Os restaurantes pop-ups começaram como uma opção inovadora, caracterizando-se por instalações rápidas e pequenas, ideais para eventos. Essa forma de estabelecimento é uma tendência criada no início da década de 2000, em países como Austrália e Inglaterra. No Brasil, os tão conhecidos Food Trucks são um exemplo de sucesso de restaurante pop up.
Foi pensando nisso, que no artigo de hoje, elaboramos um guia rápido sobre essa modalidade. Ficou curioso? Então continue acompanhando e conheça mais sobre esses restaurantes que estão fazendo a cabeça do público e do mercado.
O que são os restaurantes pop ups?
Como dito anteriormente, essa nova tendência pode ser resumida como um restaurante temporário. Em alguns casos existe a ocupação de imóveis transitoriamente vagos, marquises cedidas por um período determinado, ocupações de áreas e saguões comerciais em horários alternativos, entre outros.
O maior diferencial dessa nova tendência é que os pratos servidos não se enquadram na categoria comida de rua, além do estabelecimento não ocupar um lugar fixo por tempo determinado, como um quiosque ou um trailer móvel. Outro ponto que o difere dos demais é que os pratos servidos fazem parte da alta gastronomia – contudo, não pode ser chamado de catering, afinal não funciona por encomendas ou buffet – buscando sempre inovar para cativar os consumidores.
Um restaurante pop up pode ser ideal para aquele investidor que deseja adquirir experiência, mas ainda não está se sentindo seguro para investir no modelo tradicional de restaurante. Além de ter custos reduzidos, sendo indicado também para jovens chefs e chefs renomados que buscam a oportunidade de testar novos pratos e atingir um novo público-alvo.
Qual é o case de sucesso mais famoso dos pop-ups?
A marca dessa nova tendência é a diversidade: pratos tradicionais com gostinho de tempero de vó, culinária mediterrânea mesclada com a asiática, pratos judaicos tradicionais com adaptações sofisticadas, entre várias outras inovações.
O que os pop-ups têm em comum é que funcionam como verdadeiras vitrines para jovens chefs cheio de talento que estão em busca de espaço no mundo da gastronomia. Seguindo essa linha, algumas empresas ganharam destaque, como é o caso da PokerStars, vinda do famoso site de poker online, sediado na Inglaterra, em que o pagamento pelos pratos é realizado por meio dos jogos de poker.
Mas como assim? Você pode se perguntar. Na verdade não é complicado: você joga as cartas para definir a quantia a ser paga por determinado prato. São três mãos para que, em seguida, você escolha o que preferir no menu de acordo com as fichas que tiver em mãos.
A boa notícia é que não há o risco de ter que pagar fortunas ou não conseguir comer nada devido ao valor dos pratos. Mesmo que você não domine o jogo, o valor máximo de cada prato completo é de 10 libras (algo em torno de 58 reais). No Brasil, essa moda está dando os primeiros passos, a começar por São Paulo, o que a torna uma aposta ainda melhor para quem deseja inovar antes que o boom tome conta do país.
E então, se interessou pelos restaurantes pop-ups? Então, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a entender um pouco mais sobre essa tendência?