Serviço de delivery em restaurantes é cada vez mais utilizado hoje em dia. Eles são práticos para os momentos em que as pessoas querem cozinhar e estão muito cansadas para sair, ou quando apenas desejam algo especial para comer. A sociedade mudou com o tempo e isso também se reflete nos hábitos alimentares das pessoas.
Pedir um prato pronto, pelo telefone ou aplicativo, pode ser a solução para aquele dia repleto de reuniões de trabalho, por exemplo. E quem nunca passou por isso?
Sabendo disso, os restaurantes que fazem essas entregas precisam investir na qualidade do serviço, o que inclui embalagens com retenção de calor. Há vários fatores que influenciam na qualidade de uma refeição, eles vão desde os ingredientes até a fome. Porém, no caso do delivery, há um item importante: a forma de entrega. Investir na melhor embalagem para seus pratos pode fazer toda a diferença na satisfação do cliente e nas suas chances de recebê-lo novamente.
Para esclarecer mais sobre o assunto, separamos aqui as principais vantagens que as embalagens com retenção de calor podem proporcionar para o seu sistema de delivery. Confira!
Vantagens das embalagens com retenção de calor
Ainda que possam ser mais caras, as embalagens que retêm calor podem representar um grande diferencial para o seu restaurante. Para você entender melhor, listamos abaixo algumas de suas principais vantagens.
A retenção de calor mantém a comida pronta para ser servida
O benefício mais óbvio aqui é que a comida ainda estará quente quando chegar à casa do cliente. Praticamente todo mundo já teve a experiência de demorar muito para comer algo e descobriu que sua comida tinha esfriado. O resultado provavelmente foi uma refeição não tão agradável.
Porém, como você está entregando a comida, a qualidade da refeição afeta diretamente seu faturamento no longo prazo. Quanto mais seus clientes aproveitarem o prato, melhores serão suas chances de receber um novo pedido no futuro e até ser recomendado para outras pessoas.
A conservação térmica evita o crescimento de bactérias
Um dos motivos para pensar na retenção de calor em uma embalagem de alimento é a possibilidade de desenvolver bactérias. Quando cozinhamos algo, o processo tende a eliminar qualquer microrganismo, deixando a comida mais “limpa”. Porém, isso não significa que eles não vão voltar depois que um prato é tirado do forno.
Mesmo se houver um curto espaço de tempo entre o restaurante e a casa do cliente, há muitas chances de haver uma infecção. Dessa forma, não adianta muito ter uma cozinha impecavelmente limpa. Proteger a saúde dos seus clientes também é sua responsabilidade, e as embalagens fazem parte disso.
Os tipos certos de embalagem facilitam o transporte e a entrega
Embalagens de delivery não são pensadas de forma genérica. Pelo contrário, o tipo de caixa usada pra entregar pizza é bem diferente da utilizada para comida chinesa, por exemplo. O formato e o nível de retenção de calor fazem toda a diferença na hora do transporte. E se a viagem for mais tranquila, há menor risco de entregar um prato amassado ou bagunçado.
Embalagens seladas são perfeitas para alimentos que possuem molhos e caldos. A selagem promove maior retenção de calor que embalagens de fechamento convencional.
A escolha correta cria funcionalidade e uma apresentação marcante
Por fim, mas não menos importante, o visual ajuda a reforçar a imagem do seu negócio para o cliente. Além disso, deve-se pensar na funcionalidade de uma embalagem térmica para o consumidor. Tudo isso vai gerar valor para o cliente.
Por isso, é possível optar por embalagens forneáveis, que permitem esquentar a comida sem a necessidade de um recipiente diferente. É uma forma prática e barata de manter-se na mente dos seus clientes ao longo do tempo. O importante aqui é que a embalagem não interfira no sabor do alimento quando aquecida.
Montagem de um serviço de delivery de qualidade
Pode ser que você tenha entendido a importância da qualidade no delivery, mas não saiba ainda qual a melhor forma de incorporar essa questão ao seu estabelecimento. Mas nós também podemos ajudá-lo nisso. Acompanhe abaixo as nossas dicas.
Faça um planejamento
Não importa os meios que você vai utilizar para que seus clientes façam pedidos: a ação principal aqui é programar-se para suprir a demanda que vai surgir a partir da disponibilidade de novas ferramentas. Se você vai cadastrar o seu restaurante em um aplicativo de comida, por exemplo, é preciso estar preparado para a quantidade de pedidos que surgirá a partir daí.
Não peque nos prazos
Nem sempre o seu cliente terá muito tempo para fazer sua refeição. Por essa razão, um bom delivery é aquele que conta com prazos rápidos de entrega. Entenda que o seu cliente já optou por pedir a comida no lugar de cozinhar para ter uma refeição mais prática e rápida.
Garanta a segurança dos alimentos
Se as normas de higiene no preparo precisam ser seguidas em sua cozinha, por que não estendê-las também ao percurso pelo qual o alimento passa até chegar ao cliente? Nesse quesito, entram tanto as embalagens quanto às condições de transporte. Uma caixa de pizza, por exemplo, confere muito mais segurança que uma bandeja simples, ainda que a entrega seja na próxima rua.
Acompanhe todo o processo
Muitas vezes, o gerente do restaurante não fica sabendo de problemas ocorridos em itens entregues. Identificar erros e pontos que precisam ser modificados é uma oportunidade de manter-se em constante evolução. Mas, para isso, você precisa conhecer todo o processo, desde a produção até a entrega.
Mantenha uma boa relação com o seu público
Como andam suas estratégias de marketing? Além de estar presente nas redes sociais e disponibilizar canais práticos pelos quais as pessoas possam entrar em contato com você, as embalagens são um grande agente de marketing. Torná-las atraentes e efetivas é uma forma de aumentar ainda mais o seu alcance.
Pense nos custos e alcance
Defina o que é melhor para você: cobrar uma taxa e atender a uma região ampla ou começar apenas por atender o seu bairro. Lembre-se de que, assim como a questão dos canais para pedidos, você precisa atender à demanda que surgir. Trabalhar em uma região restrita, por exemplo, não traz prejuízos à sua imagem, enquanto a falta de produtos pode ser altamente negativa.
Agora que você entende as principais vantagens das embalagens com retenção de calor e as melhores práticas para implantar um serviço de delivery em restaurantes, é hora de incluir algumas no seu serviço de entregas.
Então, que tal contar com alguma ajuda nesse processo? Assine a nossa newsletter e não perca nossos conteúdos exclusivos para ajudá-lo com as embalagens dos seus produtos.