A retenção e a fidelização de clientes são as principais armas para quem quer manter a saúde dos negócios em tempos de estagnação do mercado. E uma das estratégias de marketing mais eficazes para isso, é a adoção de um programa de fidelidade.
No mercado de food service, isso não é diferente! A busca por iniciativas diferenciadas para estreitar o relacionamento da marca com o consumidor não tem limites de criatividade. Por isso, abaixo, vamos mostrar algumas soluções para colocar sua marca em primeiro lugar na preferência dos clientes.
Mas, antes de apresentar algumas ideias para você escolher o melhor programa para o seu caso, vamos explicar o conceito dessa técnica de marketing, assim, você poderá aplicá-la com maior eficácia ao seu negócio. Continue a leitura!
O que é um programa de fidelidade?
Os programas de fidelidade são planos de benefícios para consumidores que dão preferência a determinada marca ou produto. Esses planos são compostos por ações de marketing com o objetivo de fidelizar e estreitar o relacionamento com os clientes.
Por isso, tais planos não são voltados para todo e qualquer cliente, mas apenas para aqueles de maior potencial, beneficiando-os por meio de uma relação de valorização mútua entre eles e a marca. Ou seja, a exclusividade da marca gera a exclusividade do consumidor.
Dessa forma, os programas de fidelidade, quando alinhados à jornada do cliente, permitem influenciar o comportamento de compra, fazendo com que os consumidores gastem mais, mas, ao mesmo tempo, sejam recompensados por isso.
Quais os tipos de programas de fidelidade?
Conheça abaixo as principais ações usadas em programas de fidelidade para serem implantadas em restaurantes, padarias ou outros estabelecimentos do setor alimentício.
Acúmulo de pontos
O sistema mais comum utilizado em programas de fidelidade é aquele no qual o consumidor acumula pontos a cada compra. Assim, ao alcançar determinado número de pontos, ele é recompensado com um prêmio, desconto, produto ou serviço grátis.
Cashback
Outra técnica bastante usada no mercado de food service é o cashback. Nesse caso, em vez de ser recompensado por atingir determinada pontuação, o cliente recebe de volta parte do valor no próprio ato da compra.
Coalizão
Esse modelo é baseado na parceria entre diferentes empresas, que formam uma coalizão para adotar um mesmo programa de fidelidade. Geralmente, usa-se uma “moeda” comum, que estimula o cliente a consumir sempre nas mesmas empresas ou marcas parceiras.
Os programas de fidelidade são a melhor forma de mudar o comportamento de compra dos seus clientes, mas a escolha das ações mais adequadas ao seu negócio passa por uma série de fatores, como o sistema de pontuação e as recompensas.
Além disso, é preciso inteligência de mercado para gerar uma análise detalhada, que identifique quem são os seus clientes, o que eles pensam, e o que querem. É o ponto de partida para a criação do seu programa de fidelidade. Por isso, antes de tudo, é fundamental investir em canais e técnicas de relacionamento com o consumidor.
E já que estamos falando em relacionamento, nada melhor que a tecnologia para aproximar pessoas e disseminar o conhecimento. Então, não pare por aqui, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!