Combo promocional é a combinação de dois ou mais produtos ou serviços juntos, criando diferenciação e melhor valor, além de melhorar a oferta para o consumidor por um valor básico. Combos promocionais são pesquisados há mais de 40 anos, e têm demonstrado ser uma estratégia de marketing muito efetiva e rentável sob vários aspectos.
A ideia é que o consumidor normalmente economize entre 7% a 15% se comparado à compra do mesmo número de itens separadamente. Consumidores normalmente comparam preços antes de decidir pela compra – e consumidores amam opções, pois isto faz eles se sentirem no controle da decisão.
Vantagens dos combos promocionais para o seu negócio
Combos promocionais são atraentes para consumidores que se beneficiam com a aquisição de mais de uma unidade do produto. Eles incrementam as vendas, bem como reduzem o custo de marketing e distribuição. Isto permite o consumidor voltar os olhos para uma oferta que abrange várias soluções.
Quando a estratégia é eficiente, esses combos podem, a médio e longo prazo, aumentar significativamente o lucro sobre a venda individual. Vender múltiplos produtos em uma solução significa um retorno inicial excelente no custo de aquisição de novo consumidor.
Ajudam também, a criar uma grande variedade de compradores:
- Compradores procurando ofertas;
- Compradores procurando conveniência;
- Compradores procurando dicas em itens que complementam o outro.
Combos promocionais podem estar acompanhados de um desconto, mas não necessariamente. Como vendedor, você pode fazer seus esforços de vendas mais eficientes simplesmente vendendo mais itens em combos. Com isto, você pode maximizar suas vendas a cada consumidor que você atrair.
Considere um detergente para louças. Ele pode ser agrupado com produtos similares, tais como esponjas, limpa alumínio, ou quem sabe, um pano para louça antibacteriano. Até mesmo a junção de dois ou mais unidades do mesmo produto, faz do combo promocional uma ótima estratégia de vendas. As possibilidades são imensas em todos os segmentos.
Shampoo, condicionador, leave-in, etc. Podendo ser agrupados itens que se complementam em seu uso, ou até mesmo produtos idênticos, em tamanhos diferentes ou com um preço especial se comparado à compra individual.
O fator psicológico
Nos exemplos acima, a estratégia psicológica é utilizar os combos promocionais como forma de embalar produtos menos populares com produtos “best sellers“. Apesar desta estratégia às vezes ser criticada, ainda assim, ela atrai uma grande variedade de compradores procurando por uma oferta.
Como grande parte das práticas de marketing, não há uma fórmula exata para criar um combo que fará sucesso no Mercado. Por outro lado, nenhuma fórmula terá muitas qualidades que serão comuns a todas as práticas.
Esta ferramenta de marketing pode ajudar empresas venderem mais itens em um único encontro com o consumidor. Podem também, abrir as portas para novos produtos e novos canais de marketing. Se a combinação dos produtos for correta, a decisão de desenvolver os combos promocionais envolve estas três considerações:
- Volume: combos promocionais tipicamente aumentam o volume de unidades vendidas;
- Margens: pode diminuir o custo dos produtos vendidos, e consequentemente, aumentar suas margens de lucro;
- Exposição: combos promocionais podem oferecer oportunidade de novos canais de marketing ou exposição para um novo consumidor em potencial ou, ainda, indicações do produto, o famoso boca-a-boca.
Vantagens para o consumidor
Consumidores sempre preferem obter várias satisfações através de uma compra. As pessoas compram produtos para resolver seus problemas ou para atender necessidades específicas. Se o consumidor tem várias necessidades e seu combo suprir grande parte delas, isto será conveniente para o consumidor, que pode fazer uma única parada ao invés de várias.
Exemplo clássico para as mulheres: ela está precisando de shampoo para o cabelo. Ao andar pelo corredor de cosméticos do supermercado ou perfumaria, encontra aqueles combos promocionais, em embalagens lindas. Estes combos contém o shampoo, o condicionador e em alguns destes combos, um creme ou ampola de tratamento.
Isto a atrai imediatamente, chamando sua atenção, pelo fato que ela também utiliza condicionador. E finalmente, apesar dela nem estar pensando em tratar o cabelo, ela achou ótimo adquirir uma ampola de tratamento que complementa o uso do shampoo e condicionador juntos!
Adicionalmente, o consumidor é beneficiado pela economia de escala quando compra um kit promocional. Se ele tem a necessidade de um componente individual do kit, ele automaticamente entende que o preço total é mais baixo quando o produto é adquirido em um kit.
A chave do sucesso
Como em toda estratégia de negócios, haverá algumas tentativas e erros no desenvolvimento do combo ideal para o seu produto. Normalmente vantagens à longo prazo e melhor relacionamento com o seu cliente desenvolvem-se apenas se a sua motivação for a entrega de valor e conveniência para o seu consumidor.
Seu negócio deve analisar cuidadosamente as projeções de custos, receitas e lucros para as duas opções de venda: combo promocional ou embalagem individual.
Se o combo promocional gerar baixos lucros sem vantagens para o consumidor, esta estratégia não faz o menor sentido. Por outro lado, é importantíssimo acompanhar o desempenho do combo promocional e a satisfação do cliente para certificar-se que haverá benefícios à longo prazo.
Todos estes fatores precisam ser considerados em termos de oportunidade de receita e exposição para os combos promocionais em potencial. Determine “se” e “como” o combo promocional tem um lugar no ponto de venda. A partir daí, desenvolva um plano de marketing que adicionará valor para o seu cliente, fontes de referência e sua organização.
Seja seletivo. Com o combo promocional correto, todos podem ganhar!
O combo promocional ideal
Agora que você já sabe das vantagens do combo promocional, é hora de desenvolver o combo ideal para o seu público alvo. Se você já tem uma ideia e não sabe como colocá-la em prática, entre em contato com a Scuadra.
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