O crescente interesse do público pelas cervejas artesanais, nos últimos anos, já demonstrou que não estamos falando de uma tendência momentânea: as cervejas especiais chegaram para ficar e os rótulos para cervejas artesanais merecem atenção!
Muitos restaurantes, entretanto, encontram dificuldades na hora de escolher os rótulos de cervejas artesanais que vão compor a sua carta. Deve-se priorizar as nacionais ou as importadas? O serviço desse tipo de produto requer algum cuidado especial? Como chamar a atenção dos clientes para essas cervejas?
Acompanhe-nos ao longo deste post e saiba como montar o portfólio de cervejas certo para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.
Produto com público cativo
Em 2017, o Brasil alcançou a marca histórica de 679 cervejarias espalhadas em todo o território nacional, tornando-se o terceiro maior mercado consumidor de cervejas do mundo.
Aproveitando o histórico nacional de consumo de cerveja, grandemente amparado pelo clima tropical e pela oferta de bebidas baratas no mercado, as cervejas artesanais surgem como uma alternativa para quem não quer a formalidade do vinho e também não aceita mais produtos de qualidade inferior.
Assim, com a chegada de rótulos nacionais e importados de qualidade superior, alguns fazendo frente inclusive a vinhos de bom nome, o público apreciador de cervejas se sente cada vez mais à vontade para pedir sua bebida favorita em restaurantes e mesmo escolher onde vai comer com base na carta de cervejas da casa.
Montagem do mix de produtos
Assim como ocorre com uma carta de vinhos, existem rótulos de cervejas artesanais de qualidade em praticamente todo o mundo. Desde as tradicionais alemãs até as modernas americanas, cada uma tem características próprias, mais ou menos inovadoras.
Diante de tanta variedade, é importante ter em mente um princípio fundamental: a sua carta de cervejas deve ser pensada em função do seu cardápio. Desde saladas leves até queijos e sobremesas, certamente existe uma cerveja para cada prato do seu menu.
Oferecimento das cervejas
Uma das formas mais tradicionais de destacar as suas cervejas é por meio de sugestões de harmonização, indicando cervejas ideais para serem consumidas junto com cada prato do cardápio.
Outra técnica muito eficaz é a exposição dos rótulos. Procure deixar as cervejas à vista dos clientes, em local com boa visibilidade e bem iluminado. Assim, todos saberão que podem degustar cervejas diferenciadas no seu restaurante.
Investimento em rótulos de cervejas artesanais próprios
Uma tendência muito forte em países no exterior e que vem ganhando destaque em algumas capitais brasileiras é a dos chamados brewpubs. Um brewpub nada mais é que um bar que fabrica a sua própria cerveja, ali mesmo.
Além de ter a possibilidade de produzir um produto totalmente personalizado, que atenda às demandas específicas do seu público, produzir sua própria cerveja pode, por si só, atrair uma clientela muito maior de apaixonados pela bebida, diversificando o público-alvo.
Uso do nome do restaurante
Se você decidiu investir em uma cerveja própria, existe outro caminho que dispensa toda a burocracia e a logística de construir e operar uma microcervejaria. Você pode encomendar um rótulo a uma cervejaria já existente.
Comum no mundo dos vinhos, a prática de emprestar o nome a uma bebida que será comercializada apenas dentro da sua loja dá ao seu cliente um sentido de exclusividade: se ele quiser provar a sua cerveja, terá que ir ao seu restaurante.
Além disso, essa exclusividade desperta a curiosidade de novos clientes, que serão atraídos para a sua casa.
Como vimos, escolher rótulos de cervejas artesanais para o seu restaurante envolve muitos fatores, e você pode até mesmo optar por fazer a sua própria cerveja. O mais importante, entretanto, é proporcionar uma experiência de qualidade para os seus clientes.
Se quiser receber mais materiais como este, assine a nossa newsletter para ter conteúdo exclusivo e de qualidade pensado para você!