Os passos para reduzir o turnover no restaurante devem estar conectados aos motivos que levam os membros da equipe a se desligarem da empresa. Assim, é possível criar estratégias preventivas de retenção.
Manter bons profissionais no restaurante ajuda a equilibrar a rotina, mas o turnover, com a saída repentina de funcionários, pode acarretar a perda de eficiência, a redução do ritmo de trabalho e, consequentemente, o mau posicionamento no mercado.
O objetivo deste post é mostrar a importância de reduzir a rotatividade de funcionários no restaurante e apresentar 4 dicas de boas práticas que podem ajudar você a manter um time motivado e engajado! Acompanhe.
O que é turnover?
O turnover é um indicador que mede a rotatividade de funcionários em uma empresa. São muitos os motivos que levam os profissionais à decisão de desligamento. Eles podem envolver questões pessoais ou a insatisfação com o negócio.
As empresas sofrem quando precisam lidar com a perda de um profissional diferenciado, que fará falta na rotina diária. O mesmo acontece em restaurantes, quando o atendimento às demandas e aos clientes fica comprometido pela redução da equipe.
Qual a importância de reduzir o turnover na empresa?
Um dos primeiros impactos que o restaurante sente com o turnover é a quebra do bom ritmo de trabalho, seguido de um reflexo financeiro negativo, pois o desligamento de um funcionário gera custos.
Reduzir o turnover, no caso de restaurantes, deve ter foco principal na qualidade e excelência do atendimento ao cliente. Como o segmento depende exclusivamente da satisfação do consumidor para se manter ativo, reter bons profissionais faz toda a diferença.
Imagine que seu restaurante esteja indo muito bem, com elogios dos clientes sobre o cardápio, a qualidade da comida e do atendimento — se você perder, ao mesmo tempo, aquele bom cozinheiro e um atendente da linha de frente, verá seu negócio em grande risco.
O que fazer para evitar o turnover?
Confira essas 4 dicas que trouxemos para você!
1. Melhorar o processo de contratação
Muitas vezes o erro da rotatividade de funcionários está no processo de contratação. É preciso observar os perfis dos candidatos e se há uma conexão direta com o tipo de trabalho que o restaurante desenvolve.
É fundamental que, além de ter competências e habilidades técnicas, o candidato tenha disposição para trabalhar nos finais de semana e atender ao cliente sempre com um tom amigável e positivo. Faça perguntas sobre hábitos e preferências e compare as respostas com a cultura do seu restaurante.
Para otimizar o processo de contratação é importante obter ajuda especializada, o que fará toda a diferença.
2. Ter uma equipe de liderança capacitada para lidar com pessoas
Nem sempre um profissional com boa formação e experiência com liderança de equipes tem habilidades para lidar com pessoas. O tratamento colaborativo de um líder faz toda a diferença na hora de fazer cobranças à equipe.
Tenha um time de gestão de equipe que vai somar junto com os seus colaboradores e executar algumas tarefas se for preciso. O melhor líder é o que faz do exemplo sua grande arma de engajamento.
3. Investir em treinamentos e desenvolvimento profissional
Treinar a equipe é fundamental para manter o padrão de trabalho e, acima de tudo, fazer com que o funcionário se sinta importante para a empresa, sabendo que ela se interessa em investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
4. Fornecer um ambiente agradável de trabalhar
Uma atmosfera que estimule o trabalho em equipe e que coloque o funcionário como personagem principal, e não um mero coadjuvante, tende a criar vínculos duradouros. Sabemos que a maior parte do tempo da vida, passamos no ambiente de trabalho.
É fundamental que, para reduzir o turnover em restaurante, os profissionais desenvolvam laços afetivos e de pertencimento com a cultura e a razão de ser do seu negócio.
Ninguém é insubstituível, mas em se tratando de restaurantes, há uma personalização percebida pelo cliente que resulta do trabalho da equipe, das preferências gastronômicas e da constância de um time. Todo esse processo ajuda a manter o atendimento e a produção de comidas com a melhor qualidade possível.
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