Única, mesmo incomum, são adjetivos de embalagem que atualmente estão atraindo os consumidores, agregando valor às marcas, fazendo estas chamarem a atenção por si só. E no próximo ano, qual são as tendências em embalagens para 2018 impactarão as vendas fortemente?
Não há escapatória, mas felizmente o design das embalagens está evoluindo todos os anos para atender às nossas necessidades e desejos em mudança.
Pequenas marcas irão simplificar suas embalagens, porém de forma bastante pensada e planejada. Atenção e dinheiro serão investidos, para de alguma forma, imprimir alguma vantagem especial à embalagem. A lista de ingredientes irá diminuir na proporção que se aumentarão os esforços para construir um toque humano. Por exemplo, rótulos com letras que parecem ser desenhadas à mão, com mensagens cujo efeito seja “estamos do seu lado”.
Mas isso é só o começo. Reunimos neste post, as tendências mais fortes em embalagens para 2018. Boa leitura!
As tendências em 2018
Transmitir a confiabilidade do produto
Em 2017, houve um aumento bastante significativo na preferência dos consumidores por produtos com apelos para o bem-estar e sustentáveis para o meio ambiente. No setor de embalagens não foi diferente. Embalagens que valorizam a ética, que valorizam o bem-estar animal e humano e que sejam ecologicamente corretas são tendências fortíssimas para 2018.
Em 2017 gerou-se desconfiança por parte dos consumidores em relação às indústrias alimentícias. Muitas marcas ainda omitem informações importantes sobre os produtos, principalmente no setor alimentício. Esta insegurança gera a necessidade de embalagens com informações claras, precisas, como por exemplo, a correta quantidade de açúcar contida no produto.
As expectativas dos consumidores tornaram-se mais específicas, e informações sobre a origem dos ingredientes e como foram produzidos são relevantes para eles. Embalagens que permitam os consumidores escanear códigos de barras ou “QR codes” para obter informações mais completas serão muito bem-vindas. Integrar o produto, a embalagem e o consumidor com a ajuda da tecnologia será uma tendência para ficar, não só no setor de alimentos.
Porções menores
A importância no bem-estar e a necessidade de controlar o stress são fatores que vem mudando o comportamento dos consumidores.
Dietas flexíveis e balanceadas vem se tornando essencial nas rotinas de milhares de pessoas. Mas isto não significa a restrição exagerada no consumo de determinados alimentos. Legumes e verduras são apenas um componente da dieta. Manter-se hidratado, consumir proteínas em quantidades suficientes também são importantes. Por outro lado, todos nós sabemos que, permitir saborear algo que lhe dê prazer, satisfazendo aquela sua vontade faz parte do bem-estar integral e sentir-se bem está diretamente ligado à redução de stress.
As embalagens devem adaptar-se a essa nova tendência. Porções menores, individualizadas, em embalagens na medida certa. Embalagens com porções de consumo único serão bastante utilizadas para alimentos considerados não saudáveis, ajudando no controle de ingestão de calorias.
Estruturas diferenciadas
As marcas estão começando a reconhecer o valor de uma estrutura única, exclusiva. As empresas estarão dispostas a investir mais caso isso signifique chamar mais atenção do consumidor em detrimento de produtos concorrentes.
Marcas de bebidas alcoólicas vem utilizando este tipo de embalagem única e diferenciada há longo tempo. Em 2018 as marcas de bebidas não alcoólicas estarão aplicando a mesma mentalidade.
Técnicas de impressão
Nas diversas embalagens de produtos de consumo, vimos que as marcas estão começando a usar diferentes técnicas de impressão.
A impressão digital segue com força total em 2018. A impressão de alta qualidade, aliada à rapidez e economia ao imprimir lotes menores, segue bastante vantajosa no mercado. Os investimentos em impressões digitais aumentarão, pois conferem clareza e transparência no resultado final.
A impressão digital é excelente para embalagens diferenciadas, que criam um maior relacionamento com o cliente.
Embalagens com texturas
A embalagem com textura também marcou o mercado e continuará criando uma experiência sensorial diferente para o consumidor. Textura é um meio eficiente para engajar os sentidos e usada adequadamente, traz resultados incríveis em embalagens.
Essa tendência terá especial aplicação no setor de alimentação, cuja tendência também é adicionar texturas aos produtos. Alimentos com um toque crocante, com sementes ou polpas de frutas naturais serão as apostas das marcas para 2018.
Embalagens que traduzam a textura do produto, darão um toque especial para atrair os consumidores. Aposte nesta ideia!
Informações em fontes grandes
Para transmitir a mensagem do seu produto de forma clara e alta, utilize fontes grandes. As palavras são uma ótima maneira de tornar-se criativo com a mensagem que você traz. Seja engraçado ou sério, uma mensagem clara funcionará enquanto estiver em uma fonte simples e fácil de ler. Combinado com uma escolha sábia de cores, o seu produto certamente irá fazer um espetáculo.
Trocadilhos e humor
Trocadilhos e humor está ganhando popularidade como uma nova maneira de envolver os consumidores com uma resposta emocional e memorável.
Quando um cliente vai comprar algum produto cuja qualidade não muda muito de uma marca para outra, a criatividade da embalagem certamente ajuda na escolha. Uma embalagem bonita, bem-humorada pode fazer toda a diferença.
Tons pastéis
Embalagens femininas e suaves tornarão o foco em 2018, o que significa que os pastéis estão a ver um ressurgimento. Os tons pastéis refletem areação natural às cores hiper-estimulantes e explosivas que experimentamos em 2017. Eles falam com o nosso lado mais calmo.
A saturação reduzida torna os pastéis uma ótima opção para criar um efeito suave e pálido que dá aos produtos uma aura sincera e calorosa. Isto se traduz em uma mensagem agradável e acolhedora para o consumidor. Em vez de sugerir pressa e deslumbre para olhar, tocar, cheirar, provar ou eventualmente comprar, tons pastéis sugerem mais calma no momento de interação do consumidor com o produto.
Qual a melhor tendência
Esperamos que você fique inspirado com estas tendências. Mas, tenha em mente que o design deve sempre adicionar simplicidade, autenticidade e significado ao seu produto e a sua marca. Lembre-se que tendências vem e vão, e às vezes, retornam após muitos anos. Porém, só farão sentido quando o design da embalagem comunicar com os valores da sua marca e ajudar a criar uma conexão com o consumidor.
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