Existe uma justificativa para as embalagens dos produtos que você consome serem vermelhas, azuis, pretas ou amarelas, explicada pela psicologia das cores. Neste texto, vamos falar não só sobre a psicologia das cores nas embalagens. Vamos falar também sobre como ela pode influenciar diretamente no bom resultado do negócio, a partir da reação e sensações que algumas cores podem provocar em seu cliente.
Nosso objetivo, com o tema, é ajudá-lo a fazer as melhores escolhas para seu negócio. Veja!
O que é a psicologia das cores?
Cores são muito mais que recursos visuais para deixar um objeto ou produto mais bonito e personalizado. Pesquisas mostram que as cores influenciam em 85% das nossas decisões de compra.
Pense nisso: Existe alguma cor que você gosta muito? Por que? Há alguma cor de roupa que você não gosta de usar? Por que?
Na psicologia das cores — teoria muito estudada nos cursos de marketing, design, publicidade e afins — aprendemos que os tons escolhidos funcionam também como uma ferramenta de persuasão e contribuem significativamente para a escolha ou rejeição de um objeto ou produto.
As cores da sua roupa, por exemplo, podem interferir, inclusive, na maneira como as pessoas olham para você, formando a primeira impressão e idealizando a sua personalidade.
Voltando ao âmbito dos negócios, se sabemos que a aparência de um produto, o layout de um site ou aplicativo, e as cores de uma logomarca podem deixar o item mais ou menos atrativo, temos que buscar uma explicação a fim de que nossas escolhas, na prática, possam render sucesso em nossos empreendimentos.
Para melhor compreender isso, imagine as seguintes situações: uma loja de buffet infantil que tenha escolhido o preto como a cor da sua identidade visual, paredes, objetos decorativos e brinquedos; ou, um hospital com paredes de cores escuras, decoração pesada, onde médicos e enfermeiros usam jalecos em marinho. Seria um tanto estranho, não é mesmo?
Se o simples fato de imaginar os exemplos citados, provavelmente, já tenha lhe causado estranheza, fica mais fácil, a partir daqui, entender a grande importância da escolha das cores para a embalagem do seu produto.
Qual sua função nas embalagens?
É importante que as cores das embalagens não se contraponham às cores de sua identidade visual e, muito menos, aos objetivos finais do produto. O processo de escolha das cores deve contemplar não só o que a embalagem contém, mas toda a identidade da empresa — logomarca, cartões, papelaria, decoração também devem estar em sintonia.
A harmonização das cores na identidade visual da empresa, em cada detalhe, ajuda na formação de uma imagem de confiança, de organização e de coerência. Pode parecer um simples detalhe, mas a correta aplicação das cores em todos os aspectos que identificam o negócio transmite critério, profissionalismo e solidez nos objetivos de trabalhos propostos ao público.
No caso das embalagens, vale lembrar que a função das cores não está restrita às vendas. Elas podem levar conceitos, inspirações e traduzir, em aspectos materiais, definições abstratas da organização. O nome “psicologia das cores” já mostra a capacidade que elas possuem de transmitir mensagens que vão além do visual e chegam à psique dos consumidores, reforçando sua marca e fixando seus produtos e serviços em sua memória.
O plano estratégico para a criação do acondicionamento do seu produto deve levar em conta não só o material, a forma de transporte e a sua capacidade de armazenamento, mas também as cores que o formam. Assim, você estará seguro quanto às sensações que essa embalagem provocará na mente de quem a visualizar.
Qual o significado das cores nas embalagens?
Se as cores são capazes de produzir, em nós, sensações, emoções e desejos, fica claro que a definição da cor e da sua combinação em uma embalagem pode comprometer ou beneficiar o sucesso de vendas de um produto. As cores podem alterar até mesmo a percepção de sabor de um alimento.
Apresentamos, a seguir, as sensações emitidas através de algumas cores em embalagens:
Embalagem de cor branca
Usar uma embalagem de base branca sugere sensações de recomeço, inocência, pureza. Como uma tela pronta para ser preenchida, o branco remete a sensações leves e simples. É uma cor segura e básica que, com a combinação de outras, pode passar a mensagem de muita credibilidade ao consumidor.
Embalagem de cor vermelha
Energia, paixão e ação são as principais características passadas por essa cor. Ela pode, por exemplo, estimular o apetite, mas deve ser usada com moderação, pois o uso excessivo também pode provocar irritabilidade.
Em culturas orientais, o vermelho carrega o significado de boa sorte, assim, e este é um ponto que também deverá ser observado: a cultura nacional e regional dos lugares em que seu produto será comercializado.
É uma boa escolha para quem deseja estimular, emocionar, motivar e atingir, de forma mais enérgica e agressiva, o consumidor final.
Embalagem de cor amarela
Amarelo expira conhecimento e informação. Estimula o lado esquerdo do cérebro e as atividades mentais. Quem deseja transparecer entusiasmo, comunicação, criatividade e clareza de pensamentos, escolhe essa cor.
Otimismo, alegria, diversão, originalidade, confiança e sabedoria são as principais referências que condizem com as sensações que a cor amarela proporciona.
Embalagem de cor azul
Responsabilidade e discrição são as principais sensações transmitidas pela cor azul. Essa cor representa tranquilidade, ordem, profissionalismo e organização.
É uma cor sóbria, ideal para marcas que valorizam a integridade, a autoridade e a especialidade.
Embalagem de cor preta
A cor preta é famosa por transmitir ar de mistério, discrição e proteção. Também remete a poder e controle. Por vezes, pode ser intimidadora e hostil. Tudo depende da utilização e da intenção de cada marca.
Essa cor também está ligada à sofisticação, elegância e classe. Suas principais sensações são proteção, conforto, formalidade e mistério.
Pudemos perceber, neste texto, que a utilização da embalagem com as cores certas pode fazer uma diferença gritante nos negócios e até mesmo ditar o tom da visibilidade da sua marca pelo público.
Usar da coerência, ou seja, adequar os valores, missão e visão da empresa aos aspectos visuais — o que inclui a psicologia das cores nas embalagens — é uma forma eficiente de conquistar o público e manter com ele uma relação coerente e agradável. Invista nisso!
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