O QR code (abreviação para Quick Response Code ou “código de resposta rápida” em português) é mais uma das inovações tecnológicas que vêm favorecendo as empresas. Afinal, a embalagem com QR code permite a fidelização de clientes, o fornecimento de informações mais completas sobre um produto, entre outros benefícios.
O código deve ser elaborado por uma empresa capacitada para que sejam inseridas informações vantajosas para ela. A partir disso, o cliente só precisa utilizar um aplicativo que, com o auxílio da câmera, seja capaz de ler o símbolo para ter acesso à mensagem.
Ainda não entendeu como isso pode beneficiar sua empresa? Não se preocupe, pois, a seguir, explicaremos as vantagens detalhadamente. Vamos lá?
Oportunidade de passar mais informações sobre a marca ou produto
Enquanto um código de barras consegue passar informações limitadas, o QR code tem capacidade de comunicar até 7 mil caracteres, vê a diferença? Com isso, a empresa consegue transmitir uma quantidade muito maior de informações para seus clientes, de maneira que caiba na embalagem sem deixá-la visualmente poluída.
É possível informar mais sobre a empresa e suas motivações, bem como a fabricação do produto, seu valor nutricional, entre outras mensagens que complementem a estratégia de marketing e saciem a fome de conhecimento do cliente nesse âmbito.
Maior interação com clientes
As informações do QR code vão além de um simples texto, pois ele pode ser utilizado como estratégia para que seus clientes interajam com a marca, o que também auxilia na fidelização. Para isso, é preciso apenas associar o QR code a uma frase ou promessa que não seja apenas adquirir informações sobre a marca e produto.
Por exemplo, podem ser oferecidos brindes ou descontos para aqueles que utilizarem um leitor do código. Só é preciso apostar em uma frase que venha antes do código, chamando a atenção para ele, como uma pista do que pode acontecer ao escaneá-lo. Algo como: “Escaneie o código abaixo para adquirir um brinde”.
Facilidade no compartilhamento
O QR code é uma ferramenta muito ampla, uma vez que também pode ser utilizada para divulgar sua marca e produto por meio de um compartilhamento de posts nas redes sociais do consumidor.
Dessa forma, ao escanear o código o cliente é levado a uma página que sugere compartilhar, por exemplo, um tweet a respeito. É um gesto simples, rápido de ser realizado e que auxilia a ampliar seu nome do mercado!
Diferencial e personalização de embalagens e produtos
Para despertar a curiosidade nos consumidores, apostar em embalagens personalizadas e com diferenciais pode realmente impulsionar os resultados. Por isso, ao investir em QR codes sua empresa já se destacará no mercado.
No entanto, para complementar ainda mais esse efeito, não deixe de elaborar muito bem as páginas para as quais o cliente será direcionado. Crie uma aparência divertida, chamativa e criativa, mas com muito cuidado para não ficar poluída.
Acompanhamento da tendência de embalagem com QR code
Mesmo que seu negócio seja de alimentação, você provavelmente faz várias pesquisas de mercado e também sobre comunicação e marketing para desenhar o melhor serviço de delivery de comida. Em um segmento altamente lucrativo e amplamente disputado, é fundamental se atualizar e oferecer entregas surpreendentes para o consumidor.
Talvez um dos principais motivos de o serviço de entrega de alimentos ter crescido tanto seja justamente em razão do crescimento do uso da internet. Afinal, antes o cliente precisava encontrar o número do restaurante na lista amarela ou em um panfleto para ligar e descobrir o cardápio. Hoje, tudo isso é checado rapidamente (e com filtros) usando um smartphone ou computador. Atualmente, até o rastreamento de embalagens é possível.
O QR code não é apenas mais um modo de falar com o público, ele atende a essa tendência de comportamento do novo consumidor que é o uso cada vez maior dos celulares para obter informações e o acesso a sites e informações sem a necessidade de digitar endereços — as pesquisas de voz também entram nesse contexto.
Alinhamento com as necessidades e expectativas no período pós pandemia
É fato que a crise gerada pelo coronavírus impactou todo o planeta. Empresas das mais diversas áreas precisaram se reinventar e readequar para o momento pós pandemia. Para quem trabalha com food service, a questão ficou bastante complexa. Os clientes passaram a pesquisar para entender se não correm risco ao pedir delivery.
Como solução, foram desenvolvidas embalagens para delivery seguras que tranquilizam não apenas o consumidor como também o restaurante, que sabe estar oferecendo uma solução de qualidade para seu público. Nesta linha de pensamento, fica a facilidade de acessar informações sem a necessidade de manipular a embalagem para isso. Essa é mais uma das praticidades que o QR code agrega, facilitando a vivência.
Otimização da experiência do cliente
Trabalhar a força da marca e seu relacionamento com o público tem uma ligação muito forte com a experiência do cliente. Afinal, imagine que você investe em comunicação e marketing, mas na hora que o pedido chega na casa do consumidor está frio ou vazando? Certamente isso atrapalhará todo o esforço realizado até então.
Usar a embalagem na estratégia de branding pode ser ainda mais bem estruturado se você contar com o QR code. Facilite o contato do público com sua empresa a uma imagem de distância. Você pode apresentar:
- cardápios especiais de acordo com a linha do produto pedido;
- oferecer cupons de desconto para recompra;
- direcionar o lead para outros programas de fidelização.
Comprometimento com a inovação usando embalagem com QR code
Outro ponto forte de apostar em embalagem com QR code é o valor agregado para sua empresa. Se você já aposta em uma embalagem de qualidade, personalizada com as informações da sua marca, por que não aproveitar a oportunidade?
Não apenas o público jovem aprecia as tendências — apesar de normalmente ser quem mais usa as novidades que surgem — as pessoas enxergam esse posicionamento como um delivery levado a sério. Mostre que sua cozinha está atualizada e acompanha as inovações.
Viu só como investir em uma embalagem com QR code traz grandes oportunidades para que sua marca cresça? Só não esqueça que para atingir esses objetivos é importante recorrer a uma empresa com expertise nessa área, isto é, que tenha competência e seja especializada no assunto.
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