Toda empresa tem como objetivo principal o crescimento e, para isso, é necessário ter um marketing eficiente. Evidentemente, criar estratégia de marketing pensando em seu público-alvo aumenta muito suas chances de obter lucro nessas ações.
Mas quase tão importante quanto ter uma estratégia de marketing alinhada ao seu público-alvo, o planejamento dessas ações se faz necessário para impulsionar os resultados dessas estratégias.
O plano de marketing é o que conduz as estratégias, mantendo-as alinhadas com os objetivos organizacionais da empresa, além de criar diferentes alternativas — no caso de mudança no cenário da empresa.
Pensando nisso, separamos os principais pontos de um planejamento de marketing e a importância deles para que sua empresa se torne mais forte no mercado. Confira!
Análise SWOT
O primeiro passo para criar um planejamento estratégico efetivo é entender, em todas as suas nuances, como a empresa está inserida dentro do seu mercado a partir da visão de seus clientes e concorrentes.
A análise SWOT — acrônimo de forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) — consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.
O resultado dessa análise é apresentado através de uma matriz que ajuda a identificar os fatores internos, os quais devem ser trabalhados e melhorados, e os externos, que precisam ser acompanhados com atenção.
Com esse diagnóstico qualquer tomada de decisão se torna muito mais assertiva, uma vez que se considera todos os fatores relevantes para a empresa, o que aumenta as chances de ações de sucesso.
Análise da concorrência
Depois de olhar profundamente para dentro da empresa, é a hora de saber como seu concorrente atua no mercado. Nessa etapa, entendemos o máximo possível do processo da concorrência: quem compra (clientes), quem vende (fornecedores) e, se for o caso, quem vende para esses fornecedores.
Com essa análise, será possível entender o que seu concorrente vende, como vende, e qual a experiência o cliente tem depois da compra. A partir disso, a sua empresa será capaz de detectar pontos de melhoria e, mais do que isso, oportunidades que podem não estar sendo aproveitadas pela concorrência.
Definição de Persona
Chegado nesse ponto, em que você já conhece profundamente a sua empresa e já entende como a concorrência atua no mercado, é hora de conhecer melhor o seu cliente. E a melhor forma de fazer isso, é através da definição da persona.
Diferente do público-alvo, que aborda questões mais genéricas sobre o seu cliente potencial, na definição de persona o ideal é ir muito mais a fundo sobre esse cliente. É necessário praticamente transformá-lo em uma pessoa real, obtendo características muito mais ricas e assertivas, o que permitirá o direcionamento correto dos seus produtos e ações de marketing para ele.
Cronograma e Metas
Agora que você conhece profundamente a sua empresa, já analisou como a concorrência atua dentro do mercado e entende as características principais de seus clientes, é a hora de planejar como irá utilizar todas essas informações a seu favor. Para isso, a definição de cronograma e metas é essencial.
Nessa fase, será definido um plano de ações que devem ser tomadas para obter um determinado resultado. Um exemplo disso é quando a empresa decide contratar uma agência de marketing com o objetivo de aumentar suas vendas em 20% em até 6 meses.
Nesse caso, temos descritos ação, meta e prazo, respectivamente. Todo cronograma deve seguir esse modelo. Dessa forma, é possível verificar se as metas foram alcançadas, superadas ou não atingiram os resultados esperados.
Gerenciar o marketing de uma empresa não é uma tarefa simples. A concorrência é alta, e uma boa estratégia faz toda a diferença para alcançar melhores resultados. Afinal, sem objetivos e análises contínuas, sempre ficará aquele sentimento de que poderia ter feito mais.
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