Um restaurante bem-sucedido é aquele que está sempre à frente, seja incorporando tecnologia de ponta ou usando novos equipamentos. À medida que nos aventuramos na próxima década, as tendências 2020 para o setor de alimentação e delivery já despontam com várias novidades.
Faltando poucos meses para o ano terminar, é hora de pensar quais novos recursos e ideias serão implantados para imprimir inovação no seu restaurante.
Acompanhando o mercado de food service e interagindo diretamente com chefs de cozinhas renomados bem como gerentes de restaurantes habilidosos e criativos, trazemos neste post as tendências 2020, com inovações que seguirão fortes no próximo ano.
Pedidos por comando de voz
Imagine fazer pedidos por comando de voz! Sim, isso já é realidade mundo afora, e não vai demorar para essa tendência vir forte por aqui.
Os pedidos por comando de voz poderão ser utilizados de diversas maneiras. Entre os pontos positivos desta inovação temos a exatidão nos pedidos, evitando erros e a agilidade no processo.
Esta tecnologia pode ser aplicada para “totens” na qual o próprio cliente poderá fazer seu pedido. Neste caso, o dispositivo além de escutar e rastrear o pedido, também poderá fornecer recomendações e personalizar um pedido. Perguntas como por exemplo, “você quer excluir as cebolas ou adicionar batatas fritas? Sem problemas! Tudo isso poderá ser configurado para gerar o pedido exatamente como o cliente deseja.
No atendimento ao delivery, o reconhecimento de voz também será utilizado, onde o cliente poderá falar seu pedido para um sistema automatizado que o transmite em tempo real ao restaurante ou cadeia alimentar em questão.
E para agilizar e facilitar o trabalho de seus garçons, a tecnologia de reconhecimento de voz será muito útil. Não haverá mais a necessidade de rolar uma extensa lista de itens para efetivar o pedido.
Proteína vegana
Aqui, estamos nos referindo à “carne” vegana. Hambúrgueres à base de plantas que têm a mesma textura e um sabor semelhante à carne moída. Esta inovação despontou recentemente com foco no mercado de clientes veganos, e esta tendência deve apenas crescer no próximo ano.
A rede de fast food Burger King lançou em setembro/19 o Rebel Whopper, o primeiro hambúrguer vegetal desenvolvido em parceria exclusiva com a Marfrig Global Foods, uma das líderes globais em carne bovina e a maior produtora de hambúrguer de origem animal do mundo.
Já o Mc Donald’s decidiu lançar um o novo sanduíche à base de plantas e para isto, começou em setembro de 2019 a realizar testes do lanche em 28 restaurantes no sudoeste de Ontário, no Canadá.
No Brasil, o Mc Donald’s tem um sanduíche chamado McVeggie, no entanto ele não tenta imitar carne e é composto por queijo coalho empanado no lugar do hambúrguer.
Mundo afora, o KFC também está pesquisando alternativas veganas para o seu cardápio. Isso significa que esta tendência veio para ficar e que os restaurantes e redes de fast food também embarcarão nesta ideia.
Maior adesão ao delivery
Em 2019 essa tendência foi bem acentuada e continuará em 2020. Isto porquê, ainda existem muitos restaurantes que ainda não aderiram ao delivery. Na maioria dos casos, a hesitação em atender o cliente do delivery vem por conta de questões como escolher as embalagens que mantenham a comida perfeita até o destino ou por insegurança frente às diversas opções de empresas terceirizadas para efetuar a entrega.
O delivery de comida está sendo levado a sério pelas marcas, o que aumenta investimentos e maior atuação neste segmento.
A expectativa é que, entre 2018 e 2020, os pedidos online cresçam 15% ao ano, enquanto os pedidos por telefone caiam 8%. Até os problemas do Brasil poderão ajudar. “Com cada vez mais entretenimento à disposição e com o aumento da violência nas metrópoles, as pessoas ficam mais em casa. Isso aumenta o interesse por aplicativos de entrega de comida”, diz David Morrell, sócio da consultoria PwC no Brasil. (fonte: Revista Exame)
Embalagens sustentáveis
Na cidade de São Paulo, foi sancionada dia 13/01/2020, pelo prefeito Bruno Covas, a lei que proíbe o fornecimento de utensílios plásticos descartáveis. Além dos estabelecimentos comerciais, a lei também abrange a entrega de comida por aplicativos.
Esta tendência já não era novidade alguma, haja vista que a consciência ecológica é forte em todo o mundo. Porém, com o advento da lei, que entrará em vigor em janeiro de 2021, todos os restaurantes que operam no delivery deverão adequar as embalagens utilizadas.
Assim, é esperado que muitas marcas que trabalhavam com embalagens plásticas ou de isopor, mudem suas escolhas para opções como o papel. A lei é muito bem-vinda até porque, embalagens de papel oferecem inúmeras vantagens. Desde a identidade visual da marca, praticidade, controle de temperatura e infinitas customizações, as embalagens de papel se modernizaram imprimindo personalidade para os restaurantes, com muito estilo.
Delivery Data
Como grande parte do fluxo de entrega estão nas mãos de terceiros, não é de surpreender que os restaurantes estejam recorrendo à coleta e análise de dados para entender melhor suas operações de entrega.
Em abril de 2019, o McDonald’s gastou US $ 300 milhões para adquirir uma startup de big data. O conglomerado multibilionário compreendeu que a melhor maneira de se manter à frente da concorrência é medir, analisar e melhorar seu desempenho.
Ter essas informações sobre suas próprias operações de entrega é inestimável. Os benefícios se estendem a tudo, desde relações com frotas e agregadores externos, viabilizando entregas perfeitas, bem como melhorando outros ramos do negócio, como atendimento ao cliente, marketing e branding.
Portanto, a tendência é utilizar e trabalhar melhor as informações geradas, não “perdendo-as” para terceiros.
Coworking e Hub
Cozinha virtual, também conhecida como dark kitchen ou cloud kitchen são basicamente restaurantes exclusivos para entrega.
Aqui no nosso blog, já tratamos do assunto dark kitchen, o que já despontava como tendência. Vale a pena a leitura.
Outras ideias vêm sendo aprimoradas a partir deste conceito de coworking, o que torna forte tendência para 2020, como por exemplo, o Hub.
De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), “Hub é um espaço para ligar as pessoas das áreas de alimentação, marketing, operações, projetos e fornecedores. Isso porque além de empreendedores que alugam a cozinha, o negócio possui uma área de eventos para as marcas testarem produtos, fazer apresentações, degustações, aulas, treinamentos e eventos variados.”
Food hall
Outra tendência que vem despontando por aqui, são os “food hall“, que, apesar de remeterem a uma praça de alimentação, são muito mais que isso.
Ao contrário das praças de alimentação de shoppings, “food hall” é um mercado amplo que mostra uma variedade de mini restaurantes locais, vendedores de alimentos e uma ou duas lojas com foco em alimentos, tudo sob o mesmo teto. Você também pode encontrar bares, açougue, várias atividades e música ao vivo.
Ao contrário das praças de alimentação – que estão localizadas em shopping centers e geralmente consistem em uma coleção de cadeias de fast food – as lanchonetes costumam estar em armazéns urbanos (reformados) ou no térreo de edifícios de uso misto com foco em restaurantes locais.
O crescimento de “food hall” explodiu mundo afora nos últimos anos, com pesquisas sugerindo que o mercado mundial triplicará de tamanho até o final de 2020.
Aqui no Brasil, o Eataly é um bom exemplo de “food hall”, de alto padrão. Localizada em São Paulo, ocupa um espaço de mais de quatro mil metros quadrados onde existem 13 pontos de alimentação em meio a um mercado com mais de 7.000 produtos italianos ou de produtores locais, que seguem as receitas tradicionais.
Os “food halls” também vêm surgindo em outros estados, como em Belo Horizonte e em bairros finos ou cidades do interior de São Paulo, como por exemplo, em São José dos Campos.
E as inovações continuam
As tendências aqui compiladas é apenas uma prévia de muita coisa nova que vem despontando para o ano que vem. As inovações não param de acontecer e é papel do bom administrador conhecer e se atualizar conforme o mercado se moderniza.
Todas as inovações que vêm acontecendo e outras que estão por vir tem como único objetivo: garantir a melhor experiência para o cliente. Quando tratamos do mercado de restaurantes e delivery é importante destacar que sabor e apresentação, juntamente com os serviços prestados é fundamental para o sucesso do seu negócio.
O cliente de delivery, por estar longe do seu estabelecimento, merece atenção especial no que diz respeito à forma como a comida chega em suas mãos. O serviço deve ser ágil, eficiente e com embalagens que garantam requinte e perfeita apresentação do prato.
De nada adianta toda a inovação se o cliente não receber seu pedido quente, com conveniência e bem embalado. Portanto, esteja sempre antenado ao novo, porém, sem tirar os olhos do seu maior foco: a satisfação do cliente, seja ele de delivery ou do salão!