É cada vez maior o número de pessoas que desejam empreender. Mas ter vontade não basta: é necessário saber os direcionamentos estratégicos que contribuirão para o sucesso do empreendimento — o que envolve ferramentas de marketing. Uma delas é a pesquisa de mercado, utilizada por empresas dos mais diversos segmentos.
Ela é feita por meio da coleta de dados a respeito do nicho e do público que uma empresa deseja atingir. A partir disso, é possível obter insights de negócio que vão direcionar as decisões. Assim, a empresa garante que está sempre um passo à frente e consegue se destacar.
Quer saber como elaborar uma pesquisa de mercado? Descubra neste post!
O que é uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma técnica de coleta de dados que visa conhecer melhor o público-alvo. Essa pesquisa engloba informações a respeito de diferentes aspectos do público, como intenções de compra, características e preferências de consumo.
Antes de lançar um novo produto ou serviço no mercado, esse é um passo essencial para a obtenção de informações valiosas para as estratégias, ajudando o negócio a ter mais sucesso. Com isso, é possível adequar o que o cliente espera ao que a empresa entregará.
Duas perguntas norteadoras desse tipo de estudo podem ser:
- Quanto dinheiro os possíveis compradores do produto estão dispostos a pagar?
- Quais as características esperadas?
Quais os tipos de pesquisa de mercado?
As pesquisas de mercado podem ser primárias ou secundárias. As primárias consistem em o próprio interessado (por exemplo, sua empresa) fazer a pesquisa, coletando e analisando os dados. Já a pesquisa secundária é feita por terceiros. Nesse caso, os resultados ficam disponíveis para os interessados — a exemplo de estudos acadêmicos.
Pesquisas de mercado podem ser feitas com o uso de alguns métodos, como questionários e enquetes. Antes, eram comumente feitas nas ruas e em outros locais público. Mas, atualmente, elas costumam acontecer online, em redes sociais ou sites específicos.
Alguns pontos que elas podem elucidar são:
- o comportamento de consumo;
- os interesses do público;
- a satisfação do cliente;
- a autoridade da marca no mercado.
Como fazer uma pesquisa de mercado? Confira 7 passos
Para fazer uma pesquisa de mercado, é necessário seguir alguns passos, que contribuem para que o objetivo seja alcançado de acordo com o esperado. As etapas envolvem definir os objetivos, público alvo, método e outros, e podem ser divididas em sete passos. Veja a seguir!
1. Defina os objetivos da pesquisa
Para que você quer fazer essa pesquisa? O objetivo dela tem que ser claro. Alguns exemplos são:
- desenvolver um novo produto ou serviço;
- melhorar algo que já tem na empresa;
- avaliar quão bem-sucedida uma estratégia pode ser.
2. Defina o público-alvo
A definição do público-alvo é um passo obrigatório. Isso direcionará a pesquisa para quem tem o interesse em adquirir os produtos ou serviços, com dados específicos como faixa etária, sexo, trabalho e preferências pessoais.
3. Decida o método
Você irá fazer a pesquisa como? Por observação, entrevistas, enquete? Chegou o momento de definir como colocará em prática. Defina também o número de pessoas necessário.
4. Colete os dados
Use o método pelo qual você direcionará a pesquisa e colete os dados necessários, encaminhando a pesquisa ao público selecionado.
5. Estude os concorrentes
Observe e estude constantemente seus concorrentes. Algumas ferramentas para fazer isso são:
- SEMRush: com ele, você pode monitorar e analisar os concorrentes com base em domínios da internet e palavras-chave;
- Google Keyword Planner: é uma forma de estudar o tráfego dos seus concorrentes a partir do URL;
- Buzzsumo: permite monitorar as redes sociais e analisar os desempenhos de posts e campanhas.
7. Analise os dados obtidos
Analise os dados coletados. Assim, você os transforma em informações úteis para tomar decisões estratégicas. E, com decisões mais inteligentes e bem embasadas, você fortalece seu negócio.
Com uma boa pesquisa de mercado e um bom uso das informações, é possível satisfazer o público e aumentar os lucros. Essa é, portanto, uma técnica importante no momento de definir os próximos passos de uma campanha, produto ou serviço.
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