Você sabe o que é o plano de marketing para restaurante? Envolve o planejamento de diversas ações que serão postas em prática com o objetivo de atingir as metas do restaurante em cada área, com o objetivo de aumentar o fluxo de caixa o faturamento.
As estratégias são montadas em cima dos objetivos do empresário, definidos de acordo com dados coletados sobre o mercado. Assim, é possível analisar as informações levantadas e saber para qual caminho seguir e em que investir.
Neste post, vamos mostrar as vantagens de ter um plano de marketing e como criar um para o seu restaurante. Confira o post para saber os detalhes!
Quais as vantagens de ter um plano de marketing para restaurante?
Existem diferentes vantagens em ter um plano de marketing para restaurante. A seguir, veja alguns dos principais.
Melhor definição de estratégias
Uma das vantagens de ter um plano de marketing é possibilitar o desenvolvimento de estratégias para ampliação do negócio por meio de ações de divulgação.
Atração de clientes
Por meio dessas estratégias de divulgação, o plano de marketing para restaurante é capaz de atrair os clientes para o local, conquistar novas vendas, fidelizar consumidores antigos e conseguir novos.
Melhora dos resultados
Com todo o conjunto de ações que envolvem o plano de marketing para restaurante é possível ter uma melhora dos resultados da empresa, aumentando o faturamento.
Como criar um plano de marketing para um restaurante?
Como em qualquer plano, você deve primeiro estruturá-lo antes de dar vida às suas ideias de marketing. Consequentemente, o primeiro passo na criação de seu plano de marketing para restaurante deve ser um estudo completo de onde sua empresa está hoje.
Pesquisa das redes sociais
É necessário ter em mãos os dados das redes sociais, como: quantos acessos são feitos de forma diária e qual foi o investimento feito na publicidade. Além disso, se você investir em postagens e publicações pagas, é importante saber o resultado do investimento.
Ou seja, você precisa saber quantos clientes estão chegando ao seu estabelecimento e por qual meio foram atingidos: por meio do blog, site, ou Instagram do restaurante.
Além disso, é importante entender se os produtos mais vendidos permaneceram nessa posição ou se houve alguma alteração, e quais deles devem fazer parte da lista.
Análise da concorrência
Com essas informações registradas, é hora de imergir no marketing do seu concorrente e analisar o que está gerando resultados. Porém, não pode ser copiado, logo, o objetivo se limita a observar para inspirar-se.
Preços
Outra questão que pode ser verificada são os preços, se eles são parecidos com os seus. Esse teste deve ser feito com empresas que tenham concorrência direta, ou seja, com quem trabalha com o mesmo tipo de produtos e serviços.
Público-alvo
Falando do seu público-alvo, veja como seus concorrentes fazem o marketing boca a boca, e o que os diferenciam no mercado de alimentos. Após essas análises, crie algo diferente para o seu negócio, focando na fidelização do cliente. Para isso, atente-se a preços acessíveis, produtos de qualidade e atendimento de excelência.
Assim, é possível criar um plano de marketing para restaurante, por meio do estudos do público alvo, definição de metas, análise dos dados e estratégias de divulgação em redes sociais.
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