Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Nesse sentido, a escolha da tipografia correta de acordo com o perfil dos seus clientes é um aspecto importantíssimo, tanto nas embalagens quanto nas ferramentas de marketing utilizadas em seu negócio. Por isso, você deve utilizar letras bem legíveis e sintonizadas com o seu ramo de atuação.
Para você entender melhor como esse detalhe faz grande diferença, elaboramos este post para explicar o que é tipografia, a importância desse fator nas embalagens e como escolher a melhor para divulgar a sua marca. Saiba mais!
O que é tipografia?
A palavra em sua essência significa impressão dos tipos, mas é popularmente conhecida pelo tipo de letra escolhida na elaboração da marca. Assim, trata-se das letras utilizadas em todos os locais onde ela aparece.
Dessa forma, a tipografia está na letra caixa, no seu cardápio, na sua fachada, na embalagem do delivery, nos papéis de parede, nos folders de divulgação e nas campanhas em redes sociais. Em suma, é um dos pilares da comunicação visual; sua identidade visual!
Dessa maneira, a escolha deve sempre priorizar formatos alinhados com o seu ramo de atuação. Isso significa que se você vende hambúrguer artesanal, por exemplo, e utiliza uma tipografia mais clássica, pode estar errando na escolha, pois o produto remete a algo mais moderno e jovem.
Qual a importância da tipografia nas embalagens?
A clareza e objetividade devem ser premissas em suas embalagens, destacando o nome da sua marca, meios de contato, utilizando cores que estimulem o apetite, como amarelo ou vermelho.
Ao realizar uma escolha adequada da tipografia, certamente haverá um retorno positivo nas vendas, pois as grandes marcas trazem cases de sucesso em relação a esse aspecto, conforme comentamos a seguir.
Cases de sucesso
No vasto mercado gastronômico, há inúmeros cases de sucesso que destacam a tipografia, considerando o público-alvo e também o segmento da empresa.
Exemplo disso, é o marketing do McDonald’s, um dos mais bem-sucedidos no mundo. Atendendo cerca de 58 milhões de consumidores por dia, suas embalagens trazem letras grandes com o nome do lanche, cores fortes e um design arrojado. A imagem do lanche é valorizada e a fonte utilizada é a Helvétia, que tem uma leitura bem agradável e de fácil entendimento.
Podemos citar também o Subway, que explora com muito profissionalismo as suas embalagens, inclusive com uma alteração no logotipo em 2018. O design das letras traz o conceito Fresh Forward com o logotipo batizado de Choice Mark.
Assim, a tipografia nas embalagens consegue transmitir várias informações aos clientes, como positividade, confiança, tradição e qualidade. Por isso, é importante saber escolher o tipo que mais se adequa ao seu negócio e à mensagem que deseja transmitir.
Como escolher a melhor tipografia para embalagens?
Sabendo da importância da tipografia nas embalagens, a escolha deve ser feita com base em boas parcerias para a elaboração da sua comunicação visual. Uma embalagem diferenciada, com mensagens sintonizadas com o seu ramo de atuação, ajuda o seu estabelecimento a criar uma lembrança única na mente do consumidor.
Para isso, busque um bom designer e conte com uma empresa referência na produção de embalagens. Assim, você consegue valorizar a tipografia, com as cores e detalhes que podem diferenciar o seu negócio no mercado.
Como você pôde verificar neste artigo, a tipografia é um aspecto fundamental na comunicação e identidade visual do seu negócio. Dessa forma, é importante ter atenção especial com esse detalhe, já que é um dos fatores que ajudam na fidelização dos clientes, deixando sua marca na memória dos consumidores.
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