Há muitas formas de atrair, fidelizar e melhorar a experiência do cliente em restaurantes, e oferecer um curso de gastronomia de qualidade é uma delas. Essa é uma ótima ação para que a sua empresa se posicione como especialista no assunto e ainda estreite os laços com o consumidor.
Além de oferecer pratos que conquistam, proporcionar ao seu público aprendizado para prepará-los em casa é um posicionamento que hoje em dia tem muito valor. Para auxiliar você a criar, planejar e desenvolver um curso de gastronomia que surta efeito positivo para o seu restaurante, continue a leitura!
Como um curso de gastronomia funciona?
Um curso de culinária, curso de gastronomia ou workshop gastronômico é um evento em que um profissional ensinará práticas de preparo de alimentos para pessoas leigas ou com algum grau de conhecimento no assunto.
Ele deve oferecer subsídios para que os participantes saiam do local de aprendizado e repliquem as técnicas conquistadas ali, sejam elas com o intuito profissional, comercializando o alimento para outros indivíduos, ou com o objetivo de conhecimento pessoal, para cozinhar para família, amigos ou si próprio.
Atualmente, é possível oferecer vários formatos de aulas, que podem ser exclusivamente práticas, completamente teóricas ou que mesclam teoria com prática para explanar sobre o tema de uma forma mais ampla. O local pode ser em uma cozinha, uma sala de aula e até plataformas online.
De que forma implementar no restaurante?
O curso oferecido pelo seu restaurante pode ser realizado em um formato mais simples, em apenas um dia de ensino ou de forma mais estruturada e completa, em que as técnicas de preparo de alimentos são divididas em vários encontros. Isso dependerá do que o profissional compartilhará com os alunos.
Para saber exatamente o que ensinar no curso de gastronomia oferecido pelo seu restaurante, faça uma pesquisa com os frequentadores sobre o que eles gostariam de aprender. Com essa informação, será mais fácil determinar um tema que tenha uma boa aceitação pelos seus consumidores.
Estipule um valor comercializável para esse compilado de informações e comece a divulgá-lo. Você pode fazer isso na própria estrutura do seu estabelecimento, assim como utilizando a mídia online e offline. Use a criatividade para manter um bom relacionamento com as pessoas.
Como cursos podem oferecer boa experiência do cliente?
O objetivo do seu restaurante com o curso, além de ganhar uma renda extra, também deve oferecer uma boa experiência do cliente. Isso acontecerá porque você está se propondo a ensinar para as pessoas algo que normalmente comercializa para elas. Essa é uma ação muito valorizada e que é muito bem-vista.
Dessa forma, seu restaurante conseguirá fidelizar os clientes e atrairá novas pessoas para a estrutura para consumir o que tem a oferecer. Sem contar com o fortalecimento de marca que um curso de gastronomia proporciona.
Agora que você sabe por que é tão importante criar um curso de gastronomia para o seu estabelecimento, não deixe de colocá-lo em prática o mais rápido possível, para que a experiência do cliente seja ainda mais agradável.
Se você ficou com alguma dúvida, quer fazer alguma sugestão ou conversar mais sobre esse assunto, deixe um comentário no post.