A sustentabilidade ambiental é uma tendência no mundo dos negócios. As pessoas estão cada dia mais preocupadas com o futuro do planeta. Nesse sentido, perceberam que fazer escolhas conscientes de consumo é o primeiro passo para construir uma solução em longo prazo para essa questão.
Restaurantes não podem ficar de fora disso. Com o aumento da procura pelo delivery, o uso de recipientes de acondicionamento também cresceu, ampliando o descarte desses produtos. Diante disso, o tempo de decomposição das embalagens se tornou um dos principais problemas enfrentados na questão ambiental. Porém, é facilmente resolvido.
Quer saber como? Neste artigo, estão as principais informações sobre a decomposição de embalagens, para que sua empresa também se torne eco-friendly e atraia mais clientes. Confira!
Como a decomposição das embalagens pode ser um grande problema com o passar do tempo?
Quando falamos em lixo, a escala do que é descartado está em toneladas por dia. Por outro lado, mesmo com o avanço da economia sustentável e o surgimento de empreendimentos de reciclagem, somente uma pequena parte é reaproveitada.
Os resíduos recolhidos, e que não são encaminhados para centrais onde podem ganhar uma nova utilização, acabam em aterros sanitários, lixões ou na natureza. Isso causa danos como:
- sufocamento de animais;
- contaminação do meio ambiente;
- entrada na cadeia alimentar.
A chave para resolver é optar por produtos com um tempo de decomposição menor, ou que possam ser reciclados ou reutilizados de alguma maneira. Para tanto, os materiais de que são compostos têm papel fundamental
Qual é o tempo de decomposição das embalagens de delivery?
As embalagens de delivery podem ser fabricadas com diversos materiais. Portanto, o tempo de decomposição varia de acordo com sua composição. No ramo alimentício, os principais componentes usados para produzir itens que vão embalar os alimentos têm o seguinte tempo de degradação:
- alumínio: 200 a 500 anos;
- plástico: 100 a 400 anos;
- isopor: no mínimo 150 anos;
- papel plastificado: 1 a 5 anos;
- papel: até 6 meses.
Lembramos que o tempo de decomposição dos materiais utilizados nas embalagens diferem muito, uma vez que diversos fatores interferem neste processo. Entre eles, gramatura dos materiais, composição química, tipo de solo, condições climáticas. As variações podem ocorrer em meses ou até centenas de anos. Isso explica a falta de consenso entre diversas fontes de pesquisas sobre o tempo de decomposição. Porém, o ponto comum entre as informações é que de fato esses materiais demoram tempo suficiente para serem prejudiciais ao meio ambiente e ficarem acumulados na natureza.
Assim, há fontes bastante seguras que fundamentam o tempo de decomposição aqui citados. Caso tenha interesse, sugerimos acessar o site da WWF – World Wildlife Fund que é uma organização de conservação, líder mundial, e que atua em quase 100 países, incluindo o Brasil.
No site da Fiocruz também há informações confiáveis quando trata de biossegurança e reciclagem. Outra fonte que vale a pena a consulta é o site Ambientebrasil, maior portal de internet focado em meio ambiente do Brasil.
Por que as embalagens de papel podem ser uma opção melhor?
Com a proteção ao meio ambiente se tornando um assunto relevante para um maior número de pessoas, bem como a preocupação em contribuir para minimizar os impactos na natureza. Os clientes estão optando por quem oferece alternativas sustentáveis.
Dos diversos materiais que podem compor uma embalagem sustentável de delivery, o papel é o mais comum, uma vez que seu tempo de decomposição é baixo, principalmente em relação ao plástico e ao alumínio. Isso facilita sua reciclagem. Ainda, recipientes de papel são extremamente funcionais, seguros, baratos e não causam contaminação dos alimentos que acondicionam.
A preocupação com o tempo de decomposição das embalagens de delivery é um tema atual para donos de restaurantes, pois se trata de uma exigência dos clientes. Opções de papel são uma solução simples e eficaz.
Para ajudar seu restaurante, a Scuadra oferece embalagens produzidas em papel que são 100% recicláveis. Com design inovador, elas têm trava de fechamento seladas, vão ao freezer e ao micro-ondas, mantêm a temperatura e garantem a segurança para o cliente final.
E você, tem o interesse em promover, na prática, o consumo consciente? Então conheça a campanha, da parceira Ajinomoto, #AmoComidaEoMeioAmbiente.
Essa iniciativa e preocupação da Ajinomoto Food Service em fomentar ações sustentáveis e democratizar o acesso às embalagens sofisticadas e de alta qualidade é uma campanha em parceria com a Scuadra para que você possa comprar suas caixinhas Scuadra In Box® personalizadas com o design da campanha #AmoComidaEoMeioAmbiente e com condições especiais. Acesse o botão abaixo e fale com o nosso atendimento, de segunda à sexta das 07h15 às 17h.