Para famílias com crianças pequenas, comer em um restaurante que atende a uma atmosfera familiar pode fazer a diferença entre uma noite relaxante e uma situação estressante. Ao escolher o restaurante para toda a família, os pais devem considerar aqueles que tenham potencial em tornar a refeição em uma experiência agradável. Como dono de restaurante, você pode usar as dicas abaixo para criar um restaurante kids-friendly e se tornar o restaurante preferido de toda a família.
Lembre-se que agradar o gosto das crianças é tão importante quanto agradar os adultos. Assim, para atrair grandes grupos de clientes e fidelizá-los, o post de hoje traz informações e dicas eficientes que, quando implantadas, aumenta muito as chances do restaurante ser o favorito de toda a família.
Menu kids
Criar opções de menu para crianças pode ser complicado e muitos restaurantes pecam neste quesito. A maioria dos cardápios infantis é destinada a crianças de até 12 anos, o que já limita as chances de agradar todos os clientes mirins. Por exemplo, uma criança de onze anos pode não ter qualquer interesse nos alimentos que uma criança de quatro anos gosta. Outro ponto importante e quase sempre esquecido é que o cardápio deve acomodar uma ampla gama de gostos, preferências e alergias.
O cardápio infantil é pouco variado na maioria dos restaurantes, fato este que pode ser usado a seu favor. Se o seu estabelecimento oferecer opções além daquilo que a concorrência oferece, certamente suas chances de se tornar o restaurante favorito de toda a família aumentam.
Dicas para o cardápio infantil
Crie opções para crianças mais velhas que desejem comer alimentos semelhantes aos dos adultos ao seu redor, porém modificados. Em vez de oferecer alimentos fritos ou massas pesadas, tente criar porções menores de alimentos do cardápio adulto. Para isso, utilize ingredientes mais simples e que tem grande aceitabilidade pelos jovens.
Uma boa ideia é dispor de opções variadas na qual a criança possa montar o seu prato. Por exemplo, ofereça proteínas, saladas e prato principal que possam compor entre si uma refeição completa. Assim, o cliente mirim poderá combinar os elementos como desejar, de forma mais personalizada. Dê-lhe a chance de escolher entre frango, carne, peixe bem como algo vegano. Estes itens poderão ser combinados com massas, arroz e feijão, tornado o prato mais customizável.
Por fim, não esqueça de oferecer pratos apropriados para as crianças pequenas. Considere trazer um petisco imediatamente quando a família se sentar. Estes petiscos podem incluir pequenos pedaços de frutas, cereais secos ou biscoitos. Além do custo ser baixíssimo, serão muito apreciados pelos pequenos. Os pais notarão os esforços do seu estabelecimento em agradar os pequenos, e outros clientes apreciarão seus esforços em manter as crianças satisfeitas e calmas.
Opções para alergias alimentares
Qualquer cozinha comercial já deve estar trabalhando para acomodar clientes com necessidades alimentares especiais. Isso inclui a preparação de opções de menu sem laticínios, glúten, nozes, moluscos bem como alérgenos alimentares mais comuns.
Os pais querem relaxar quando comem fora, e isso deve ser possível no seu restaurante. Saiba que alergias alimentares dos filhos têm o potencial de afastar muitas famílias de comerem fora. Se o seu restaurante prover opções para alérgicos, é certo que atrairá e fidelizará muitos clientes com restrições desta natureza. Para isso, duas ações são essenciais:
- Disponibilizar itens que atendam clientes com restrições alimentares e;
- Fornecer informações simples no menu sobre alérgenos para facilitar a escolha do cliente, com segurança.
Informações nutricionais
Disponibilizar as informações nutricionais dos pratos é uma forma de dar aos pais ferramentas que auxiliam na escolha da comida. Embora as crianças possam preferir alimentos que são fritos ou ricos em gordura e açúcar, é sua responsabilidade como proprietário ou chef de restaurante criar um cardápio adequado para agradar tanto às crianças quanto aos pais. Estas informações demonstrarão a preocupação do seu restaurante com os pequenos, o que é muito apreciado pelos pais.
Vale lembrar que as informações nutricionais devem ser feitas por um profissional da área de nutrição. Estas informações poderão ser disponibilizadas no próprio cardápio. Este serviço não custa muito, porém, o seu cardápio vai ficar muito mais profissional. Inclua as informações nutricionais básicas, como por exemplo, contagem de calorias, gordura e teor de açúcar. Oferecer opções mais saudáveis para as crianças é algo que muitos pais procuram atualmente e o seu restaurante pode fazer isso por eles.
Ofertas especiais
Para incentivar as famílias a experimentarem o seu local, considere oferecer ofertas especiais durante a noite. Escolha um dia de pouco movimento, como segunda ou terça-feira, e ofereça promoções para crianças, como refeições gratuitas ou a preços moderados.
Isso é especialmente lucrativo porque as refeições das crianças oferecem porções menores do que para adultos. Adicionalmente, trarão de um ou mais adultos que talvez não teriam vindo de outra forma. Apenas certifique-se de incluir limitações do tipo “acompanhados de um adulto”.
Delivery kids
Você já considerou dar atenção também para o delivery kids? Se você já disponibiliza o serviço de delivery ou mesmo “grab and go”, é importante incluir opções do menu kids. Isso porque, o intuito do delivery ou “grab and go” é justamente proporcionar conveniência. Se a família opta em não preparar a refeição em casa é importante que também atenda o gosto das crianças.
Atente-se que no delivery é preciso incluir alguns detalhes que retratem a preocupação com os pequenos. A razão disto é que a interação do cliente de delivery com o restaurante se estabelece através de uma ligação telefônica ou de um aplicativo de entrega de comida. Isto pode limitar a percepção do cliente em muitos aspectos do seu negócio. Porém, alguns cuidados são suficientes para suprir a interação física do cliente com o seu espaço e a embalagem é a principal ferramenta para isto.
Embalagem para delivery kids
A embalagem para delivery é uma ferramenta eficiente tanto para a identidade da sua marca como também para conquistar o cliente. Ao mesmo tempo que a embalagem serve para o marketing ela serve para proporcionar a melhor experiência para o cliente. Portanto, não negligencie a embalagem utilizada no delivery.
Quando o delivery abrange o menu kids é muito importante ter embalagem apropriada. Levando-se em conta que a a porção kids tende a ser menor que as refeições regulares do menu, a embalagem deve ter tamanho proporcional. Caso a embalagem seja muito grande, a comida vai chegar bagunçada, com aparência ruim. Se ao contrário, a embalagem for de tamanho adequado, a refeição vai ser valorizada e certamente chegará muito bem apresentada ao cliente.
Se a ideia de embalagem para delivery kids lhe agrada, considere personalizá-la com games e passatempos que os pequenos adoram. O importante é proporcionar a melhor experiência para o cliente de delivery, seja ele um adulto ou uma criança.
Vale lembrar, que a Scuadra é especializada em tornar o serviço de delivery em uma experiência memorável. Portanto, não deixe de conhecer as soluções de embalagens perfeitas tanto para o seu produto quanto para clientes de qualquer idade.
Suprimentos e espaços adequados
Além do menu repleto de opções para toda a família, é preciso também equipar o restaurante com suprimentos e espaços necessários para criar um ambiente confortável para todos.
As crianças precisam estar bem acomodadas e terem opções de entretenimento. Desta forma, equipamentos adequados à idade que garantam o conforto dos pequenos são indispensáveis. Para entretê-los, games ou espaços físicos apropriados são ideais e quando bem pensados, não exigem investimento alto.
Se você optar em abrir um espaço especial para as crianças pequenas, tenha cuidado para que o lugar seja suficientemente seguro.
Ao criar um espaço kids, é importante que seja visível para os pais. Se a ideia for investir firme nas crianças, contrate funcionários especialmente treinados para lidar com elas. Isto permite preencher seu espaço de brincadeiras projetadas para estimular crianças de todas as idades.
Se você está tentando tornar seu restaurante adequado para crianças, comece com essas dicas. Ao incorporar menus para crianças adequados à idade e criar um espaço onde as famílias se sintam bem-vindas, você as manterá sempre voltando para criar mais memórias.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe conosco caso você tenha uma boa dica para tornar restaurantes mais agradáveis para famílias inteiras.