Para diversos restaurantes, reformular embalagens pode ser o central convite para venda, ainda mais quando o serviço de delivery também é fornecido. Uma embalagem notável, que conserve o produto, cores vistosas e assegure a excelência da experiência do cliente com a marca é um fiel termômetro nesse mercado, pois auxilia na compreensão negativa ou positiva do próprio alimento contido nela.
Primeiramente, ao criar ou reformular a embalagem do seu estabelecimento de alimentação é preciso observar uma série de características que, além de conservar o alimento, proporcione praticidade e uma boa experiência de uso ao cliente.
Continue lendo o post e saiba como reformular suas embalagens de forma eficaz!
Qual o momento de reformular embalagens?
Há momentos oportunos que servem de gatilho para reformular embalagens e despertar o interesse de clientes. Confira!
Mudança no branding
A gestão de um restaurante atua por meio do planejamento estratégico, das decisões que toma e da forma como direciona, avalia e delega setores e operações. Então, um novo estilo de gestão pode acompanhar uma nova definição de rumos do empreendimento. Esse é um planejamento executado com mudanças operacionais, ganho de fatia de mercado, adição ou alteração de produtos ou serviços, nova estratégia de marketing e demais ações.
Nisso, o papel do rebranding é transmitir essa reinvenção interna e externamente, com suas virtudes e com a comunicação que os gestores enxergam como adequada para o momento e as novas ações. Além da gerência e estratégia empresarial, a necessidade pode se estender ao logotipo e slogan por questões de nomenclatura, além das alterações em princípios, missão e comunicação.
Embalagem ultrapassada
Se o design da sua embalagem já está passado, batido, desatualizado, de modo que dificulte visualização, leitura e memorização, talvez seja o momento para dar um upgrade nela. Esse processo pode envolver novas cores, novos traços, criação de mascote, podendo ou não manter a essência original. Depende da imagem que você quer mudar e o que deseja manter do visual anterior.
Falta de presença
Se sua embalagem não transmite mais ou nunca transmitiu bem o real posicionamento que seu restaurante deseja passar, talvez seja um bom momento para se fazer mais presente, desde uma marca mais notável na entrega de fast-food por delivery até uma forte ideia associada ao seu nome na mente do consumidor. Isso se faz com uma repaginada no design e campanhas publicitárias relevantes.
Falta de competitividade
Os concorrentes podem passar à frente da sua empresa por causa de problemas com os seus produtos e serviços ou com as operações ou vendas. Pode ser que um marketing não efetivo ou preços não competitivos também ocasionem isso.
Quando uma organização não transmite seu potencial e suas virtudes corretamente, ou não se comunica como deveria, dá espaço a más interpretações e ainda mais espaço para os resultados das ações de branding da concorrência proliferarem.
Empresas que não firmam um posicionamento frente a questões não ligadas a operações e lucros, como relações trabalhistas e responsabilidades socioambientais, deixam margem a desconfianças, dependendo do mercado de atuação.
Em resumo, reformular embalagens pode gerar um novo fôlego aos negócios. No entanto, lembre-se que é preciso sempre ter cautela e procurar os profissionais certos para guiar o caminho no que diz respeito a sua marca.