O uso cada vez mais recorrente dos aplicativos de delivery de alimentos traz muitas vantagens tanto para os consumidores quanto para as empresas, uma vez que garante praticidade e agilidade nos atendimentos. Porém, em razão do grande número de concorrentes é preciso se destacar para garantir a retenção de clientes.
Veja bem: os consumidores estão cada vez mais exigentes com relação ao atendimento, tempo de entrega, embalagens, entre outras questões. Quanto maior a quantidade de estabelecimentos competindo pelos usuários nos aplicativos, mais o seu terá que se destacar para garantir bons resultados.
Para fidelizar clientes, garantir a compra recorrente e aumentar os lucros vale conhecer os principais pontos que influenciam nisso. Quer descobrir quais são eles? Venha conferir!
Atendimento
Um atendimento personalizado e qualificado tem grande impacto na fidelização de clientes, afinal, ninguém quer ser mal recepcionado ao realizar qualquer compra. Problemas em questão de comunicação podem fazer com que os consumidores não desejem pedir delivery novamente no seu negócio em outros momentos.
Para garantir que isso não aconteça, é indispensável contratar pessoas educadas e com paciência para essa função, além de instruí-las sobre como proceder em situações como pedidos errados e recebimento de reclamações dos clientes. Sem falar na importância de sempre garantir que o alimento esteja de acordo com o solicitado pelo consumidor.
Produto em embalagens seguras e personalizadas
A importância das embalagens personalizadas é muito maior do que você imagina para aumentar os lucros e ter reconhecimento no mercado. Elas fazem toda a diferença para mostrar os cuidados com o pedido e reforçar a identidade visual da marca, mas vai muito além disso!
Embalagens seguras garantem que o pedido chegue inteiro e sem vazamentos na casa do cliente. Elas também contribuem para que o alimento chegue muito mais gostoso, visto que as ideais — personalizadas para cada produto e feitas de papel — conservam a temperatura da comida, não alteram sabor, entre outras vantagens.
Programas de fidelidade
Quando o mercado é bastante competitivo e os concorrentes estão à mesma altura do seu estabelecimento, é comum que o cliente fique em dúvida de onde pedir delivery. Em momentos como esse ter um diferencial é uma boa jogada para fazer com que optem por seu negócio.
Oferecer cupons de desconto para quem faz pedidos recorrentes é uma excelente alternativa para aumentar a retenção de clientes. Além disso, considere apostar em cartões de fidelidade para que o consumidor tenha direito a um pedido gratuito após determinada quantidade de compras no local.
Taxa de entrega
O preço é um dos fatores mais analisados durante uma compra, afinal, os clientes querem saber se o alimento vale a pena em relação ao valor e se não está muito acima dos concorrentes.
Por isso, não deixe de fazer pesquisa de mercado e analisar bem seus concorrentes, a fim de saber qual o preço médio não somente das taxas de entrega, mas também de cada produto vendido.
Não dá para negar que a retenção de clientes em seu estabelecimento faz total diferença para ter uma estratégia mais econômica, reforçar as vendas, aumentar a credibilidade no mercado, entre diversas outras vantagens. Então, conheça bem seu público-alvo para saber como tornar a experiência dele cada vez melhor para que os dois lados saiam ganhando.
Gostou de descobrir o que você pode fazer para manter os consumidores sempre fiéis ao seu estabelecimento? Não deixe de conferir 5 tendências do mercado de comida para delivery!