Diante de um cenário competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, as empresas do ramo alimentício têm apostado em soluções tecnológicas como forma de agregar valor ao empreendimento e diferenciar a marca no mercado. Nesse contexto, o toten e autoatendimento em restaurantes tem sido uma aposta interessante.
O modelo 4.0 chega com força, também, no mercado de fast food e preconiza a adoção de modelos mais ágeis para criar e entregar valor ao cliente. Sob essa perspectiva, o totem oportuniza um atendimento rápido e eficiente ao público. Diante disso, acompanhe o texto e descubra como o emprego dessa solução pode fazer a diferença no seu negócio.
O que é e como funciona o toten de autoatendimento?
O toten tem ferramentas semelhantes às dos caixas eletrônicos. Simples e fácil de operar, tem sido empregado para evitar filas, principalmente, nos dias e horários de maior movimento. Basta que você acesse o dispositivo, escolha o seu produto e efetue o pagamento por meio de cartão de crédito.
Ao final da operação, você receberá um ticket com uma sequência numérica. Quando seu lanche estiver pronto, os números serão anunciados em um painel. Então, basta que você compareça no balcão e retire o seu produto.
Os restaurantes oferecem a opção de consumir o produto no local ou levar para casa. No segundo caso, tudo será acondicionado em embalagens impermeáveis, devidamente vedadas e que garantam o frescor e a qualidade do seu produto. Aliar essas duas estratégias colocará sua empresa um passo à frente da concorrência.
Quais as vantagens de adotar essa solução?
As inovações tecnológicas causam impactos tanto na forma de empresários gerirem seus negócios como no comportamento do consumidor. Diante desse contexto, a solução tecnológica dos terminais de autoatendimento proporciona vantagens competitivas evidentes.
Como já destacamos no tópico anterior, a solução impede que ocorra a perda da qualidade do atendimento, mesmo nos dias de maior movimento. Além de favorecer a experiência do cliente, permite alocar recursos humanos para outras tarefas.
Isso repercute no orçamento da empresa, uma vez que, com o mesmo custo, atende mais pessoas sem perder qualidade. Além disso, o desperdício de insumos diminui, já que há um aumento na precisão dos pedidos.
Os totens também contribuem para o aumento do ticket médio, pois os cardápios apresentados estimulam o consumidor a adquirir produtos que normalmente não adquiririam se fosse empregado o modelo de cardápio convencional.
Portanto destacamos os benefícios do emprego dessa tecnologia inovadora no mercado de fast food. Agora, o próximo passo consiste em você avaliar se essa alternativa pode ser aplicada ao seu negócio. Para tal, acompanhe o último tópico deste texto.
Como saber se a solução é compatível com modelo de negócio?
Ainda que a tecnologia tenha chegado para ficar, precisamos avaliar se os recursos oferecidos estão de acordo com o modelo de negócio da empresa, bem como se estão alinhados às expectativas e necessidades do cliente.
O emprego do totem de autoatendimento é oportuno para restaurantes que apostam no modelo fast food. Se esse for o caso do seu negócio, então o próximo passo é pesquisar as empresas que oferecem tal solução. A partir da escolha, caberá verificar a resposta do seu público frente ao novo modelo de atendimento.
Eric Ries destaca em seu livro, Startup Enxuta, a importância de validar qualquer iniciativa por meio do feedback do cliente. Por isso, comece pequeno e implante a novidade aos poucos. Faça avaliações contínuas e verifique a conveniência e a necessidade de continuar oferecendo esse serviço no seu negócio.
Portanto, tenha em mente que, ao realizar essas duas etapas, você não só estará pronto para tomar a sua decisão com base em informações concretas, mas também terá subsídios suficientes para projetar com segurança os retornos do seu investimento em inovação.
Agora que conhece um pouco mais a respeito do toten e autoatendimento em restaurantes, você está pronto para dar os primeiros passos na direção do sucesso. Tenha a certeza de que essa solução em tecnologia contribuirá para que a jornada do seu cliente seja simplesmente incrível.
Gostou do texto? Então aproveite para complementar as informações adquiridas e entender um pouco mais sobre a transformação digital em food service.