O alto índice de competitividade entre as empresas tem impactado cada vez mais a busca de resultados positivos nas campanhas de marketing. Nesse sentido, saber a diferença entre persona e público-alvo é imprescindível para a obtenção de sucesso na elaboração de conteúdos e, também, a correta divulgação dos serviços e produtos, como é o caso de um food service.
Para ajudar você a estruturar adequadamente suas ações e sempre atingir os resultados almejados, elaboramos este post com as principais diferenças entre persona e público-alvo. Confira!
Entenda a importância de conhecer a persona e público-alvo em um food service
Não importa se você é proprietário de restaurante, hamburgueria, lanchonete ou disk marmitas, é preciso saber o perfil do consumidor potencial para elaborar estratégias que tenham sintonia com os desejos e necessidades de quem confia no seu trabalho.
Mas, de que segmento da sociedade faz parte do seu público-alvo? Quais são as preferências dessas pessoas? Que estilo de vida seguem — que cardápios seriam atrativos?
Como você percebeu, há distinções entre público-alvo e persona que merecem uma explicação mais minuciosa. Inclusive, as campanhas de marketing da atualidade necessitam de dados mais concretos para obterem resultados altamente eficazes.
Assim, quanto mais você conhecer quem irá consumir as opções do seu cardápio, maiores serão as chances de obter sucesso nos conteúdos produzidos, atraindo mais clientes e, consequentemente, vendas. Trata-se de um percurso natural rumo à fidelização. Mas, para tudo isso, é preciso saber distinguir público-alvo de persona, como veremos agora.
Saiba o que é público-alvo
O público-alvo é um conceito sintonizado com um segmento social de consumidores propícios a consumirem determinados produtos. Para defini-lo, são necessárias pesquisas com coletas de dados abrangentes, mas não tão específicos. Mensura-se a idade, média de renda familiar, sexo, classe social, localização etc.
Em um food service de marmitas fitness, por exemplo, o público-alvo poderia ser de jovens e adultos de ambos os sexos entre 15 e 55 anos, de classe média, que vivem até 10 quilômetros da localização do estabelecimento (mesmo que seja somente delivery), com renda familiar na ordem de cinco salários mínimos.
Com essas informações, é possível estabelecer um cardápio que esteja dentro dos anseios desse público-alvo, com diferenciais, como uma embalagem que mantenha o alimento bem aquecido. Dessa maneira, fica mais fácil criar campanhas de marketing que sejam atrativas e focadas nesse público específico.
Veja o que é persona
Já a persona pode ser entendida como um público-alvo mais aprofundado, trazendo informações abrangentes sobre os consumidores potenciais, ou seja, trata-se de uma forma de criar personagens fictícios com dados reais. Assim, a estratégia de marketing fica bem mais certeira, pois, além de saber a classe social, é possível conhecer preferências e comportamento do consumidor.
Dessa forma, ao criar uma persona, um food service iria bem mais além. Ela poderia ser assim:
Maria Eduarda, 35 anos, solteira, empresária, gosta de investir na qualidade de vida e prioriza alimentos saudáveis. Corre três vezes por semana, gosta de séries e não abre mão de viagens internacionais. Analisa muito bem os locais de onde faz pedidos de alimentos, inclusive pedindo opiniões de amigos ou familiares.
Com todas essas informações, o dono do estabelecimento poderá produzir conteúdos atrativos, os quais, sintonizados com os desejos dessa persona, fazem aumentar consideravelmente as chances de conquistá-la e fidelizá-la.
Portanto, ao criar personas para seu negócio, as estratégias de marketing digital ficam mais certeiras, pois podem explorar hábitos de consumo, comportamentos, histórico familiar, motivações, sonhos, metas de vida etc.
Benefícios ao conhecer a persona e público-alvo
Agora que você já sabe as principais diferenças entre persona e público-alvo, nada melhor do que conhecer os principais benefícios ao colocar em prática ambos os conceitos. Afinal, é importante uni-los, pois eles são uma via de mão dupla. Isso porque um mesmo negócio pode atrair públicos distintos de diferentes grupos, ou seja, nada como obter informações bem apuradas para você sempre obter sucesso nas empreitadas.
No momento em que você define o público-alvo, saberá o nicho de compradores, podendo trabalhar a linguagem correta, o cardápio mais saboroso, as cores, a embalagem, entre outros aspectos. Ao criar uma ou mais personas, o mapeamento das ações fica bem mais próximo da realidade dos seus clientes, ou seja, o relacionamento torna-se sadio e propício ao aumento das vendas.
Portanto, conhecer persona e público-alvo é fundamental no sucesso do seu food service, deixando as campanhas sempre alinhadas com os desejos dos seus clientes.
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