Antes, os pedidos de delivery chegavam até estabelecimentos do setor alimentar por meio do telefone. Agora, existem diversas opções, como os aplicativos de delivery e o site institucional. Uma das mais praticadas de todas é o WhatsApp.
Simples, ágil e acessível, o aplicativo facilita a rotina, mas é importante ter atenção extra na hora de atender às demandas da clientela. Isso vai evitar a insatisfação dos clientes, que podem interpretar, por exemplo, uma demora ou até ausência de resposta como falta de profissionalismo por parte do negócio.
Confira, neste post, algumas dicas para evitar perder pedidos de delivery no WhatsApp!
O que pode resultar em perdas de pedidos de delivery no WhatsApp?
Algumas ações e hábitos podem resultar em perdas de pedidos de delivery no WhatsApp. Isso acontece principalmente quando há a falta de retorno para o cliente que está tentando fazer um pedido. Sem resposta, não há como fechar o pedido — o que resulta na perda de dinheiro para o estabelecimento.
A demora na resposta também é um problema. Isso tende a deixar o cliente impaciente, e é possível até que ele sinta que a empresa não o valoriza e não tem interesse em vender.
Outro aspecto que afasta clientes é a inadequação das respostas. O cliente pode desistir de fazer novos pedidos ou até mesmo de continuar com o pedido presente quando:
- as respostas são muito vagas e não tiram suas dúvidas;
- não há cordialidade no atendimento;
- o atendente parece desatento;
- há muitos erros gramaticais nas mensagens.
Como evitar perder pedidos de delivery no WhatsApp?
Certamente, você não quer cair nas armadilhas que levam estabelecimentos a perder clientes no atendimento. Então confira, a seguir, quatro dicas para evitar erros no atendimento do seu restaurante, lanchonete ou semelhante!
1. Tenha alguém específico para anotar os pedidos do WhatsApp
Quando há uma pessoa que cuida especificamente do WhatsApp, a comunicação fica mais organizada. Isso porque o colaborador pode se concentrar em desenvolver essa função e se preparar para lidar com as demandas dos clientes, sem se distrair com outras tarefas.
2. Não deixe o cliente sem resposta
Deixar o cliente sem resposta é inadmissível! Além de perder uma oportunidade de fechar negócio, o estabelecimento pode ter sua imagem prejudicada — por exemplo, aquele cliente pode contraindicar o negócio por considerar que ele não valoriza a clientela.
3. Explore os recursos disponíveis
O WhatsApp tem diversos recursos. Ele permite, por exemplo, criar listas de transmissão para simplificar o envio de mensagens em massa, postar conteúdo nos status e até fazer pagamentos. Explore e use as opções disponíveis a seu favor, pois ajuda muito na sua ações de marketing.
4. Evite falhas na comunicação
As falhas na comunicação também podem ser muito prejudiciais, então sempre garanta que a mensagem está passando a ideia certa. Tome cuidado com a linguagem utilizada com o cliente, sendo sempre respeitoso e atencioso, e confira se as frases estão bem escritas e objetivas.
Com um pouco de cuidado, é possível atender os clientes de forma satisfatória via WhatsApp, sem perder oportunidades de pedidos de delivery, que contam muito para o faturamento (e, em alguns casos, são forma exclusiva de atuação do estabelecimento). Então capriche no atendimento!
Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos úteis! Estamos no Facebook e no Twitter.