Para quem quer saber como abrir uma confeitaria, o primeiro passo é entender que investir em seu próprio negócio requer um bom plano, entre outros cuidados, a fim de garantir o sucesso em todas as áreas. Afinal, deixar algum detalhe esquecido, mesmo uma simples embalagem para bolo, pode atrapalhar o resultado que a sua empresa poderia ter.
Visto isso, você deve começar analisando tudo o que é essencial e que merece atenção para apostar em uma confeitaria. Não basta adquirir um conhecimento básico, é preciso correr atrás de aumentar seu entendimento no assunto e, é claro, aplicá-lo com ajuda de uma lista de checagem, anotações e documentos.
Quer saber por onde começar a abertura do seu negócio no ramo alimentício? Continue acompanhando a leitura para conferir o passo a passo preparamos para você!
1. Faça um plano de negócios
Não importa o tipo de estabelecimento que você deseja abrir, ter um plano de negócios e um bom planejamento é parte essencial, e que deve se adequar às suas ideias para o investimento. Esse documento se trata de uma descrição sobre o seu propósito com a confeitaria.
Nele devem constar seus objetivos e formas que usará para alcançá-los, de maneira a diminuir problemas e riscos. O ideal é que ele apresente informações sobre os produtos que você pretende oferecer, mercado de alimentação, principais concorrentes que sua marca terá, público consumidor etc.
2. Encontre um bom ponto comercial
Uma vez estabelecidas as estratégias no plano de negócios, é chegada a hora de escolher um bom ponto comercial. Essa parte vai além de encontrar um local com um preço e tamanho adequados para o seu investimento.
O ponto comercial também deve levar em consideração os clientes da região, se você precisará pegar transporte, possibilidade de ter um estacionamento para clientes e funcionários… Todos esses detalhes impactam na escolha de um local adequado e são muito importantes. Afinal, essa é uma das escolhas mais complicadas de mudar posteriormente.
3. Escolha uma especialidade
Pense nos restaurantes e estabelecimentos que você frequenta e admira. Já percebeu que a maioria tem uma especialidade ou um foco de vendas, destacando-se? O ideal é que a sua confeitaria também apresente algo semelhante.
Se a ideia é uma confeitaria de alto padrão, não deixe de considerar embalagens adequadas que mantenham o estilo.
Pode ser desde uma receita especial do chef até algum diferencial em relação ao atendimento, local etc. O importante é ter algo que desperte a atenção dos consumidores e vire uma marca registrada da sua confeitaria.
4. Levante o investimento inicial necessário
Tendo feito o plano de negócios e analisado seus passos para a abertura da confeitaria, é hora de levantar o valor do investimento que será necessário inicialmente. É preciso colocar tudo no papel: equipamentos, aluguel, contas, motoboy, funcionários, matéria-prima etc. Certifique-se de que não esqueceu nada e planeje a abertura com base nesses dados!
Viu só como abrir uma confeitaria é semelhante a qualquer outro investimento na área da alimentação? Contudo, não se esqueça de ir além do nosso passo a passo ao apostar em embalagens boas para vender os bolos e sobremesas, fazer delivery dos produtos, entre outras ideias para bombar o seu negócio!
Gostou de descobrir as etapas para montar a sua confeitaria sem erros? Aproveite também para conferir como ter um delivery mais completo com embalagens de papel para sobremesas!