É fato que a crise de COVID-19 e a quarentena imposta à população afeta diretamente o comportamento do consumidor. Agora, com a reabertura dos restaurantes e a flexibilização no horário de atendimento, novas cenários vêm se desenhando. Entre eles, os aplicativos de reservas serão a grande tendência.
O setor de food service vem passando por muitas mudanças e adaptações. A entrega de comida por aplicativo é um bom exemplo disso. Para os clientes, o que era apenas mais uma opção, tornou-se o melhor meio para consumir a comida do restaurante favorito. Já para os operadores de food service, o delivery e takeout passaram a ser a forma possível de atender a clientela.
A ideia agora é olhar para frente e agir para se adequar à nova realidade que a reabertura dos restaurantes vai exigir. Neste sentido, aplicativos e sistemas de reservas se alinham perfeitamente com o novo cenário que bares e restaurantes estarão inseridos.
Flexibilização da quarentena
Bares e restaurantes estão ansiosos para reabrirem as portas, mas também estão cientes que deverão atender às regras de segurança específicas.
Como estas regras ainda estão em discussão e sendo apresentadas pelo setor, não detalharemos aqui uma a uma, até porquê, cada cidade e/ou estado, terão regulamentos específicos.
O fato é que a flexibilização vem acontecendo, e hoje, dia 06 de agosto de 2020, os restaurantes da cidade de São Paulo poderão abrir suas portas aos clientes, também no período do jantar.
Ainda há a limitação de 6 horas diárias, porém, o estabelecimento poderá escolher o período que mais atenda ao perfil de sua cozinha e clientes.
Com isso, pizzarias e restaurantes cujo foco é o jantar, reabrirão para o público, retomando as atividades paralisadas pela quarentena.
Esta flexibilização é de extrema importância, abrindo a possibilidade de um grande número de restaurantes voltarem a funcionar. A expectativa é que os clientes, aos poucos, se sintam mais à vontade e seguros para voltarem a frequentar bares e restaurantes novamente.
Regras para reabertura de bares e restaurantes
Uma coisa é certa: o distanciamento social permanece obrigatório, onde os clientes deverão se sentar mantendo distâncias pré-determinadas. Para que isto aconteça, bares e restaurantes não podem operar com 100% da capacidade de pessoas no ambiente.
Assim, no gerenciamento de clientes que entram e saem do estabelecimento, os aplicativos de reservas serão a grande tendência na retomada do serviço em restaurantes.
Aplicativos de reservas
Sistemas de reservas já são utilizados por alguns restaurantes para gerenciar e facilitar as reservas dos clientes. Estes serviços de reservas podem ser oferecidos no site do estabelecimento ou, numa opção mais dinâmica e abrangente, em aplicativos específicos.
Os aplicativos de reservas têm como objetivo acabar com as filas em bares e restaurantes. Aplicativos de reservas podem oferecer várias funcionalidades:
- Acaba com as filas em bares e restaurantes;
- Prevê quanto tempo o cliente vai esperar para entrar no restaurante;
- Faz reservas, entrando na fila em tempo real, de forma remota;
- Oferece descontos para os usuários.
Veja que a ideia de filas virtuais é completamente alinhada com a nova realidade, onde a proximidade das pessoas deverá ser evitada.
Vantagens
Reserva de forma remota
Sem dúvida alguma, a opção de o cliente fazer sua reserva de forma remota e estimar o tempo de espera contribui demais para o distanciamento social. Isso evita que a área de espera fique muito cheia e ajuda os clientes a se distanciar socialmente enquanto esperam por uma mesa.
Monitorar a capacidade de pessoas
Com funcionalidades configuradas para a nova realidade, é possível monitorar a capacidade de clientes no espaço. Imagine que o restaurante defina um número específico de clientes e crie uma lista de espera com 30% da sua capacidade total seguindo orientações de regulamentos impostos pelo governo. Esse contingente seria facilmente gerenciado, onde reservas que extrapolem este número seriam desativadas.
Segurança para os clientes
Para aqueles clientes que não se sentirão à vontade em retornar a frequentar bares e restaurantes, listas virtuais podem ser algo muito positivo. Estes sistemas de espera podem fazer com que o cliente sinta-se mais seguro, sabendo que o distanciamento social está sendo aplicado com controle.
Listas de espera virtuais
Listas de espera virtuais não é algo novo, mas certamente será muito mais utilizado na nova realidade dos restaurantes. Portanto, surgem como tendência, pois resolvem facilmente um problema real e facilitam o gerenciamento do fluxo de clientes.
A espera em restaurantes é um ponto importante, que quando bem gerenciado, evita o acúmulo de pessoas no mesmo ambiente.
Na reabertura dos restaurantes, a espera é um ponto crítico, haja vista que não será permitido ultrapassar a capacidade máxima de pessoas estipuladas em restrições que certamente serão impostas pelo governo.
Aplicativos de reservas
Apesar de ser uma tendência super atual, os aplicativos de reservas já são realidade mesmo antes da pandemia. A seguir, trazemos algumas sugestões que podem perfeitamente se adequar à dinâmica do seu restaurante:
TheFork
O aplicativo TheFork dá acesso a mais de 55.000 restaurantes disponíveis. Neste aplicativo é possível realizar reservas de restaurantes bem como dá acesso a opinião de clientes e promoções.
O TheFork cobre 12 cidades no Brasil, a saber: São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Vila Velha.
As reservas podem ser feitas on line e de forma gratuita. Também é possível aproveitar promoções com códigos de descontos em diversos restaurantes selecionados.
Get in
O aplicativo Get in é outra opção que está alinhada ao novo normal. Há diversas funcionalidades, a saber:
- Permite o cliente verificar se o restaurante está com fila ou não em tempo real;
- Previsão de quanto tempo o cliente vai esperar para entrar no restaurante;
- Permite que o cliente entre na fila de espera do seu restaurante através do celular, de qualquer lugar;
- Acompanhar o lugar na fila em tempo real, permitindo o cliente ficar em casa bem tranquilo, enquanto espera;
- Fazer reservas e ganhar benefícios exclusivos para os restaurantes participantes.
De acordo com o slogan da Get In, o aplicativo é essencial como comida! Portanto, é uma boa ideia considerar a utilização deste aplicativo no seu restaurante.
Grubster
Você pode utilizar o Grubster em São Paulo e nas seguintes cidades:
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Campinas e região;
- Curitiba;
- Porto Alegre;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo.
O aplicativo permite fazer a busca de restaurantes por ocasião bem como fazer sua reserva. Também oferece descontos.
Primeira Mesa
O aplicativo Primeira Mesa é de uma startup especializada em movimentar horários e dias específicos, escolhidos pelos restaurantes parceiros!
O objetivo do aplicativo é proporcionar experiências gastronômicas, sem filas, alinhado perfeitamente com os novos hábitos impostos pelo distanciamento social.
As reservas são disponibilizadas no aplicativo e no site www.primeiramesa.com.br na qual o cliente se compromete a chegar na hora estipulada e seguir regras, que garantirão inclusive, descontos especiais.
Atualmente, cerca de 850 estabelecimentos já estão cadastrados na plataforma, todos espalhados por 25 cidades do Brasil.
Tendências alinhadas a nova realidade
Menus virtuais
Os tradicionais menus de papel podem dar lugar aos menus virtuais, o que evita o contato entre vários clientes.
Estes menus podem ser disponibilizados em aplicativos próprios ou naqueles já utilizados para a reserva. Outra tendência, é disponibilizar o QR Code (código de barras) na mesa, bastando escanear com o celular e ter acesso à íntegra do cardápio.
Inovar e se adaptar
Tenha em mente que os restaurantes que inovaram e se adaptaram à nova realidade da quarentena, tiveram melhor performance se comparados aqueles que nada fizeram.
Portanto, não deixe de inovar e buscar alinhamento às mudanças de hábitos de consumo. Se na quarentena, o delivery foi um sucesso no seu negócio, não deixe de lado todos os esforços dedicado ao serviço de entrega. Implemente processos que otimizem as operações ou até mesmo faça adequações nas embalagens que porventura foram desenvolvidas às pressas em virtude da pandemia.
Se a opção na quarentena foi manter o negócio fechado, agora é hora de implantar com mais calma a operação de delivery. O delivery é algo que veio para ficar e o restaurante não pode ficar de fora.
Considere que na reabertura, bares e restaurantes deverão operar com capacidade reduzida, o que faz do delivery e takeout uma fonte para complementar as receitas e garantir o fluxo de caixa.
Já os sistemas de listas de espera, principalmente por aplicativos serão ferramentas úteis e eficientes para manejar o fluxo de pessoas e garantir segurança.
Os operadores de restaurantes que pensam estrategicamente agora sobre como podem atualizar e melhorar a experiência para os clientes e implementar soluções cuidadosamente, colherão os benefícios em um mundo pós-COVID.