Levar em consideração a opinião do público-alvo pode trazer o ingrediente certo para tornar a receita de um produto ou serviço essencial ao consumidor. Caso a sua empresa até hoje não tenha levado isso em consideração, talvez seja a hora de rever alguns conceitos primordiais para garantir o sucesso do seu negócio.
Quer saber a importância de compreender a rotina do seu público alvo e sair na frente da concorrência? Acompanhe este post até o final e conheça também algumas das melhores dicas para a sua marca prospectar e fidelizar mais clientes.
Por que é tão importante compreender a rotina do público-alvo?
Conhecer o público-alvo é tão importante quanto ter um bom posicionamento no mercado, pois é por meio dessa análise que as empresas poderão se preparar para atender aos desejos e às expectativas de quem decide se sua empresa será um sucesso ou fracasso.
Pensando nisso, listamos as principais razões para mostrar a você, leitor, a importância de ser um especialista na rotina de seus clientes. Acompanhe:
Definição das características de um produto
Saber quais são as preferências dos seus consumidores pode trazer insumos poderosos para definir as apresentações, os tamanhos, as cores, as embalagens, dentre outras particularidades que possam tornar um item de venda mais atrativo e desejado.
Potencialização dos lucros
Como qualquer negócio que trabalhe com vendas, o lucro é primordial para a sustentabilidade do negócio. Com a prospecção de novos clientes, por meio da análise da rotina dos consumidores, é possível garantir a sustentabilidade dos negócios, até mesmo em tempos de crise.
Diferencial competitivo
Com o aumento da concorrência, os produtos estão ficando cada vez mais similares, e qualquer detalhe, por mais insignificante que possa parecer, pode ser o grande segredo para conquistar um novo consumidor.
São alguns exemplos de diferenciais competitivos: preços, formas de pagamento, descontos, brindes, design, assistência estendida, qualidade no atendimento, venda por plataformas virtuais, dentre outros.
Canais de venda
Segmentando de forma correta, muitas empresas conseguem selecionar seus canais de venda com maiores chances de gerar audiência. O conhecimento da faixa etária, por exemplo, pode ajudar na escolha de canais mais tradicionais, como jornais, revistas e mídias televisivas ou os mais modernos, como as redes sociais.
Como a rotina corrida das pessoas pode influenciar o processo de compras?
O cotidiano agitado dos consumidores faz com que as empresas repensem na disponibilização de seus produtos e serviços. A varejista Casas Bahia, por exemplo, apesar de ser um comércio tradicional, oferece seus móveis e utensílios domésticos em lojas físicas e virtuais, para atender aos consumidores que não possam comparecer aos estabelecimentos da empresa.
Como posso entender melhor o meu público-alvo?
Escute
Esteja atento às sugestões de seus clientes nas redes sociais, ouvidorias de call center ou até mesmo em seu próprio site. Conhecer a opinião de seus consumidores pode trazer insights poderosos para inovar e, de quebra, ainda mostrar ao seu cliente o quanto sua empresa se preocupa com a sua satisfação.
Observe
Esteja antenado aos desejos e às preferências do seu público. Acompanhando de perto os comportamentos de compra dos clientes, seu negócio terá mais chances de criar produtos e serviços sob medida para o mercado.
Tenha empatia
Para criar uma conexão com o consumidor, sua empresa deverá entender as dores dos consumidores, para, assim, detectar melhor as reais necessidades desse grupo, criando soluções mais inteligentes eficazes.
Aposte em pesquisas qualitativas
Por meio da pesquisa qualitativa, sua empresa pode captar a experiência individual e com uma maior riqueza de detalhes. Utilize as redes sociais, pesquisas de satisfação por formulários ou até mesmo a ouvidoria de seu call center, caso possua um.
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