À medida que o mundo se torna cada vez mais digital, muitos setores, incluindo o de restaurantes, estão buscando maneiras novas e inventivas de se destacar. Explorar o metaverso como nova oportunidade de marketing e crescimento é vital para se manter relevante e em contato com a base de clientes. E, por se tratar de um tópico bastante novo, trazemos para você uma ideia geral do futuro dos restaurantes no metaverso.
De antemão, saiba que restaurantes no metaverso não é apenas uma visão que está a 5 ou 10 anos de distância. Está aqui agora! Exemplo disto, é a rede Mc Donald’s que está entrando para o metaverso e já quer se garantir com marcas registradas da empresa no mundo virtual, onde irá instalar seus restaurantes.
O que é metaverso?
O metaverso é um termo um tanto amplo usado para descrever vários mundos potenciais que existem no cenário digital. Esses mundos digitais são essencialmente uma forma de realidade virtual. Desta forma, os usuários podem interagir de maneiras semelhantes ao que experimentariam no mundo real.
Dentro do metaverso, além de jogar ou viver vidas de fantasia, você também poderá fazer compras usando moeda digital ou NFTs. O metaverso também pode ser usado para experimentar algo que existe no mundo real, mas ao qual uma pessoa não tem acesso fácil – como visitar um restaurante distante.
Assim, o metaverso, pode se transformar em um canal no qual os clientes do restaurante irão interagir com marcas favoritas. Além disso, poderão sair com outros fãs da marca e talvez até comprar comidas favoritas.
Restaurantes no metaverso
Entre as redes de restaurantes no exterior que registraram marcas para ingressar no metaverso temos: Burger King, Panera, Next Level Burger, Bareburger, Yum Brands, Inspire Brands, Hooters, Panda Express, Bojangles, Wendy’s, Chipotle, Wingstop, McDonald’s, and Chick-fil-A.
Por aqui, no Brasil, o Outback aderiu ao metaverso e anunciou um jogo para salvar o seu restaurante virtual de ameaças. Outra novidade é o Meta Bar, localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Essa nova realidade traz ao ser humano a possibilidade de participar de um ambiente totalmente imersivo através da tecnologia, composto pela junção da Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Hologramas.
O que muda para restaurantes no Metaverso
Falar do futuro dos restaurantes no metaverso é encantador, haja vista que uma janela de possibilidades se abre. Desta forma, dentre as mudanças esperadas podemos destacar:
Marketplace
Os aplicativos não serão mais o principal canal de pedidos quando mais pessoas começarem a participar do metaverso. Empresas como iFood e Rappi precisarão repensar suas estratégias e se adequar à nova realidade.
Marketing
O metaverso oferece uma oportunidade para os profissionais de marketing e proprietários de restaurantes. Com o metaverso será possível alcançar seu público em um nível totalmente novo e em uma nova dimensão. Logo, este espaço expande a pegada digital dos clientes e fornece uma visão totalmente nova sobre suas ações e comportamentos. Alguns exemplos da atuação do marketing com o metaverso:
- As marcas poderão integrar a comida em experiências virtuais;
- Em vez do tradicional e-mail marketing, os restaurantes poderão recriar seu espaço físico no metaverso e convidar hóspedes de todo o mundo;
- O metaverso criará novas oportunidades para testar promoções e programas de fidelidade.
Reservas
Os clientes poderão fazer um rápido tour virtual antes de reservar a mesa específica que desejam. O preço será dinâmico para as melhores mesas.
Dark kitchens ou Ghost Kitchens
A ascensão do metaverso ajudará a preencher a lacuna entre as Dark kitchens e restaurantes por meio de uma maior interação com o cliente, tornando a Dark Kitchen uma opção mais popular. Assim, as “Ghost Kitchens” não serão mais ‘fantasmas. Por meio do metaverso, o cliente poderá se conectar com a preparação e o ambiente em que a comida é feita, em vez de apenas receber um “pacote desconhecido”.
QR Codes
O QR Code, será muito mais que um cardápio digital. Eles serão o ponto de acesso para a realidade aumentada. Amigos do metaverso que não puderem sair à noite poderão participar da diversão e enviar uma garrafa de champanhe à sua festa para comemorar.
Pagamentos
No metaverso serão aceitas algumas criptomoedas. Logo, a moeda que um restaurante aceitar fará parte de sua identidade e esforços de marketing.
Experiências exclusivas para membros
Os membros cadastrados terão acesso a mundos digitais exclusivos se possuírem o NFT (token não fungível) de entrada. Esses NFTs serão negociados em mercados abertos como chaves para diferentes clubes.
Restaurantes físicos: Coisa do passado?
Com tanta informação nova para processar e aceitar, não achamos que os restaurantes reais ficarão só no passado. O metaverso não ameaça essa realidade. Ainda assim, os restaurantes poderão criar experiências únicas do mundo real juntamente com novas oportunidades de marketing.
Mesmo com tanta tecnologia, sair para comer fora e disfrutar de experiências agradáveis nos parece insubstituível. Por outro lado, os restaurantes poderão alcançar mais clientes, com muito mais interação. O importante é não ficar parado, se adaptando ao cenário conforme ele se apresenta.
E você, o que acha? Ainda como muitas dúvidas? Por certo, o setor de food service vai se ajustar ao novo panorama que se desenha à sua frente!
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