Apresentando um diferencial para quem busca mais qualidade, praticidade e economia no dia a dia, as embalagens inteligentes prometem trazer cada vez mais inovação, por meio de soluções criativas que podem mudar a forma como consumimos.
Quer saber o que são, para que servem e quais os principais ganhos que esse tipo de recipiente pode trazer para as indústrias do setor alimentício e para os consumidores? Acompanhe este post até o final e fique por dentro do assunto!
O que são e para que servem as embalagens inteligentes?
As embalagens inteligentes são recipientes modernos que oferecem proteção à comida e ainda orientam os clientes acerca das condições de consumo.
Além de informar sobre a qualidade do que é comprado, esses acondicionadores possuem propriedades para manter frutas, verduras e carnes mais frescas.
Imagine só poder identificar o frescor de uma hortaliça por meio de embalagens que mudam de cor, indicando se o alimento poderá ou não ser servido em um jantar em família. Fantástico, não é mesmo?
Quais são as vantagens na utilização das embalagens inteligentes?
1. Sensores que indicam as condições de consumo
Em um futuro não muito distante, poderemos encontrar, com facilidade, embalagens que apontem, por meio de sensores, o grau de amadurecimento de hortifrutíferos, frios e carnes. Essa será mais uma garantia para que o cliente adquira mantimentos mais frescos para servir refeições saborosas e de qualidade.
2. Recipientes para evitar o desperdício
Deformações causadas por impactos podem comprometer a integridade de alguns alimentos, sendo de suma importância que as embalagens indiquem se o produto deverá ou não ser descartado, sem a possibilidade de aproveitamento.
Com as embalagens inteligentes não haverá tanta necessidade de manuseio pelo comprador, fator que muitas vezes faz com que a qualidade de frutas e verduras seja comprometida.
3. Indicadores precisos de validade
A maioria dos consumidores utilizam a data de vencimento descrita nas embalagens como um indicador final para saber se o produto poderá ou não ser consumido, no entanto muitos alimentos podem ser aproveitados com a utilização de indicadores mais precisos, inseridos nas embalagens inteligentes.
4. Conservação apropriada
As embalagens ativas auxiliam na preservação da comida, pela emanação de substâncias protetoras ou até mesmo introduzindo absorventes de oxigênio nas embalagens (que possuem muito mais eficácia na conservação do que os produtos embalados a vácuo).
5. Embalagens sustentáveis
As embalagens inteligentes têm como objetivo principal a conservação, proporcionando a frescura de carnes, frutas e verduras, porém seus benefícios vão mais além do que se possa imaginar. Esses recipientes apresentam mais flexibilidade, permitindo uma prática mais sustentável pela reciclagem de seus materiais biodegradáveis.
Como elas podem garantir mais saúde aos consumidores?
Oferecendo vantagens, tanto para o dia a dia quanto para o bolso do consumidor, as embalagens inteligentes ainda oferecerão informações relevantes que possibilitem ao cliente saber detalhes sobre valores calóricos ou, até mesmo, componentes que possam causar algum tipo de alergia.
Futuro promissor
Sabemos que as embalagens inteligentes não são tão comuns no mercado atual e que ainda tem-se um longo caminho no desenvolvimento desta tecnologia. Não temos dúvidas que a modernidade também irá se refletir no setor de embalagem.
A criação de embalagens inteligentes faz parte de estudos dirigidos pela equipe do Laboratório de Engenharia de Alimentos da Escola Politécnica da USP. O objetivo é, além de criar um material sustentável, agregar algum tipo de funcionalidade à embalagem.
Então, caro leitor? Qual a sua opinião sobre a disponibilização das embalagens inteligentes nas indústrias e supermercados? Você entende viável este tipo de tecnologia? Deixe seu comentário no post ou tire suas dúvidas sobre o artigo.