Ao abrir um restaurante, muitas coisas devem ser levadas em consideração para gerar um produto de qualidade e fidelizar o cliente: qualidade dos produtos, logística de fornecimento de matérias-primas, qualidade do atendimento, preço competitivo, etc. Entretanto, um fator que passa despercebido por muitos gestores é a embalagem dos seus produtos.
Uma embalagem bem planejada pode ser um grande diferencial para o seu negócio, significando não apenas um impacto visual maior, mas também ajudando a captar novos clientes.
Se você quer saber como uma boa embalagem pode ajudar o crescimento do seu negócio, acompanhe este artigo e descubra como uma consultoria em embalagens pode ser um divisor de águas na vida da sua empresa.
O que é consultoria em embalagens?
Uma consultoria em embalagens, como o nome indica, é o serviço prestado por uma empresa para ajudar terceiros a desenvolverem as melhores embalagens para seus produtos.
Entretanto, apesar de parecer simples, o trabalho da consultoria vai muito além da simples elaboração de logos e seleção de cores. Uma consultoria de qualidade desenvolve embalagens levando em consideração todos os aspectos do seu negócio.
Assim, se você deseja dar mais sustentabilidade à sua empresa, a consultoria vai elaborar protótipos que usem menos materiais e dará preferência a matérias-primas recicláveis e de fontes sustentáveis.
Se o seu produto requer alguns cuidados no transporte, proteção contra choques físicos ou mudanças de temperatura, a embalagem desenvolvida também levará em conta esses fatores.
Como uma boa embalagem pode ajudar meu negócio?
Uma boa embalagem transcende e antecipa a qualidade dos produtos em seu interior. Um exemplo clássico dessa capacidade são as embalagens de relógios. Relógios mais simples costumam vir em embalagens igualmente simples, sem muito cuidado. Já os relógios de luxo são vendidos em embalagens de materiais nobres, com design bem pensado, que visam extrapolar as qualidades do produto, sendo um material de branding por si só.
Embalagem e marketing
Assim, uma boa embalagem vai muito além das funções óbvias de proteger e transportar produtos, tornando-se, ela mesma, um meio de propaganda, que destacará seu produto diante da variedade crescente à disposição do consumidor.
Pense, por exemplo, na icônica garrafa de Coca-Cola. Com seu formato único, ela se torna muito mais que um mero recipiente, passa a ganhar uma finalidade em si mesma, sendo capaz de identificar o produto, mesmo quando o rótulo não está visível ou está em outro idioma.
Embalagens para delivery
Se seu restaurante trabalha com serviços de delivery, torna-se fundamental investir em uma embalagem de qualidade que, além de preservar o sabor e a temperatura dos alimentos no caminho até os clientes, também anuncie de forma positiva sua marca para as pessoas durante todo o trajeto, despertando nelas a curiosidade e o desejo de conhecer o seu produto.
Como criar identidade com uma embalagem?
Ao definir a embalagem ideal para o seu negócio, a consultoria também faz um amplo estudo de como essa embalagem impacta os clientes, analisando padrões de cores, materiais, tamanho e forma da embalagem.
Constrói-se, dessa forma, uma identidade visual poderosa, pensada em todos os aspectos para atrair e fidelizar clientes, transmitindo os valores positivos da sua marca antes mesmo que as pessoas possam provar o seu produto.
Como visto, uma consultoria em embalagens é essencial para destacar os diferenciais de seu negócio, auxiliando no fortalecimento da sua marca, na atração e fidelização de clientes.
E você, conhecia a consultoria em embalagens? Já pensou em contratar alguma? Se você ficou curioso sobre como esse processo acontece e quer saber mais a respeito dos benefícios que ele pode trazer para o seu restaurante, entre em contato conosco! Será um prazer fazer parte da história da sua empresa.