Você sabia que a satisfação do cliente é um dos principais aspecto para o sucesso de um negócio? E como avaliar isso? É possível melhorar a gestão por meio das análises dos consumidores?
Para respondermos a essas indagações, elaboramos este post com boas orientações. Quer melhorar os resultados em seu restaurante? Então, venha conosco!
Saiba como medir a satisfação do cliente
Antigamente, quando um cliente ficava irritado com um problema na entrega de uma refeição, logo ligava no restaurante ou lanchonete para reclamar.
Muita gente ainda liga hoje em dia, mas a prática mais comum é disparar toda a raiva em postagens nas redes sociais. Aí, o resultado pode ser desastroso para a imagem do seu estabelecimento.
Para evitar que isso aconteça, nada melhor do que sempre investir em canais de comunicação que deem voz aos seus clientes e ajudem a solucionar as demandas apresentadas.
Mas, como saber o que precisa melhorar e os aspectos que estão indo bem? Uma boa dica é entender como os consumidores estão enxergando sua empresa e os serviços prestados, como mostraremos agora.
Faça pesquisa de satisfação
Pesquisas de satisfação ajudam imensamente nas tomadas de decisões. Com os resultados, é possível agir de acordo com as expectativas dos clientes.
Portanto, as métricas auxiliam na melhoria dos resultados. Por exemplo, se seu restaurante está atrasando as entregas, os dados mostrarão que é necessária a contratação de mais um motoboy.
Se a reclamação é sobre o molho que sempre cai dentro das marmitas, uma embalagem mais resistente e feita exclusivamente para esse tipo de transporte pode resolver.
Assim, as pesquisas de satisfação são um norte para você sempre melhorar os serviços e produtos, além de encontrar inovações que reflitam em novos clientes e fidelização dos já existentes.
Entenda o que os clientes esperam
Esse tópico também faz referência aos resultados de uma pesquisa. Ao ouvir seus clientes, será possível saber o que eles querem e como avaliam seu restaurante.
Nesse quesito, tenha sempre canais de comunicação acessíveis e abertos ao diálogo. Pode ser um espaço para sugestões em seu site ou redes sociais.
Busque sempre responder a todos os questionamentos, críticas e elogios sejam de clientes, fornecedores ou parceiros. Dessa maneira, o nível de satisfação aumentará consideravelmente, pois a experiência do consumidor será incrível.
Peça feedbacks
Como dissemos, dar voz aos seus clientes é fundamental ao sucesso de um restaurante. Afinal, a opinião deles é um termômetro das suas ações.
Inclusive, as ideias dos consumidores podem ser úteis em determinada mudança ou, até mesmo, na descoberta de um novo nicho de mercado.
Com abertura para receber sugestões, o relacionamento se estreitará, formando um elo positivo no sucesso do seu restaurante.
Descubra a importância da satisfação do cliente
Mantendo a satisfação do cliente, seu restaurante sempre terá uma frequência no movimento, inclusive com mais entregas. Isso porque a experiência é extremamente valorizada pelas pessoas e supera, até mesmo, os valores dos pratos.
Afinal, muita gente desiste de fazer pedidos em determinados estabelecimentos com valores inferiores da concorrência justamente para evitar problemas, como atrasos ou queda na temperatura do alimento.
Portanto, a satisfação do cliente deve sempre ser uma prioridade para seu negócio ganhar competitividade e sempre ser lembrado.
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