Você já ouviu falar de uma metodologia chamada de gestão à vista? Se a sua resposta foi negativa, isso quer dizer que o seu empreendimento está perdendo uma oportunidade de se tornar mais eficiente.
Mercado competitivo, custos elevados e o desperdício de produtos são desafios que fazem parte do cotidiano de qualquer empreendedor do ramo alimentício. Contudo, existem processos que podem melhorar o resultado e otimizar a operação.
Por esse motivo, o tema deste texto é o quadro de gestão à vista. Continue lendo e aproveite para se informar sobre o assunto!
O que é o quadro de gestão à vista?
Você sabe quais são os indicadores mais importantes de cada área da sua empresa? Algumas métricas consideram o nível de produtividade enquanto outras estão preocupadas com a receita financeira. Esse, então, é o papel do quadro de gestão a vista: exibir os principais indicadores de performance, bem como as respectivas metas.
O seu foco é tornar esses registros públicos, ou seja, disponibilizados para toda a equipe. Além disso, esse é um espaço dedicado ao compartilhamento de informações úteis sobre a empresa, como código de conduta e notificações.
Como é um elemento que chama a atenção, o quadro pode trazer dados representados em formas de gráficos e tabelas que descrevem o desempenho da empresa. O motivo de permitir essa visibilidade é disseminar o senso de responsabilidade de toda a equipe pela otimização dos resultados.
Como elaborar o quadro de gestão à vista?
Esse material se destina somente a consulta dos colaboradores, portanto, a sua alocação deve ser interna e em locais de circulação de funcionários. O seu objetivo é a transmissão de informações de forma clara e objetiva.
Seleção dos indicadores
Não basta simplesmente exibir relatórios gerenciais sem a devida adaptação ao público ao qual se destina: os indicadores devem refletir informações práticas sobre processo do dia-a-dia e devem ser representados de forma simplificada para a sua melhor compreensão por todos.
Por esse motivo, escolha somente os indicadores essenciais para não perder o foco. Em um restaurante, os exemplos mais comuns são:
- peso de produtos descartados;
- nível de satisfação dos clientes;
- valor do ticket médio por cliente;
- gastos com o consumo de água e energia; e
- quantidade de porções servidas por período.
Conscientização dos líderes
É comum que essa iniciativa levante questões sobre como a apuração é feita, qual é a meta e quais medidas estão sendo implementadas para otimizar os resultados. Sendo assim, é essencial que os lideres de cada área estejam preparados para a disseminação de conhecimento e o esclarecimento de dúvidas.
Além disso, é importante fornecer espaço para que a equipe operacional possa sugerir melhorias e, assim, integrar-se ao processo. Com isso, os colaboradores ficam em contato direto com os processos e entendem como evitar perdas e desperdícios.
Treinamento da equipe
O treinamento constante da equipe é uma necessidade quando o restaurante deseja desenvolver um senso de participação e autonomia entre os colaboradores. Esse é um dos principais métodos para o desenvolvimento do engajamento e comprometimento para com a empresa.
Por isso, busque incentivar a iniciativa e a busca por resultados cada vez melhores. Em contrapartida, ofereça oportunidades de crescimento na carreira para servir como estímulo.
Por que colocar essa metodologia em prática?
A conquista de metas em um restaurante é um esforço de curto, médio e longo prazo, no qual cada área contribui de acordo com a sua especialidade. A transparência quanto às metas e os objetivos organizacionais cria a integração entre os gestores e seus subordinados para o alcance das melhorias.
Portanto, é fundamental focar nos aspectos que, de fato, contribuem para o aprimoramento do desempenho do restaurante. Isso quer dizer que a gestão à vista é um passo fundamental para o monitoramento das atividades e a conquista da excelência.
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