Ter uma estratégia de negócios é um dos pilares mais importantes para quem deseja se manter ativo no mercado, mesmo em meio a crises e períodos de instabilidade. Atrair clientes e manter a lucratividade é uma tarefa difícil, mas que pode ser desenvolvida a partir do estabelecimento de novas ações, responsáveis por nortear toda a conduta da empresa.
Investir em promoções diferenciadas, criar o plano do negócio e ficar atento ao planejamento estratégico são algumas opções para aumentar o faturamento da empresa. Mas como fazer isso na prática?
Neste artigo você poderá acompanhar o passo a passo de como fazer uma estratégia de negócio específica para a sua empresa, garantindo seu fluxo de negociações e fechamentos mensais. Por isso, continue lendo!
O que é estratégia de negócio?
Estratégia nada mais é do que definir, dentro da organização, quais são os principais objetivos e metas a serem alcançados em determinado espaço de tempo. Além disso, também é o meio de definir quais ações e recursos estarão disponíveis para tal cumprimento.
Já por estratégia de negócios entende-se uma adaptação das estratégias militares, aplicadas pelos governos a fim de vencer a guerra e extremamente detalhistas a fim de não dar chances para o inimigo.
Em um mercado altamente acirrado e competitivo essa adaptação caiu muito bem, não é mesmo?
Qual a melhor estratégia de negócios para minha empresa?
As estratégias de negócios podem ser implantadas de diferentes modos e isto porque devem levar em conta o perfil único da empresa.
Uma solução estratégica que deu muito certo em uma organização nem sempre obterá bons resultados em outra, por isso a necessidade de trabalhar no estabelecimento de ações específicas para cada tipo de negócio.
Se você quer saber qual a melhor maneira de movimentar sua empresa, desenvolvendo estratégias de negócio para ela, veja os 3 passos elencados logo abaixo. Com eles, o gestor terá uma ampla visão da organização, definindo as ações de modo a suprir todas as necessidades individuais da empresa.
3 passos para estabelecer estratégia de negócios
1. Definição do planejamento estratégico
Impreterivelmente, o primeiro passo para trabalhar no estabelecimento de estratégias dentro da empresa é pensar em todo o seu planejamento. Uma ferramenta muito útil para auxiliar nesta etapa é o Plano de negócios.
Este documento deve ser completo e levar em conta todos os dados e informações pertinentes ao ambiente interno e externo da empresa. Essencial para um negócio que está começando, pode ser feito ou revisto pelas organizações que já estão ativas!
Veja alguns dos tópicos que devem ser abordados no plano de negócios da empresa:
Definição da missão e da visão
Definir qual é a missão da empresa, bem como sua visão e principais objetivos é um dos passos mais importantes quando trabalhamos com estratégias de negócio, afinal, eles são responsáveis por ditar a conduta que a organização assumirá em seu dia a dia.
É por isso que a missão deve sempre responder qual é o motivo da existência do negócio, enquanto a visão define como a empresa deseja ser vista dentro de alguns anos.
Análise de mercado
Outro tópico importantíssimo do plano de negócios é a análise de mercado. Quem são os concorrentes diretos e indiretos da empresa? Quem são os clientes potenciais que podem vir a comercializar com o negócio?
Dentro deste item, é possível usar a análise SWOT para uma melhor compreensão de quais são as maiores oportunidades e ameaças vindas do mercado.
Relação custo x benefício do produto ou serviço
Ainda neste documento, é interessante refletir sobre o posicionamento do produto, ou serviço, oferecido pela empresa dentro do mercado a que estará ligado.
É preciso, também, considerar o perfil do consumidor e avaliar se os benefícios da mercadoria estão condizentes com seu preço. Os clientes estarão dispostos a pagar pelo que a empresa está comercializando?
Aproveite para conferir o modelo de Plano de Negócios completo disponibilizado pelo SEBRAE!
2. Diagnóstico preciso das necessidades do negócio
O segundo passo decisivo para a definição de estratégia de negócios é a elaboração de um diagnóstico preciso que apresente todas as necessidades que estão sendo enfrentadas pela empresa.
Por exemplo, com a atual crise econômica brasileira tornou-se evidente a retração dos números brutos e líquidos da empresa e infelizmente, graças a isso, milhares de vagas de trabalho foram fechadas. Esta é uma realidade em seu negócio?
Quais os problemas que a sua empresa vem passando? A diminuição da receita é fruto de um fluxo menor de clientes entrando e saindo da organização ou deve-se aos gastos evidentemente menores dos clientes de cartela?
Quanto melhor definido o porquê da estratégia, maiores as chances dela alcançar seu objetivo.
Após identificar cada um dos problemas, é preciso ir além. Entender e explicar porque eles estão acontecendo dentro do ambiente organizacional é uma tarefa importante e que requer atenção!
3. Alinhamento de ações promocionais
Por fim, chegamos ao último passo apresentado por este artigo: a definição e o alinhamento das ações promocionais frente a tudo o que foi levantado e apontado nas etapas anteriores!
Quais são os objetivos da sua campanha? Atrair novos consumidores, incentivar clientes a se fidelizarem na empresa ou diferenciar sua marca de seus concorrentes?
Alinhe o perfil da empresa ao que foi observado sobre o comportamento do público consumidor e desenvolva ações que possam ressaltar o melhor de cada uma das partes!
Destaque os objetivos gerais e específicos da campanha, justifique o porquê de sua realização e determine qual o público-alvo. Aproveite para considerar neste balanço as tendências do mercado também.
Por exemplo, na área do comércio varejista é possível investir em ações promocionais que incentivem o cliente a comprar kits. Para isto você pode montá-los em embalagens diferenciadas daquelas comumente vistas no mercado. É uma opção interessante principalmente para épocas festivas!
Veja também como planejar uma promoção de vendas e aprimore a capacidade da empresa de desenvolver estratégias de negócios!
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Parabéns pelo conteúdo, muito bom!