O sucesso de um estabelecimento vai muito além da oferta de um cardápio requintado e com variedade de opções. Na verdade, um dos pontos mais relevantes para o êxito nos negócios consiste em aumentar o ticket médio.
No caso de um restaurante, esse indicador ajuda a mensurar a lucratividade e direcionar melhor as decisões. Quer aprimorar os resultados do seu estabelecimento? Descubra como neste artigo!
Entenda o que é ticket médio
O ticket médio é um indicador de vendas. Esse valor resulta da média das vendas de uma empresa durante determinado período. Para fazer o cálculo, é só dividir o faturamento total das vendas pelo número de vendas do intervalo de tempo em questão.
Esse dado contribui para a formulação de estratégias que buscam aumentar as vendas, e é muito útil para estabelecimentos do serviço alimentar. É possível, por exemplo, mensurar o faturamento mensal, o que contribui para a tomada de decisões.
Indicadores assim servem para nortear os investimentos e as ações internas. O ticket médio, portanto, é uma métrica fundamental para o planejamento financeiro de um estabelecimento. Por isso, é muito utilizado como parte das estratégias de gerenciamento de negócios.
Aprenda como calcular o ticket médio
Antes de apresentarmos as dicas que ajudarão o seu restaurante a aumentar o ticket médio, vamos mostrar como calcular esse indicador tão importante para os negócios.
Sendo um dos Indicadores de Performances (KPIs), o ticket médio calcula o valor médio das vendas dos clientes.
Para chegar a estimativa do período, o cálculo é bem simples: limite um período de tempo e, em seguida, divida o faturamento do restaurante pelo número de clientes que consumiram no tempo estipulado.
Façamos uma simulação: Se o seu restaurante obteve um faturamento bruto de R$ 150 mil em um mês e você contou com 500 clientes no período de 30 dias, o cálculo ficaria assim:
Ticket médio = faturamento total / número de clientes ou vendas:
R$ 150.000 / 500 = R$ 300
Com o resultado, você saberá não só quantos clientes consumiram em seu restaurante no período estipulado como também a média total de vendas do seu negócio. Bom, não é mesmo?
Veja como aumentar o ticket médio
Agora que você já está mais por dentro do tema e sabe como calcular o ticket médio, vamos a algumas dicas mais práticas para aumentar esse valor. Descubra, a seguir, como fazer isso!
1. Crie opções de combos no cardápio
Os combos não são novidade no ramo da alimentação, visto que, quando executada da forma correta, essa iniciativa tende a ser bastante proveitosa. Ela consiste na criação de opções de refeição nas quais é possível adicionar itens extras pagando menos. Assim, o cliente pode incluir molhos, sobremesas e bebidas ao seu pedido e pagar um valor promocional.
Mas fique atento: é importante focar na experiência oferecida, e não simplesmente nas combinações mais rentáveis para o restaurante. Os consumidores costumam ficar muito atentos a esse tipo de prática e reconhecem quando a proposta não é vantajosa.
Fique de olho nas tendências do mercado e também nas datas comemorativas. Explore combos que estejam sintonizados com o momento e o estilo de vida da sua clientela. Por exemplo, para um combo vegetariano, nada melhor do que reunir opções que têm boa saída entre os clientes. Esse seria um diferencial para estimular as vendas.
Lembre-se de atualizar o cardápio online para que os clientes possam facilmente ter acesso às mudanças e novas inclusões no cardápio.
2. Faça promoções sazonais
A sazonalidade é um fenômeno que afeta diversos setores da economia. No caso dos restaurantes, essa realidade se manifesta com dias de baixo movimento, por exemplo. Durante o início da semana e feriados prolongados, a circulação de pessoas tende a ser mais baixa, causando oscilações no consumo.
Portanto, ofereça opções diversificadas no cardápio ou ofereça preços especiais nessas ocasiões para incentivar os potenciais clientes a frequentarem o restaurante. Nada melhor do que promoções relâmpago — o que se estende ao delivery.
3. Treine a equipe para apresentar as promoções
Quando o atendente oferece as condições especiais para os frequentadores, é importante cuidar para que a comunicação e a venda ocorram da melhor forma possível. Caso o funcionário seja insistente e crie uma situação de desconforto, por exemplo, a experiência do cliente pode se tornar negativa. O ideal é apresentar os benefícios e deixar que ele tome sua decisão.
Muitas vezes, essas promoções estão atreladas a bonificações para equipe. Esse cenário de metas gera uma pressão desnecessária para efetuar a venda, que acaba afetando a todos os envolvidos. Mas, se você mantém sua equipe bem treinada, certamente os resultados serão positivos.
Para isso, manter a organização é fundamental, assim como garantir que todos os funcionários estejam alinhados com a política do restaurante, tendo uma integração saudável. Então, invista em treinamentos e motive os colaboradores.
4. Crie programas de fidelidade
O objetivo da criação de um programa de fidelidade é garantir que as visitas ao estabelecimento se tornem recorrentes. Porém, a sua estrutura também pode ser adaptada para garantir o aumento do consumo. Por exemplo, se o cliente está cadastrado no programa, é possível oferecer porções maiores de um prato com um percentual de desconto no preço.
Há, ainda, a alternativa de oferecer vantagens para receber grupos de pessoas, como “compre quatro porções e ganhe uma bebida grátis”. Esse tipo de promoção contribui para aumentara o ticket médio. Mas uma das práticas mais comuns é a utilização de um cartão que dá direito a uma refeição grátis quando o cliente atinge o total de selos exigidos dentro do prazo estipulado.
A melhoria dos resultados só pode ser obtida com monitoramento constante. Por esse motivo, é recomendado, além de utilizar as dicas oferecidas aqui, observar como o valor do ticket médio se comporta a longo prazo.
5. Invista na experiência do cliente
A experiência do cliente, também conhecida como customer experience, é a bola da vez para alavancar os negócios. Quanto mais informações você tiver sobre as preferências dos seus clientes, melhores serão as ações para tornar a experiência incrível.
Invista na decoração do seu restaurante e tenha uniformes alinhados com o estilo. Mantenha o ambiente sempre agradável; invista no relacionamento amigável com as pessoas — enfim, faça com que o momento vá além do ato de comer.
É preciso inspirar os clientes, surpreendendo-os com experiências incríveis. Além disso, buscar o feedback deles é importantíssimo para você sempre melhorar as experiências, tudo com foco no aumento do ticket médio.
Outra maneira de investir na experiência do cliente é contar com embalagens diferenciadas para o delivery. Mensagens positivas, lacres, divisão dos alimentos, entre outros recursos nas embalagens transformam os momentos, sendo algo marcante.
Os totens de autoatendimento também dinamizam o atendimento ao cliente, tornado a experiência mais rápida e satisfatória.
6. Foque na comunicação
Investir na comunicação é imprescindível na atualidade, tendo em vista que a maioria das pessoas utiliza smartphones no dia a dia e está sempre de olho nas redes sociais. Portanto, é preciso criar páginas de qualidade, produzir conteúdos relevantes e sempre se manter ativo nas mídias sociais, sempre com postagens interessantes.
A comunicação estreita o relacionamento com os clientes. Por isso, é uma excelente forma de fidelização — o que repercute no ticket médio, já que clientes recorrentes garantem mais lucro para o restaurante. Por isso, crie campanhas e tenha um olhar apurado em relação às opiniões dos seus clientes.
É importante também priorizar a comunicação nas orientações dadas aos colaboradores, para que um padrão de qualidade seja mantido quando eles interagirem com a clientela. Assim, a satisfação do cliente será muito maior!
7. Conte com um software de gestão
Aumentar o ticket médio também é reflexo de uma boa administração do seu restaurante. Nesse sentido, contar com um software de gestão é importantíssimo, pois ele reúne todos os segmentos em uma tela.
Assim, você pode acompanhar dados como:
- entradas e saídas;
- produtos no estoque;
- média de vendas diárias.
O uso de um software também possibilita supervisionar seu negócio mesmo estando longe — em uma viagem, por exemplo. Então, esse é um recurso muito útil para melhorar a gestão. Ele também permite monitorar vários KPI’s, controlando melhor os seus resultados.
8. Incentive as indicações
Você certamente já ouviu falar do marketing boca a boca. Tradicional, ele é muito útil e também contribui para aumentar o ticket médio. E o motivo é muito claro: as pessoas seguem as indicações dos amigos e familiares.
Portanto, vale a pena investir em programas de indicações. Você pode oferecer um desconto para quem indicar um amigo, um bolo para quem comemorar o aniversário em seu restaurante ou outros tipos de atrativos.
Dessa forma, o seu negócio certamente terá um fluxo maior de clientes, mas é importante sempre destinar um retorno esperado, ou seja, prive sempre pela qualidade, bom atendimento e experiências incríveis.
9. Faça cross-selling e up-selling
Ao realizar uma venda cruzada, como no caso do cross-selling, você poderá atrair mais clientes.
É quando a restaurante oferece ao produto complementar em relação a compra do cliente. Por exemplo, você pode orientar os garçons a sugerir uma sobremesa especial, um aperitivo antes do prato principal, entre outras opções.
Já o up-selling ocorre quando o restaurante oferece algo melhor ou mais caro, como um copo de suco maior ao escolhido por um preço atrativo.
São técnicas que garantem bons retornos e também refletem no aumento do ticket médio, ou seja, vale a pena realizar capacitações dos seus colaboradores nesse sentido.
Ao seguir as nossas dicas, certamente o seu restaurante conseguirá aumentar o ticket médio. Com isso, seu negócio garante um ponto importantíssimo para se tornar referência no mercado e sinônimo de sucesso.
Por falar em sucesso, que tal garantir melhores resultados para seu delivery? Entre em contato conosco e conheça embalagens que vão fazer a diferença!