Acompanhar as tendências gastronômicas é uma excelente estratégia para se inspirar na criação de um cardápio de sucesso. Você observa o que tem sido a preferência do consumidor e traz o seu toque, suas inovações, usando ingredientes e técnicas que o público está buscando. Para isso, é importante conferir as atualizações sobre o universo culinário.
Afinal, ingredientes totalmente desconhecidos podem se tornar os queridinhos das pessoas. É o caso dos miúdos, da linhaça dourada, da quinoa e da chia. Neste artigo, mostraremos o que está em alta na cozinha para você aproveitar essa tendência desenvolvendo cardápios de sucesso. Desenvolva seu marketing gastronômico com pratos inovadores e se destaque da concorrência. Boa leitura!
Veja como a alimentação saudável está em alta
Em busca de bem-estar e longevidade, as pessoas sabem muito bem quais são os passos essenciais: praticar exercícios físicos e adotar uma dieta com alimentos que promovem a saúde. Dessa forma, a alimentação saudável chega com tudo também em restaurantes, lanchonetes, padarias, deliveries e pratos congelados.
Além do sucesso de cozinhas específicas, como a macrobiótica e a vegana, é possível incluir opções saudáveis para o público. Sucos detox, sopas e caldos são ótimos atrativos para quem está disposto a pagar mais pela qualidade do que ingere. Sendo assim, o investimento em ingredientes orgânicos também pode ser uma excelente estratégia para implementar pratos saudáveis.
Conheça o poder da alimentação inteligente como tendência gastronômica
A estrutura do estabelecimento também pode contar como um apoio à inovação culinária. A alimentação inteligente, associada ao foodtech, traz inovações tecnológicas para a mesa. Totens para autoatendimento, apps para reserva de mesa ou pedidos delivery fazem parte dessa solução. O importante na implementação das tecnologias é a preocupação com a eficiência.
Câmeras que analisam a quantidade de alimento descartado podem ser uma resposta para o desperdício nas casas. Além disso, garçons-robôs e garfos que monitoram o hábito alimentar, vibrando quando a pessoa está comendo muito rápido, podem contribuir para a excelência no atendimento e o bem-estar do consumidor.
Aposte nos clubes gastronômicos para destacar a sua cozinha
A personalização ainda tem seu valor agregado, e os clubes gastronômicos apostam nisso. Assim, ideias para reunir pessoas em comunidade estão em ascensão. Encontramos clubes de apreciadores de café ou de mulheres que bebem chopp. O importante é entender como a sua cozinha pode engajar e envolver um grupo de pessoas em torno de algo que não está em alta para todos, mas é valorizado por algumas pessoas.
Use variedades antigas como tendência nos seus pratos
Quiabo ou ora-pro-nóbis podem parecer ingredientes estranhos, servidos nas casas das avós antigamente. Entretanto, podem se tornar o item principal na construção de pratos que carregam a ousadia de ressignificar o cardápio. Seja em um restaurante ou mesmo em uma dark kitchen, que aposta apenas na entrega dos pratos, o público está buscando novas possibilidades dessas comidas que já foram sucesso.
As tendências gastronômicas são importantes para entender os hábitos e preferências alimentares que estão em alta. Entretanto, nada melhor que a criatividade para encontrar o cardápio oferecido para seus consumidores. Para isso, é importante saber ouvir o seu público e descobrir como agregar valor aos seus pratos.
Uma solução nesse sentido é o gourmet on the go. Saiba mais sobre as embalagens finas para delivery e entenda como manter a qualidade dos seus pratos, mesmo no serviço de entrega!