O que já era característica marcante da sociedade ficou ainda mais evidente após o início da pandemia: a presença digital. Quase ninguém mais faz pedidos via telefone, utilizando os aplicativos para tudo. Assim, investir nesse segmento é uma questão de sobrevivência para o seu restaurante.
Mas, para obter resultados altamente positivos, nada melhor do que investimentos certeiros e alicerçados nos lugares certos. É o que mostraremos neste post. Vem com a gente!
Entenda a importância da presença digital para restaurantes
A internet está tão presente na vida das pessoas que dificilmente alguém vive hoje sem fazer algo online. Há aplicativos para pagar contas, para retirar documentos, se transportar, pedir alimentos, fazer compras, se divertir…
Enfim, é um universo paralelo que já se integrou ao real. Como os celulares e smartphones também se transformaram em uma extensão dos organismos, manter a presença digital é estar presente onde os seus clientes estão.
Assim, a transformação digital trata-se de um investimento fundamental. Lembre-se daquela velha premissa de que “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é bem por ai mesmo,
No entanto, algumas estratégias devem ser adotadas para o seu negócio obter sucesso nas campanhas, como veremos agora.
Aprenda como construir uma presença digital de qualidade
A primeira dica para obter uma presença digital que reverta em resultados positivos é conhecer o seu público-alvo.
Por isso, nada melhor do que construir uma persona com as características e os hábitos de consumo do seu cliente ideal. Afinal, adolescentes não vão se interessar por um prato sofisticado. Tampouco um executivo dificilmente optará por um X-Burger em plena sexta-feira.
Além de conhecer as preferências do seu público, ao conhecê-lo, você saberá os locais certos para investir em marketing digital. Isto porque o mundo online é como uma sociedade: as pessoas se interessam por páginas que estão sintonizadas com os estilos de vida delas.
Faça um planejamento
Para que tudo saia como o almejado, nada melhor do que um planejamento estratégico, inclusive com técnicas de neuromarketing.
Mensure quanto você pode investir, que tipos de mídias pretende atingir, melhores horários, que pratos têm maiores saídas entre seu público. Ou seja, é preciso se apoiar nos dados para acertar no alvo.
Dessa maneira, a presença digital estará nos canais de comunicação corretos, despertando o interesse dos seus clientes potenciais.
Crie um blog e um site
Blog e site otimizados são essenciais para restaurantes. Primeiro porque neles, as pessoas poderão visualizar o cardápio, o ambiente, os pratos, os procedimentos adotados e os tipos de embalagens, por exemplo.
Segundo porque, são canais de comunicação que garantem autoridade no segmento. Através deles, fica evidente o comprometimento com os clientes, trazendo assuntos que despertam interesse. Além disso, podes ser instrumentos que viabilizam a fidelização.
Invista nas redes sociais e aplicativos
Anúncios pagos e também postagens do seu blog ou site podem ser replicados nas redes sociais. Nesse aspecto, mais uma vez é importante investir nos canais corretos de acordo com o seu público-alvo.
Assim sendo, crie promoções, programas de fidelidade e postagens criativas que chamem a atenção. Mais ainda, é uma forma de se diferenciar da concorrência.
Os aplicativos de mensagens, como WhatsApp, também auxiliam imensamente na melhoria da presença digital. E, claro, não podemos deixar de citar os que realizam pedidos e entregas.
É importante também criar um cardápio com uma interface simples e de fácil entendimento, deixando as informações e os preços bem visíveis.
Cumpra com o prometido
De nada adianta investir em uma presença digital se o seu restaurante não cumprir com o prometido.
Portanto, a experiência do cliente deve ser uma prioridade. Uma boa dica é contar com embalagens personalizadas e que garantam a temperatura dos alimentos, assim como o sabor.
Ao atentar a esses detalhes, certamente o seu negócio será indicado para outros clientes, se transformando em referência por meio de uma presença digital de qualidade e comprometida com a satisfação de quem saboreia seus pratos.
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