O nível de exigência de um hóspede em relação à comida de um restaurante de hotel tende a ser maior do que em relação aos estabelecimentos independentes. Não é a toa que a alta cozinha costuma se apresentar nesses locais, que normalmente contam com requinte e inovações gastronômicas. Afinal, o objetivo é atender um público bem diversificado, lembrando, inclusive, de pratos para pessoas com restrições alimentares.
Neste artigo, abordaremos os principais pontos que você deve ter atenção para garantir que os clientes degustem a qualidade do seu serviço. Além disso, é preciso entender quais são as particularidades do público e como criar ações para surpreender os consumidores. Confira algumas soluções, boa leitura!
Particularidades de um restaurante de hotel
Para começar, seus clientes também são hóspedes e é bom lembrar disso. Afinal, esse fator significa que você os receberá no seu restaurante por algumas refeições e a insatisfação pode gerar grandes transtornos. Por isso, alguns fatores próprios para um restaurante de hotel são:
- hospitalidade — sim, em qualquer restaurante os clientes são bem-vindos, mas o fato de estar dentro de um hotel faz com que você precise ter uma equipe de qualidade, que contribua para um ambiente agradável para os consumidores;
- cardápio exclusivo — principalmente no caso de hotéis em localizações turísticas é muito importante ter algo que vai além de refeições, pense em opções que apresentem a cultura local para os hóspedes. Se possível, ofereça cardápios criados por chefs renomados;
- agilidade — quando as pessoas viajam, normalmente elas têm uma programação. Pode ser acordar tarde e assistir o pôr do sol, mas definitivamente não será ficar por horas esperando que o seu pedido no restaurante do hotel fique pronto. Sistemas de autoatendimento e comandas digitais podem otimizar o atendimento e fazer com que os pedidos cheguem à cozinha mais rápido;
- atendimento personalizado — uma recepção eficiente e uma equipe bem treinada são alguns dos pontos que podem contribuir para oferecer um atendimento infalível.
Necessidades para entregar um atendimento de excelência
Enquanto um hotel para executivos em São Paulo terá um calendário, outro localizado à beira-mar provavelmente se beneficiará mais ainda do marketing sazonal. Por isso, para garantir que o atendimento do seu restaurante seja de excelência, entenda mais sobre o público que o hotel recebe. São executivos, famílias em férias ou pessoas buscando um SPA?
Lembre-se de caprichar nos pratos que serão servidos no quarto da mesma maneira que os do restaurante. Pense em vários aspectos, como a quantidade de comida e a forma de apresentação. Uma boa solução são as embalagens descartáveis no lugar de bandejas e pratos. Nesse caso, é preciso ter opções de embalagens de alto padrão para melhorar a experiência do consumidor.
Dicas para criar experiências inesquecíveis
Uma grande vantagem do restaurante dentro de um hotel é o público que frequenta o estabelecimento por estar hospedado no local. Para marcar isso com qualidade, você pode criar programações convidativas, como happy hours e festas. É muito importante treinar a sua equipe e fazer com que ela transmita os valores da sua casa no atendimento. Aposte em ações de marketing gastronômico e amplie a divulgação do estabelecimento.
Como você viu, existem muitas vantagens em um restaurante de hotel, porém, é fundamental investir na qualidade esperada pelos hóspedes, oferecendo um serviço de alto padrão. Lembre-se de adaptar seu cardápio, atendimento e até mesmo estrutura de acordo com o público do hotel e crie programas de capacitação constantes para oferecer um atendimento impecável.
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