Nos últimos tempos, temos visto os Food Trucks invadirem as ruas brasileiras levando uma variedade de pratos e preços aos lugares mais diversos. Uma grande vantagem desse tipo de negócio é que o Food Truck pode justamente ir a locais onde não se encontra um restaurante, por exemplo. Além disso ser bom para os clientes, é ótimo para os donos, que também têm a possibilidade de experimentar diferentes pontos e lucrarem com isso.
Sendo um negócio em que a proximidade com o cliente é algo que marca seu conceito, os donos de Food Trucks não podem deixar de investir na presença de suas marcas nas redes sociais. Por isso, no post de hoje vamos mostrar mais detalhadamente algumas razões pelas quais deve-se considerar o uso de redes sociais nesse tipo de negócio. Acompanhe:
Ferramenta de marketing
Pense só: uma pessoa que acaba de conhecer um produto, e está em dúvida sobre adquiri-lo ou não, procura por informações sobre ele onde? Na internet, certo?
Nesse sentido, as redes sociais podem servir como uma ótima ferramenta para que as pessoas conheçam o Food Truck e seus produtos ao fazer uma busca.
Além disso, elas permitem compartilhar informações relevantes para os clientes, como a localização do carro no dia, eventos nos quais ele estará presente, além de anunciar mudanças na programação e realizar promoções.
Relacionamento com o cliente
Além de permitir que a marca compartilhe as informações do seu interesse, as redes sociais permitem que o público se engaje e entre em contato com ela de forma mais direta.
Assim, os Food Trucks podem aproveitar as redes sociais para expandir seu conceito de proximidade, dialogando com os clientes, recebendo feedback sobre o serviço e sendo capazes de acolher e responder dúvidas e reclamações.
Informações valiosas sobre o público
O fato de o Food Truck ser uma iniciativa muitas vezes pequena e empreendedora, e também a possibilidade de funcionar em diversos lugares diferentes em um curto período de tempo, dificulta a aplicação de muitos métodos mais tradicionais para se conhecer o público de um negócio.
Como conhecer o público é essencial para pensar as estratégias de venda, as novidades no cardápio e até mesmo a localização do carro, as redes sociais se tornam uma ferramenta interessante, pois permitem obter as métricas do público, de onde se pode extrair informações como idade, gênero e preferências das pessoas que acompanham a página do negócio.
Economicamente viável
Como já dissemos, um Food Truck costuma ser fruto de uma iniciativa de poucas ou uma pessoa com uma visão empreendedora, mas nem sempre com grande orçamento. Assim, muitas estratégias tradicionais de marketing ficam vetadas a esses negócios justamente por extrapolarem suas possibilidades financeiras.
As redes sociais permitem que isso tudo que foi citado acima — marketing, relacionamento com o cliente e estudo de público — seja realizado de forma mais independente e economicamente viável.
É claro que é necessário investir sempre nesses aspectos e ter um bom plano de negócio para que ele dê certo. Mas até ter um bom orçamento, fazer um bom trabalho nas redes sociais, procurando inovar sempre, dentro e fora delas, pode ser uma excelente alternativa para o Food Truck fazer sucesso.
Viu como as redes sociais podem ser uma ferramenta importante para um Food Truck? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades do assunto.