Adaptar-se às mudanças do mercado é imprescindível para otimizar vendas. Com a pandemia e o período de lockdown, os serviços de delivery se tornaram cada vez mais presentes na vida das pessoas. Hoje, é comum a realização de entregas e atendimentos online por diversos estabelecimentos, a exemplo de restaurantes, farmácias, lojas de conveniência e bares.
Ao mesmo tempo em que essa popularização do delivery representa uma nova oportunidade, isso resulta em um cenário disputado. Logo, aumentar as vendas por delivery se tornou um grande desafio para empreendedores do food service.
Por isso, é essencial investir em estratégias para garantir seu espaço no mercado e, melhor ainda, ter destaque em meio à concorrência. A seguir, você verá 4 dicas para atrair novos clientes e fidelizá-los, de modo a aumentar suas vendas por delivery. Confira!
1. Tenha boas fotos e boas descrições no cardápio
Uma das coisas que mais aborrece os clientes na hora da compra online é o restaurante não colocar fotos das opções nos cardápios. Então coloque-as! Mas evite usar fotos tiradas da internet ou que não condizem com o produto que você entrega — a propaganda enganosa pode irritar o cliente e e ser um problema para otimizar vendas.
Na descrição da comida, use frases que chamem a atenção dos clientes. Alguns adjetivos que ajudam nisso e impulsionam a compra são:
- saboroso;
- natural;
- artesanal;
- fresco;
- gourmet.
2. Fidelize clientes
Tão importante quanto conquistar novos clientes é fidelizar aqueles que já compraram no seu estabelecimento. Afinal, clientes fiéis compram com frequência e ainda falam bem do seu negócio para outras pessoas. Assim, para otimizar vendas, não basta abrir novos clientes, é preciso fidelizar os já existentes.
Manter um cliente fidelizado custa de 5 a 7 vezes menos que conquistar um cliente novo. Como ele já gosta do seu produto, você não precisa gastar tantos recursos e tempo para agradá-lo. A melhor forma de agradar e recompensar seus clientes fiéis é fazer um plano de fidelidade. Por exemplo: “a cada 10 compras, ganhe uma refeição inteiramente grátis” ou “traga um amigo e ganhe uma bebida”.
3. Personalize suas embalagens
A apresentação de um prato é tudo. No caso das comidas entregues por delivery, a embalagem influencia muito na forma como o cliente vai receber o prato. Se ela for de baixa qualidade ou inadequada para o tipo de produto que você oferece, certamente a comida vai chegar desorganizada e prejudicada.
Além de preservarem os alimentos, as embalagens fazem parte das estratégias de marketing. Boas embalagens fortalecem sua marca e incentivam o consumo. No contexto atual, em que os clientes gostam de tirar fotos das comidas que compram e de postar nas redes sociais, investir em uma embalagem personalizada, bonita e eficaz se tornou ainda mais importante.
4. Faça promoções em datas comemorativas
Você provavelmente já foi levado a comprar em algum lugar pelo desconto oferecido. Isso é muito comum, afinal, quem não gosta de economizar dinheiro? Usar datas comemorativas para oferecer descontos é uma estratégia de marketing frequente no mercado, em especial no delivery de comida. Os clientes já estão tão acostumados com isso que ficam no aguardo de promoções especiais em datas como o dia dos pais e o dia dos namorados.
5. Esteja presente na internet
As mídias digitais são grandes aliadas dos empreendedores. Por meio de páginas online, redes sociais e aplicativos de entrega, você consegue alcançar e conquistar novos clientes com facilidade. Mesmo se não quiser participar de aplicativos de entrega ou criar um site institucional, garanta sua presença em redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Isso faz com que o público se vincule mais à empresa e interaja.
Embora a concorrência atual no mercado de food service seja grande, existem maneiras eficientes de fortalecer sua marca e otimizar vendas. Se você ainda não seguia essas dicas, trate de aplicá-las o quanto antes. Temos certeza de que as suas vendas aumentarão muito!
Quer mais dicas para se dar bem no food service? Confira este post sobre os melhores tipos de embalagem para delivery de comida!
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