Se o negócio da sua empresa tem forte atuação no varejo, então já sabe que a concorrência está acirrada, o que requer um movimento de inovação e criatividade para adotar medidas diferenciadas, que façam do produto um item de preferência na lista de compras do consumidor.
A rastreabilidade de embalagens pode ser um desses diferenciais, pois, além de municiar o consumidor de todas as informações sobre a procedência e a qualidade dos produtos, auxilia nos processos logísticos a fim de garantir uma entrega segura e em tempo hábil.
Saiba neste post como a rastreabilidade pode contribuir para que os resultados sejam satisfatórios — potencializando as vendas e melhorando a imagem da marca — com aumento significativo do referenciamento em um mercado cada vez mais competitivo.
O que é a rastreabilidade de embalagens?
Dentro da cadeia de suprimentos e das atividades logísticas de uma indústria, existem diversas etapas que precisam ser cumpridas para garantir a qualidade produtiva e o atendimento a uma demanda de vendas.
Embora o controle interno seja necessário para corresponder às rigorosas exigências estabelecidas pelos órgãos competentes, todo produto que deixa o estoque e segue em direção aos mercados e lojas pode e deve ser rastreado para assegurar os padrões de fábrica.
A rastreabilidade de embalagens — onde devem estar contidas as informações essenciais sobre a origem e validade do produto — cria uma responsabilidade compartilhada entre todos os envolvidos, o que só beneficia o consumidor final, que terá acesso a itens com nível elevado de qualidade.
Como funciona?
As embalagens, quando rastreáveis, têm um tipo de código que permite a identificação e localização imediata de um produto ou um lote. O avanço tecnológico proporcionou a interação entre diversas áreas — produção, estoque e logística, transporte e cliente.
Qual é a importância da rastreabilidade para os processos logísticos?
Imagine um grande e dinâmico volume de vendas, entregas descentralizadas e prazos apertados. Mesmo que a equipe seja altamente qualificada, um processo manual pode acarretar erros de processamento e falha humana na hora de separar as entregas.
A rastreabilidade de embalagens é codificada e integrada ao sistema, o que possibilita uma gestão ágil e transparente — o pedido é emitido pela equipe de vendas, o departamento de estoque recebe e providencia o despacho conforme os itens descritos, acompanhando o percurso e a entrega final.
Como deve ser realizada a rastreabilidade de embalagens?
A inovação e as ferramentas de gestão resultantes desse processo colaboraram para criar mecanismos eficientes de rastreamento, e cada empresa deve utilizar o que melhor se adequar à realidade produtiva e de demanda no mercado.
O importante é contar com recursos que favoreçam o trabalho da operação para compor o grupo de estratégia de marketing e divulgação dos serviços oferecidos, visando o aumento da produtividade e aceleração das vendas.
Para atender aos diversos segmentos, já se encontram disponíveis algumas codificações facilitadoras que podem ser integradas e incorporadas ao processo final de lacre e fechamento de uma embalagem. Conheça algumas delas!
Etiquetas
As etiquetas são impressas com código de barras ou 2D e são mais simples e fáceis de aplicar, podendo, inclusive, ser impressas internamente em equipamento próprio. Normalmente são confeccionadas com impressão por termotransferência e têm tamanho médio, com as informações essenciais sobre o produto.
Em caso de caixas maiores ou paletes, as etiquetas acompanham o tamanho para melhor visualização e identificação durante a leitura do código no leitor específico, permitindo a rastreabilidade e acompanhamento.
Códigos de barra
Criados e desenvolvidos na atualidade para leitura em equipamento específico ou smartphones, os códigos de barra (caracterizados por faixas largas e finas) são eficientes para embalagens.
Existe também o QR Code (tecnologia 2D em formato quadrado com informações detalhadas) muito utilizado em caixas, paletes e containers para acompanhar a locomoção de produtos e baixa em estoque.
Impressão Inkjet
Esse tipo de impressão é muito comum em latas e garrafas de produtos de consumo rápido — refrigerantes, sucos, embutidos, entre outros — ou ainda em caixas de liberação por demanda. É um tipo de impressão utilizado na hora do despacho, o que elimina gastos com embalagens pré-impressas e personalizadas.
Radiofrequência
Muitos estoques ocupam um espaço horizontal e também vertical em grandes alturas. Para identificar um produto ou um lote, muitas vezes, são usadas empilhadeiras que possibilitam uma aproximação para leitura por meio de equipamento.
Com a solução de radiofrequência (RFID), um produto pode ser identificado mesmo a distância, sem a necessidade de uma movimentação que demande toda uma preparação de segurança para evitar que aconteçam acidentes graves e um tempo que poderia ser melhor investido no processo.
Quais são os benefícios da tecnologia?
A rastreabilidade de embalagens foi pensada para dar suporte à cadeia de suprimentos e oferecer ao consumidor uma experiência agradável de compras, eliminando as dúvidas sobre a procedência e qualidade dos produtos.
Além de tornar o consumidor o centro da atenção e ofertar um canal de comunicação eficiente por meio das informações nas embalagens, a rastreabilidade pode colaborar para a atração e fidelização dos clientes.
A empresa que se propõe a investir em um sistema integrado e tecnológico tende a conquistar um público maior pela adequação às inovações e praticidades. Quanto maior o controle, menor a margem de perdas e erros.
O consumidor 4.0, que prima pela facilidade sem deixar a qualidade de lado, verá com bons olhos todas as implementações positivas que você fizer nas embalagens dos produtos comercializados pela sua empresa.
Veja alguns dos mais importantes benefícios que a rastreabilidade de embalagens pode proporcionar à sua empresa.
- características da produção — origem, composição, validade, conservação;
- identificação de defeitos e avarias;
- indicação de armazenamento;
- orientações sobre manuseio e transporte;
- selos e certificações de qualidade;
- volume e controle de estoque;
- evolução de vendas;
- rastreamento de segurança;
- agilidade de entrega;
- fortalecimento da marca;
- redução de custo com otimização de entregas por região;
- melhor identidade visual;
- eficiência e excelência do processo logístico;
- organização e controle;
- acompanhamento do fluxo;
- possibilidade de correção de erros antes de chegar ao consumidor final;
- atendimento à legislação.
As soluções inovadoras surgem a todo o momento no mercado, e sai à frente quem se propõe a abandonar a zona de conforto e introduzir na rotina os conceitos novos fugindo de um atendimento mediano e convencional.
Conte com parceiros que detenham boas referências e expertise no mercado no fornecimento de embalagens personalizadas e aptas à utilização em nível de rastreabilidade.
Cada embalagem tem um tipo de função, escolher corretamente as que acomodem bem os produtos da sua empresa é uma estratégia inteligente e econômica. Analise o mercado, mas pergunte sempre como está o desempenho do seu produto dentro do segmento.
Antes de finalizar este post, vale lembrar que um dos serviços que mais crescem no Brasil na atualidade — o delivery — tem a embalagem não só como ferramenta de operação, mas também como meio de encantar o cliente. Portanto, para um volume grande de entregas nesse formato, a rastreabilidade pode ser utilizada para monitorar se a encomenda foi recebida corretamente.
Mantenha-se atualizado e de olho nas tendências em processos logísticos e na rastreabilidade de embalagens, pois, mesmo que as soluções não atendam ao cenário do presente, poderão ser facilmente utilizadas no planejamento do futuro.
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