Aquele velho ditado de que a primeira impressão é a que fica é verdadeiro para o varejo. É a apresentação do ponto de venda que pode fazer a diferença entre a conversão de uma despretensiosa olhadela do cliente em venda ou em marketing negativo. Um estudo recente do Sebrae São Paulo mostrou que ambientes convidativos, que usavam corretamente as técnicas de merchandising, conseguiam aumentar as vendas 12% e 40%.
Os cuidados com a fachada do seu estabelecimento comercial, portanto, têm grandes chances de trazer retornos financeiros. No entanto, é preciso cuidado para não errar e afugentar os clientes. Quer entender como ter um ponto de venda atraente e eficiente? Então confira estas dicas:
1. Esteja onde os clientes estão!
Parece óbvio, mas muitos varejos acabam fechando simplesmente porque estão fora da rota e das vistas de seu público-alvo. Pergunte-se: quem é o seu maior cliente em potencial? Seu ponto de venda está em local de grande circulação desse público?
Por exemplo: você tem uma loja de brinquedos. No entanto, seu ponto de venda é em um prédio comercial, cercado por empreendimentos adultos, com baixíssima circulação de crianças. Ali, suas chances de venda são muito menores do que se você colocasse a mesma loja ao lado de uma escola.
2. O visual é a alma do negócio
Nada terá mais poder de atrair um cliente do que uma vitrine bonita. Invista na montagem das suas com opções de texturas, formatos e cores, além de uma marca atraente. Mas, atenção: o resultado deve ser agradável, por isso procure sempre harmonizar cores quentes e frias, adotar dois ou três tons principais e deixar os itens principais na altura dos olhos do cliente para atrair sua atenção.
3. A limpeza é um aliado
Mantenha a porta de entrada e as vitrines sempre impecavelmente limpas e bem iluminadas. Investir em um perfume ambiente leve, sem exageros, também pode ser uma boa pedida. Essas características produzirão sensação de conforto nos clientes, que se sentirão atraídos a entrar e permanecer na loja. Ambientes escuros e sujos, definitivamente, espantam as pessoas.
4. Adote temas para decoração e promoções
Aguce a curiosidade do seu cliente utilizando-se de temas que estão na moda. Aproveite símbolos de séries, livros, personagens, games, ídolos da música ou astros de TV queridinhos de seu público-alvo para atrelar a eles promoções e usar tudo como elemento decorativo.
Quanto menos óbvio melhor. A criatividade certamente chamará a atenção da clientela.
5. Mude tudo sempre
Lembre-se de que seu ponto de venda pode facilmente entrar na monotonia da paisagem urbana e passar despercebido pelos olhos de compradores potenciais. Por isso, inove. Periodicamente, mude tudo nas vitrines, aposte em novos produtos e cores, adote banners diferenciados de promoção.
Seu ponto de venda tem que ser instigante ao olhar, nunca deixe que ele simplesmente entre na rotina de quem passa por ali. A cada nova estratégia, verifique o retorno: obteve mais clientes com essa vitrine do que com a anterior? O que pode ter agradado? Assim você gera conhecimento para ser aplicado futuramente.
Quer saber mais sobre como tornar sua marca mais conhecida e valorizada e aumentar a quantidade de clientes?