O take away, ou pegue e leve, foi uma das modalidades que se popularizou na pandemia de COVID-19 para atender as demandas de distanciamento social impostas. Longe de ser uma novidade, essa já era uma opção disponível, mas pouco usada.
Para proprietários de negócios do ramo alimentício trata-se de uma possibilidade viável para aumentar as vendas para além da capacidade do salão, sem perder na qualidade dos produtos e da experiência.
Confira como funciona esse sistema e quais cuidados tomar ao aplicá-lo para entregar o melhor para seus clientes!
O que é o sistema take away?
O sistema take away é um modelo operacional de logística de consumo para restaurantes. Na prática, o cliente tanto pode ir até a sede do empreendimento alimentício para fazer o pedido e pagar, quanto usar um canal de comunicação ou vendas para isso. Porém, a retirada da refeição, já acomodada em uma embalagem para viagem, deve ocorrer diretamente no balcão.
Apesar de não ser um conceito novo, cuja expressão em inglês é posterior ao seu surgimento, essa ideia ganhou força com a pandemia de COVID-19 e se manteve popular por responder à necessidade de agilidade que a rotina atual apresenta.
Quais são as diferenças de take away para drive-thru e delivery?
Para diferenciar o take away, do drive-thru e do delivery é preciso observar 3 aspectos principais: pedido, retirada ou entrega e pagamento. Como o funcionamento do take away já foi explicado, que tal compará-lo aos demais?
Para começar o drive-thru, que também conta com a retirada no local. A principal diferença é que o cliente faz tudo de dentro do carro. Ele se dirige até o espaço onde está o atendente, pede, paga e espera a refeição ficar pronta.
Se são produtos de rápido preparo, o comprador vai imediatamente ao local de entrega. Quando é necessário um tempo para a confecção da solicitação, ele é orientado a estacionar em uma área específica na qual receberá o que adquiriu.
Já o delivery se distingue pelo estabelecimento levar o que foi pedido até o lugar indicado pelo consumidor, dentro do área de atendimento, que pode ter feito a solicitação e o pagamento via telefone, aplicativos de mensagens ou plataformas de vendas online, sem sair de casa.
Quando é vantajoso aplicar o take away no estabelecimento?
O take away não exige o mesmo espaço que o drive-thru nem a contratação de entregadores como o delivery. Dessa forma, é um meio econômico de aumentar as vendas para além da capacidade do ambiente físico.
Mais que atender aquele público que prefere a comodidade de comer em casa, se seu restaurante atinge a lotação máxima com frequência e você tem limites financeiros para adotar outras alternativas, essa é a solução.
Já a agilidade até a entrega otimiza o atendimento e agrada ao cliente, tornando-o ideal para quem não quer descuidar do atendimento. Ainda, o amplo controle possível reduz a ocorrência de erros nos pedidos.
Como começar a aplicar o take away em um restaurante?
O primeiro passo para garantir que o take away funcione da melhor maneira possível é ter um colaborador direcionado para sua operação. A organização dos processos e da área em que a separação é feita ficam sob a responsabilidade desse funcionário, evitando que os pedidos se misturem.
Um cuidado importante é a estrutura, incluindo a disponibilidade de ingredientes para responder a essa ampliação nas vendas. As embalagens são outro item que não pode faltar. Além disso, elas precisam ser adequadas para o transporte do tipo de alimento que o restaurante produz.
Nesse sentido, a Scuadra oferece diversos modelos de travas, visando evitar vazamentos, e múltiplas formatações de divisórias, assegurando o melhor acondicionamento. Tudo isso dentro das normas da ANVISA e em material reciclável que vai do freezer ao micro-ondas.
Como visto, o take away é um modelo que permite expandir os negócios sem um grande investimento, aumentando as vendas ao mesmo tempo que mantém a qualidade dos pedidos e dos serviços. Mas é importante que os seus clientes saibam que você oferece o take away e para isto é importante algumas ações de marketing para que isto aconteça.
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