Registro de marca é uma forma de reconhecimento oficial, composto de elementos simbólicos — como figura, forma e nome —, que fazem referência de pertencimento a uma determinada empresa.
Também é definido como marca um sinal distintivo, que tem como objetivo principal fazer a diferenciação de produtos e serviços de outros idênticos ou com semelhanças, que estejam presentes no mercado.
Quer conhecer mais sobre registro de marca em restaurantes e entender por que é importante contar com esse recurso? Continue a leitura e confira!
Promove exclusividade à marca
O mais interessante é que, ao registrar a sua marca, o seu restaurante vai ser o único no Brasil com tal símbolo. Por ser exclusivo, muitas pessoas vão poder identificar o seu restaurante apenas pela marca. Por isso, o sinal do negócio deve ser muito bem trabalhado e divulgado.
Apresenta a identidade do restaurante
Podemos afirmar que a marca de um empreendimento é considerada um dos seus maiores bens. O mercado alimentício está cada dia mais competitivo, e a marca do seu restaurante é o que vai sinalizar a sua presença no mercado. É ela que vai promover a sua identidade no universo de diversos restaurantes.
Em termos comparativos, a marca do negócio tem a mesma intenção do Registro Geral de pessoa física, ou seja, identificar a pessoa.
Protege da concorrência desleal
O registro da marca do seu restaurante proporciona prestígio ao seu negócio. Esse prestígio é resguardado de quando qualquer outra instituição alimentícia deseja utilizar o nome da sua marca, sem a sua autorização — ou seja, de forma desleal, para ganhar vantagens, como reconhecimento, fama, atenção de clientes e até mesmo valores orçamentários, às custas da sua marca.
Oferece boa reputação no mercado
A marca de um restaurante pode proporcionar inúmeras vantagens para o negócio. Alcançar uma ótima reputação no mercado é uma das mais relevantes, afinal, o que todo negócio precisa e deseja é ser bastante conhecido e procurado pelos seus consumidores.
O reconhecimento da marca ocorre devido ao modo como a organização atua no mercado, em relação aos seus clientes e às comunidades como um todo. Nesse contexto, estão inseridos também os cuidados com o meio ambiente.
A autoridade da marca nasce, também, da qualidade e dos cuidados com que os alimentos são confeccionados e entregues aos consumidores, dentre tantos outros detalhes que precisam ser plenamente percebidos pelos gestores. Isso é essencial para que o restaurante chegue ao ápice de ser referência em sua cidade.
O sucesso da marca se consolida a partir de uma administração bem estruturada e colocada em atividade todos os dias, para que os clientes percebam que os proprietários desejam servir a comunidade de maneira cada vez melhor.
Como percebemos, o registro de marca é fator que deve ser levado muito a sério por quem tem um negócio. Negligenciar esse documento faz com que o seu negócio fique sem ser referência, lembrado e procurado. O registo é feito de forma processual pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), tem validade de 10 anos e pode ser renovado.
Viu como o registro de marca pode trazer diversos benefícios para o seu negócio? Se você leu até aqui, que tal deixar o seu comentário nesse post? Você pode deixar seu ponto de vista, uma pergunta ou sugestões!