Qualificar o serviço, para incrementar uma vantagem competitiva, é um desafio constante para restaurantes. Mas detalhes, como a embalagem utilizada no delivery, muitas vezes são negligenciados. Porém, esses itens contam cada dia mais com tecnologias inovadoras para melhor atender ao cliente.
Algumas já têm diferenciais tão significativos que seus criadores as patentearam. Apesar de parecer irrelevante, o desenho industrial e a inovação técnica ajudam a assegurar a qualidade dos alimentos entregues.
A patente de embalagem garante a exclusividade sobre as novas tecnologias ou o design desenvolvido para esse produto, e sobre os benefícios por eles gerados. Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo, tiramos todas as suas dúvidas. Confira!
O que é desenho industrial?
O conceito de desenho industrial se origina no artigo 95 da Lei nº 9.279/96, que trata da propriedade industrial. É o design plástico ornamental que compõe um objeto ou o conjunto de linhas e cores que nele pode ser aplicado e passível de reprodução. Pode ser registrado pelo prazo de 10 anos se atender aos critérios de: novidade, originalidade e aplicabilidade industrial.
O que é carta patente?
A carta patente é o registro de inovações que tenham características como: ser realmente uma novidade, ser original e ter uma aplicação industrial, do mesmo modo que o desenho industrial. Mas o que diferencia a patente é que a invenção deve também ser uma concretização tecnológica, não somente uma ideia.
Esse documento é concedido pelo Governo Federal, por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), garantindo ao seu titular os direitos de exclusividade de uso, de comercialização, de produção e de importação sobre determinada tecnologia no Brasil, por um prazo determinado. A vigência da carta varia de acordo com o tipo de concessão de que trata:
- Patente de Invenção (PI): com validade de 20 anos é concedida ao inventor de uma nova tecnologia, ela deve ser realmente inovadora e ter aplicação para fins industriais;
- Modelo de Utilidade (MU): trata de uma nova forma de utilização ou melhoria, que possa ser comercializável, sobre um objeto industrial já inventado. Tem validade de 15 anos;
- Certificado de Adição de Invenção (C): se aplica ao aperfeiçoamento de objetos já existentes, mas que não alterem o conceito original.
Como funciona este processo para a obtenção de uma patente?
Para ser patenteável junto ao INPI, é necessário primeiro definir em qual categoria se encaixa a solicitação: Patente de Invenção, Modelo de Utilidade ou Certificado de Adição de Invenção. Depois disso as etapas são:
- verificação previa a fim de saber se a inovação já não foi patenteada antes;
- pagamento de taxas referentes ao processo por meio da emissão de uma Guia de Recolhimento da União (GRU);
- abertura do processo com o depósito da patente no INPI, enviando a documentação referente ao pedido, composta pelo relatório técnico descritivo abrangendo todo o conteúdo do invento, quadro reivindicatório, listagem de sequência ou desenhos (quando for o caso), resumo e comprovante de pagamento da GRU;
- realização de exame preliminar, podendo haver solicitação de correções da parte do Instituto;
- aceitação do pedido pelo INPI;
- publicação do pedido na revista da propriedade industrial para conhecimento da sociedade, ocorre após 18 meses do depósito da patente;
- pagamento de anuidades, a partir do 24º mês;
- solicitação de exame técnico ao Instituto;
- autorização do INPI para a realização do exame técnico;
- avaliação e parecer do pedido pelo examinador;
- em caso de deferimento, concessão da carta patente.
Qual é a importância da patente de embalagem?
O registro no INPI de uma embalagem abrange tanto sua identificação visual, ou seja, o desenho industrial, quanto a patente, que implica a implementação de uma inovação tecnológica nesse item.
A patente de embalagem garante que esse diferencial somente estará acessível ao dono ou a quem ele conceder direitos de uso e exploração. Ela protege o inventor do roubo de sua ideia e assegura que a vantagem competitiva daquela invenção esteja disponível somente para seus detentores, não podendo ser usufruída por concorrentes.
Já a garantia de exclusividade que o registro de desenho industrial permite, evita cópias e fraudes que prejudicam a imagem do negócio. No caso de embalagens pode ser aplicada ao formato delas como meio de reconhecimento da marca.
Por que uma embalagem falsificada pode ser prejudicial?
As embalagens têm um papel fundamental na segurança do alimento e na identificação de marca na área de food service. Se falsificada, não é possível garantir a procedência de seus materiais nem as boas práticas de fabricação. O produto que elas acondicionam pode estragar, prejudicando a saúde do cliente que está consumindo a comida.
Por outro lado, as falsificações que visam ao uso de embalagens associadas a uma marca por outra empresa, que não tem a mesma qualidade nos produtos ou serviços, também causará prejuízos. Em ambos os casos a imagem do negócio será impactada negativamente.
Que diferencial uma embalagem de alimentos patenteada agrega?
A patente de embalagem significa que o item passou por uma avaliação para determinar se a inovação é concretizável, replicável e segura. Sendo uma garantia contra fraudes, como promessas de falsos diferenciais.
Estar patenteada também implica ter a propriedade intelectual da invenção protegida, a fim de eliminar o risco de outros se apropriarem dela e usufruírem indevidamente de seus benefícios.
Qual é a embalagem mais segura para o delivery de alimentos?
A nova Scuadra In Box Sistema de Trava de Encaixe possui patente de embalagem junto ao INPI e é a mais segura disponível no mercado para o delivery de alimentos.
Ela segue rigorosamente as recomendações sanitárias e é produzida com as melhores práticas de fabricação para proteger os alimentos de contaminação e evitar vazamentos ou deformações. Pode ser levada a fornos convencionais, micro-ondas e freezers.
Uma embalagem pode ser um detalhe na gestão de um restaurante, mas é a representação da empresa que chega à casa dos clientes. Escolher um fornecedor que tem a patente de embalagem agrega um grande diferencial competitivo e evita falsificações.
A Scuadra oferece uma solução para o delivery de alimentos, com segurança na fabricação e para o transporte dos produtos. Ter a In Box Sistema de Trava de Encaixe no seu negócio garantirá essa qualidade para seus clientes. Entre em contato conosco, estamos preparados para lhe oferecer o melhor em embalagens.