Já reparou como a tecnologia mudou as nossas vidas nas últimas décadas? Com a internet, a automação, os smartphones e outros dispositivos móveis, a transformação digital está influenciando radicalmente a comunicação entre as pessoas e, inclusive, o cotidiano das empresas. No setor de foodservice, não é diferente.
Restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de prestação de serviços alimentares precisam se adaptar, ou correm o risco de ficarem obsoletos e serem ultrapassados pela concorrência. Nesse cenário, é preciso implantar ações que tragam o progresso tecnológico para seu empreendimento e garantam a melhor experiência para o cliente.
Quer saber mais? Neste texto, apresentamos o que é a transformação digital, seus desdobramentos dentro do foodservice e como você pode aplicá-la no seu restaurante. Continue a leitura!
O que é a transformação digital?
A transformação digital é a integração de tecnologias digitais à empresa. Desse modo, há uma mudança radical nos diversos aspectos da organização, passando desde uma atualização de ferramentas e processos até uma alteração na cultura do negócio.
A tecnologia transformou os processos nas organizações, de maneira que a comunicação com o público, o relacionamento com os clientes e as operações das empresas passaram a ser cada vez mais realizados de forma digital.
Essa transformação tem trazido diversas vantagens para as organizações, como melhoria de produtividade, aumento do desempenho, otimização de processos, redução de custos, ampliação do alcance da marca e, até mesmo, a possibilidade de criar e disponibilizar novos produtos e serviços por meio do uso da tecnologia.
Por que isso é importante para o foodservice?
Mais do que uma das tendências para o setor de alimentação e delivery, a transformação digital se tornou necessária para as empresas da área. De acordo com a organização SiriusDecisions, 67% da jornada do comprador é realizada de modo digital.
Isso significa que mesmo antes de chegar a um estabelecimento físico, o cliente já pesquisou sobre o restaurante, leu as avaliações nos sites e redes sociais, procurou os pratos servidos e, não raro, já tem uma ideia ou opinião sobre os produtos e o serviço oferecidos por aquela empresa.
Nesse contexto, ter uma boa estratégia digital é de extrema importância para os empreendedores do setor. É preciso não só proporcionar experiências apoiadas em softwares que satisfaçam o cliente e otimizem o atendimento, como também integrar o digital ao núcleo da empresa para conseguir diferenciar a sua marca.
Como aplicar essa transformação em um restaurante?
Quando falamos de transformação digital, é comum pensarmos na sua inclusão no marketingdas empresas, com a criação de um site, inserção nas redes sociais e a comunicação via internet com público, por exemplo. No entanto, essa mudança também pode ser feita em outras áreas do restaurante.
Para ajudar você, citamos algumas maneiras de aplicar essa transformação no seu empreendimento. Entenda mais a seguir!
Venda e se relacione com clientes
O foco deve ser proporcionar uma experiência de alto nível para o consumidor mesmo antes de ele pôr os pés no seu estabelecimento. Dessa forma, vale investir em aplicativos, estratégias em mídias sociais e outras soluções digitais que facilitem o relacionamento com o cliente e ajudem a ampliar o reconhecimento da marca.
As pessoas buscam facilidade no momento de consumir, portanto, também é válido pensar na implantação de serviço de delivery para ampliar o potencial de vendas do seu estabelecimento.
Automatize a gestão
Uma das grandes vantagens para as empresas é que a tecnologia permite a automação da gestão de estoque e do marketing, assim como de outras áreas da organização. Com isso, os estabelecimentos que prestam serviços alimentares conseguem ter mais eficiência operacional, atendem mais rapidamente os pedidos e podem amplificar as possibilidades de ganhos.
Produza alimentos de qualidade
Você já entendeu que a transformação de que estamos falando é mais do que a implantação de ferramentas e estratégias digitais, certo? De fato, trata-se de uma nova forma de fazer gestão e de uma mudança no modelo de negócios.
Isso quer dizer que é necessário proporcionar uma experiência positiva para o cliente e oferecer produtos e serviços de qualidade. Afinal, não caia na armadilha de investir em várias estratégias digitais, se o básico — que é o alimento produzido no seu restaurante — não for adequado. Lembre-se que o marketing boca a boca é tão importante ou mais do que as publicidades e o marketing digital.
Implante um cardápio digital
Com o uso de um cardápio digital, o estabelecimento pode dar mais detalhes sobre cada prato, com descrição dos ingredientes utilizados e fotos para aguçar o desejo do consumidor, permitindo uma melhor experiência para o cliente. O acesso pode ser feito tanto no restaurante, com o auxílio de tablets ou outros dispositivos móveis, como em qualquer outro espaço — o que é muito útil para os estabelecimentos que fazem entrega a domicílio.
Faça uso de ferramentas de automação de pedidos
Esqueça as anotações em papel. Existem diversos aparatos que os restaurantes podem utilizar para agilizar a produção dos pratos e otimizar o atendimento ao cliente. Por exemplo, comandas eletrônicas ajudam os garçons a registrar os pedidos e, com poucos toques, transmitir essa informação para a cozinha.
Já terminais de autoatendimento permitem que o próprio cliente realize o pedido no estabelecimento, faça o pagamento e fique só aguardando a entrega. Assim, são muito úteis, especialmente, para fast-foods. Outra opção ainda é a utilização de aplicativos de delivery ou a disponibilização de um serviço de pedidos online, em que a pessoa possa fazer a solicitação de entrega em casa.
Estamos em um importante momento de transformação digital. Com a evolução das tecnologias, as pessoas estão conectadas a qualquer hora e, assim, exigem mais velocidade, personalização e qualidade das empresas. Portanto, é preciso conhecer, compreender e se adaptar ao novo comportamento do público e, sobretudo, ao digital.
Agora que você já compreendeu a importância da transformação digital e conferiu algumas maneiras de implantá-la no seu restaurante, chegou a hora de começar a investir em inovação no foodservice. Com o acompanhamento das tendências do mercado, você pode ir mais longe e ampliar o retorno financeiro do seu negócio.
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