Um dos maiores problemas para quem gerencia um restaurante é sobreviver com o volume diário de desperdícios — seja de alimentos, água, energia etc. No contexto atual, as empresas que prezam pelo meio ambiente e pela sustentabilidade tendem a crescer e a se firmar no mercado com mais facilidade. Assim sendo, investir na redução de desperdício é essencial.
Pensando nisso, neste post vamos apresentar algumas dicas para te ajudar a reduzir o desperdício, tanto para o bem do planeta quanto para o bem do seu negócio. Continue lendo e entenda melhor essa metodologia de redução de desperdícios, oferecida pelo SEBRAE!
Qual a importância da redução do desperdício?
Ao diminuir o desperdício, o proprietário do restaurante caminha para uma administração mais responsável, algo que é de suma importância em conteúdos econômicos e sociais.
Quando há desperdício, significa que a empresa está pagando por algo que não está utilizando, da energia à matéria-prima. Logo, reduzir desperdícios é o mesmo que reduzir gastos desnecessários, contribuindo para a saúde financeira de qualquer negócio.
Além disso, como citado, muitos consumidores dão preferência a estabelecimentos que apresentam consciência ambiental.
Por que reduzir desperdícios?
O maior impacto que uma empresa pode sentir em redução de custos é repensar seu processo de fabricação, procurar identificar os desperdícios e, consequentemente, as oportunidades de melhorias.
Reduzir a geração de desperdício nas empresas é de suma importância. Dentre tantos ganhos, os benefícios mais relevantes são:
- redução no custo de coleta de resíduos, transporte e destinação em local apropriado;
- melhora na gestão de despesas;
- equalização do consumo de água, energia elétrica, poluição e outros;
- aumento do lucro, a partir da reutilização os resíduos;
- redução de desperdício por vencimento de validade, melhorando o caixa e diminuindo gastos.
Como funciona a metodologia do SEBRAE?
Sua proposta é abordar a dimensão ambiental da atuação da empresa, a partir do prisma do aumento da lucratividade. Ela visa conduzir os empresários a aplicarem práticas ambientalmente mais apropriadas e proporcionar o reposicionamento dos seus negócios para o âmbito de mercado mais competitivo e moderno.
Vejamos, então, as formas criativas que poupam gastos indevidos:
Água
Acumule a louça suja numa bacia e, 10 minutos antes de lavá-la, deixe de molho com 20 litros de água, 1 colher de sopa de cloro e outra de detergente. Isso auxiliará a lavagem e diminuirá o consumo d’água.
Instale, nos banheiros, torneiras e sanitários de baixa vazão ou de vazão controlada com temporizadores. A economia de água pode alcançar até 40% dentre o custo habituado. Já nas torneiras de lavagem de louça e alimentos, insira um arejador para diminuir o fluxo d’água.
Energia
Realize, frequentemente, o degelo dos refrigeradores e freezers, pois o excesso de gelo origina maior gasto de energia. Além disso, faça a monitoração da temperatura para preservar mais os alimentos e, também, para economia energética.
Conserve os filtros do ar-condicionado limpos — enquanto estão irregulares, eles evitam o fluxo do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais.
Poluição
Nunca descarte óleo de cozinha usado na pia: 1 litro de óleo contamina 20 mil litros d’água. Deposite o óleo consumido filtrado em garrafas PET e busque empresas que coletem esse lixo.
Busque reduzir a quantia de lixo produzindo adquirindo produtos em porções maiores ou em embalagens reutilizáveis ou retornáveis e faça coleta seletiva.
Matéria-prima
Estruture bem o local onde os alimentos são armazenados, deixando à vista os produtos que entraram há mais tempo. Verifique os artigos que estão perto do prazo de validade e busque utilizá-los em seus pratos ou mesmo oferecer promoções em receitas feitas com eles.
Resíduos
Estabeleça um sistema de controle de sobras de alimentos, pesando e registrando o que sobrou de comida a cada dia. Uma limpeza mal feita de uma carne pode gerar desperdício, por exemplo.
Em seguida, categorize as receitas usando Fichas Técnicas de Preparação e fiscalize o processo de composição. Além disso, analise maneiras de aproveitar partes de alimentos que seriam desprezados.
Essas dicas são ótimas iniciativas que podem ser colocadas em prática no seu restaurante. Com isso, você conseguirá uma eficiente redução de desperdício, transformando seu restaurante em um lugar muito mais sustentável e lucrativo.
Gostou do post? Então aproveite e conheça embalagens inteligentes que evitam desperdícios!