhamento nas redes sociais
Uma embalagem visualmente apelativa estimula o consumidor a compartilhar sua experiência nas redes sociais, promovendo a empresa em suas conexões. A divulgação espontânea pode ser uma forma de gerar tráfego orgânico para o seu site ou loja virtual e aumentar as vendas da empresa.
Como fidelizar clientes com o design de embalagem?
Diversos elementos são capazes de influenciar um consumidor a adquirir um produto através de uma embalagem bem elaborada — e, possivelmente, motivá-lo a fazer uma recompra. Confira abaixo como sua empresa pode fidelizar clientes com o design de embalagens:
Aposte na inovação
Incorporar um sistema de abre e fecha inovador ou algo que oferece praticidade para o cliente é uma boa forma de cativar e fidelizar o consumidor. Pesquise soluções inovadoras para implementar na embalagem dos seus produtos e atrair mais compradores para sua empresa.
Ofereça uma embalagem sustentável
Soluções sustentáveis são ótimas alternativas de packaging. Além de não impactarem negativamente o meio ambiente, as embalagens ecológicas combinam simplicidade e elegância — dois pilares que podem estar associados à sua marca.
Invista no design
Além do formato, material, sistema de abertura e outras características da embalagem, é importante investir, também, no design. Cores, ilustrações e tipografias fazem toda diferença e correspondem a mensagens diferentes conforme sua aplicação.
Tons claros, por exemplo, representam leveza, enquanto tons escuros remetem à seriedade. Por isso, é muito importante que sua empresa invista na criação de um material de qualidade, que atrairá os olhos do consumidor.
Acrescente um toque pessoal
Uma forma de cativar os clientes é acrescentar um toque especial à embalagem, como o nome do consumidor em uma etiqueta ou um cartão personalizado. Essa atitude aproxima a marca do comprador, o que o torna mais suscetível a construir um relacionamento com a marca e fazer novas compras no futuro.
Incremente a embalagem
Para tornar a experiência do consumidor ainda mais marcante, que tal incrementar a embalagem com revestimentos de tecido e com fragrâncias estimulantes? Texturas que estimulam o toque costumam agradar os clientes durante o unboxing experience, enquanto que as fragrâncias ativam a memória olfativa.
Como acertar na embalagem de produto?
É claro que uma boa embalagem não depende apenas do seu visual. Outras questões devem ser consideradas antes que a sua empresa invista em um modelo específico.
Teste a praticidade da embalagem
De nada adianta um material visualmente agradável se o seu uso não for prático. Teste a embalagem antes para verificar se ela protege o produto devidamente, não provoca desperdícios, é fácil de abrir e fechar, mas, ao mesmo tempo, veda bem o conteúdo da embalagem, entre outros aspectos. Um teste mal feito pode estragar a experiência do consumidor, o que invalida todos os esforços para um bom packaging.
Confira se a embalagem é adequada para transporte
Produtos que têm que ser deslocados por correio ou transportadora podem não ser manuseados com o devido cuidado. Por isso, é importante que a embalagem seja adequada para preservar a integridade do produto durante o transporte.
Invista na qualidade do material
Muitas vezes, empresas optam por embalagens feitas de um material mais acessível. Quando isso ocorre, o embrulho pode não resistir ao transporte, chegando amassado ou danificado nas mãos do consumidor. Essa situação pode frustrar o cliente e levar a caixa ou a sacola para o lixo.
A embalagem é um importante recurso de marketing capaz de fidelizar clientes e atrair novos consumidores. Por isso, é vital que sua empresa considere investir no packaging dos seus produtos, de modo a potencializar suas estratégias de venda.
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