A verdade é que a gastronomia é um ramo em que deve estar sempre inovando. À vista disso, todos os anos surgem novas descobertas. Sendo assim, é importante ficar de olho nas tendências de 2023 para alimentos e bebidas.
Restaurantes que estão sempre bem informados sobre as novidades que o mercado apresenta, pode sair na frente dos seus concorrentes e ganhar um lugar de destaque para atrair e cativar os seus clientes, e com isso, fidelizá-los.
Quer conhecer o que há de novo sobre alimentos e bebidas em 2023? Então, continue a leitura!
Alimentos e bebidas que proporcionam experiências
Esses produtos são aquelas criações permeadas de sabor e indulgência, que implicam cores, aromas, texturas que despertam novas experiências e os sentidos ficam mais aguçados para instigar sensações de menos estresse, bem-estar, conforto e alegria.
Farm to table
O termo farm to table significa da roça para a mesa. Trata de uma alimentação servida com produtos colhidos recentes, direto do produtor, normalmente de agricultura familiar. Na maioria das vezes são orgânicos. Esse tipo de alimentação faz com que o consumidor aproveite todos os nutrientes, o que leva a fazer uma alimentação leve e saudável, e assim, obter melhor qualidade de vida.
Inovação alimentar
Promover inovação alimentar em restaurantes é uma realidade possível. Profissionais que atuam diretamente na área alimentícia e de bebidas, estão frequentemente fazendo novos experimentos e divulgando, para que o público que costuma conhecer novas apresentações preencha a expectativa de satisfazer o desejo de “comer com os olhos” e de sentir novos sabores.
Estão em alta:
- doces de hibisco, cupuaçu com toques de pimenta;
- caipirinhas com sabores de várias frutas;
- cheesecakes;
- sabores diversos de pesto;
- alimentos com sabor intenso de sálvia, curry, cominho etc.
Produtos funcionais
Saudabilidade. Essa é a palavra que está em alta e inspira as pessoas que priorizam uma alimentação saudável. Estender esse hábito até mesmo para fora de casa e nos momentos de lazer acompanham pessoas que são fiéis à comidas saudáveis. Para atender esse público, os restaurantes podem usar produtos orgânicos nos alimentos e bebidas.
Uso de produtos sazonais
O Brasil é um país tropical, por isso, tem frutos, legumes, verduras e outros alimentos que proporcionam criações, combinações e misturas alimentícias inusitadas que podem encantar os clientes dos restaurantes.
E ainda, esses alimentos promovem bem-estar e qualidade de vida à mente e ao corpo dos consumidores, pois são normalmente servidos in natura ou em forma de tortas, bolos, bowls, etc.
Os produtos mais requeridos, são: abacaxi, manga, cupuaçu, coco, graviola e outros. Já no ramo das bebidas, o que está em alta são as bebidas gaseificadas e carbonatadas com teor de produtos naturais que promovem experiência multissensorial.
Como vimos, existem várias novidades no mercado. Para aderir às tendências de 2023 para alimentos e bebidas, o passo mais importante é buscar informação sobre o que está sendo criado e do que está presente nesses campos. Em seguida, aplicar da melhor forma em seu restaurante para que consiga, de forma eficiente, trazer destaque para o seu negócio.
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