É confuso prever o que vai acontecer em meio a tantas notícias sobre a pandemia que está assustando o mundo. Enquanto muitos setores já estão sendo prejudicados, outros terão acentuado aumento de demanda. Mas como ficará o setor de delivery de comida em meio ao coronavírus?
A Scuadra Embalagens vem acompanhando muito de perto esta questão, e com propriedade pode afirmar que os restaurantes terão uma explosão no número de pedidos para delivery.
Quer saber o que o setor de restaurantes e food delivery estão esperando? Continue a leitura e entenda que é muito importante estar preparado para atender o cliente de delivery quando ele mais precisa.
O delivery mundo afora
Enquanto o coronavírus se espalha, alguns setores já experimentam quedas em seus negócios. Setores como de entretenimento, como teatros, cinemas e shows, já sofrem com o surto da doença. Inúmeros eventos foram cancelados ou adiados.
Por outro lado, o setor de delivery de comida já sente aumento na demanda, o que é perfeitamente coerente com a situação. Muitos consumidores estão sendo estimulados a ficarem em casa, trabalhando remotamente para as empresas.
Os pedidos em plataformas similares ao iFood, aumentaram nas últimas semanas, à medida que mais pessoas se fecham para o mundo exterior.
Delivery nos EUA
Nos Estados Unidos, recentemente, a Amazon notificou os clientes de que as entregas do Prime Now levariam mais tempo do que o normal por causa da crescente demanda.
Com a impossibilidade em atender o cliente no salão, muitas redes de restaurantes estão alavancando suas capacidades de fornecimento para suprir as necessidades básicas de alimentos de seus clientes, oferecendo mantimentos. Redes como Panera Bread, Mc Donald’s e o Subway estão nesta lista de restaurantes que estão se adaptando à pandemia e tentando diminuir a ida dos americanos aos supermercados.
Além disso, a rede de churrascaria brasileira Fogo de Chão oferece cortes de carne premium para os hóspedes cozinharem em casa. Na quarta-feira, o McDonald’s Corp., com sede em Chicago, disse que seus restaurantes na Austrália também começarão a vender ingredientes de menu como mantimentos.
Mais de 100 restaurantes Subway no sul da Califórnia estão se transformando em mercearias improvisadas, vendendo ingredientes de restaurantes, como alface ensacada e sopas congeladas, para consumidores que procuram uma maneira rápida e segura de obter mantimentos sem entrar no supermercado.
“A primeira rodada de alimentos de conveniência disponíveis no McDonald’s inclui creme de leite e leite desnatado, muffins ingleses e pães gourmet. Esperamos estender a gama de ofertas básicas de conveniência para incluir ovos e outros produtos nas próximas semanas ”, afirmou a rede.
Como tudo relacionado ao Covid-19, as atualizações não param. Com o fechamento dos bares e restaurantes em muitos estados, mais do que nunca, o delivery e o take-out estão sendo a alternativa. Assim, bares e restaurantes poderão atender clientes de entrega, evitando fecharem as portas de vez.
Delivery na China
A Meituan é uma das maiores empresas de entrega de comida da China, com 5,9 milhões de varejistas parceiros, incluindo redes globais como McDonald’s e Pizza Hut, e 700.000 entregadores ativos diariamente.
A Meituan, disse ao Business Insider que está recebendo quatro vezes o número de pedidos que recebeu durante o mesmo período do ano passado. E embora a entrega de alimentos na China seja geralmente usada por pessoas que comem sozinhas, a empresa observou um grande aumento nos pedidos destinados a mais de uma pessoa.
Outro ponto interessante é que em virtude da pandemia de coronavírus, a China adotou o serviço de entrega sem contato. Desta forma, a comida é deixada em um ponto específico de um prédio, por exemplo, sem que o entregador tenha contado com o cliente. Com isto, entregador e cliente evitam o contato diminuindo possíveis contaminações.
Agora, com a situação um pouco mais controlada na China, os chineses aos pouquinhos, retornam a suas atividades. Isso não quer dizer que a população está fora de perigo, tampouco que hábitos adquiridos recentemente, como o delivery, não estejam em alta.
Coronavírus e o delivery no Brasil
Por aqui a expectativa de crescimento do delivery de comida é muito grande. Na verdade, o que vemos é que bares, restaurantes e padarias se sentem despreparados para a demanda que está por vir.
Segundo nosso CEO, Luiz Silveira, “os proprietários de restaurantes estão enlouquecidos, pois tiveram explosão no Delivery.”
A reação destes restaurateurs é genuína e os pedidos on-line podem ser uma questão de necessidade, não de conveniência.
Por parte dos restaurantes, o delivery é uma necessidade para cobrir a perdas relativas a diversos cancelamentos de eventos. Para os clientes, o delivery será a opção para evitar sair de casa.
De um jeito ou de outro, o que resta a fazer é deixar o seu negócio preparado para o aumento da demanda delivery. Isso vai garantir o atendimento ao cliente bem como compensar a queda das vendas dos estabelecimentos físicos.
Para muitos food services, a previsão é de que as vendas do delivery superem as vendas do salão. Com o aumento dos casos se multiplicando a cada dia, os clientes deixarão de comer fora. E o seu restaurante deve estar preparado para atendê-los, entregando a melhor experiência.
Embalagens para delivery – estoque
É provável que os clientes que usualmente frequentam o restaurante, passem a fazer pedidos de delivery. Isso não causa grandes alterações na utilização de ingredientes ou vendas dos pratos. Por outro lado, gera um aumento significativo na demanda por embalagens para delivery de comida.
Como item indispensável para oferecer sua comida no delivery, as embalagens precisam estar presentes no estoque em quantidades adequadas.
Uma situação muito comum é restaurantes despreparados precisarem encerrar o serviço de delivery por falta de embalagem suficiente. É certo que deixar de atender o cliente é a última coisa que o seu restaurante precisa. Além de você perder a venda, o seu cliente vai consumir comida da concorrência.
Em tempos de redução de clientes presenciais à mesa física, perder clientes de delivery não é nada bom para o seu negócio.
Hoje, quem saiu à frente da concorrência e se estruturou para oferecer um serviço de delivery adequado, vai garantir a entrada de receitas e atendimento ao público, mesmo à distância.
Aliás, restaurantes que já possuem experiência com o delivery, podem ganhar ainda mais clientes, oferecendo a entrega gratuitamente.
Manter a calma
O que parece tão simples, como manter a calma, está difícil de ser praticado. Para o público em geral, a necessidade de alguns itens básicos está causando correria, como no caso de álcool gel e máscaras descartáveis. Para os restaurantes, a falta de alguns itens também está tirando o sono de seus proprietários.
Estamos falando das embalagens para o delivery para comida. A situação que estamos enfrentando com o coronavírus está sacudindo ainda mais o setor de delivery.
O tema já é grande tendência, como mostra a matéria da revista Veja da edição de 18 de março de 2020, que trata da “Revolução no Apetite Digital”. Com esta reportagem, fica evidente a importância do delivery para o setor de food service.
Para completar o quadro, os gestores de restaurantes estão sentindo na própria pele a necessidade de dar atenção ao delivery, com a pandemia do COVID-19.
O que fazer
No geral, as ações imediatas que o gestor de food service deve tomar são aquelas relativas à segurança de seus funcionários e clientes.
Medidas de higiene preventivas podem fazer os clientes se sentirem mais seguros e frequentar o estabelecimento:
- aumentar a frequência de higienização dos ambientes, equipamentos, mesas e utensílios;
- disponibilizar diversos pontos adicionais de álcool gel nos restaurantes, inclusive na entrada principal da loja;
- orientar adequadamente a equipe em manter os clientes com espaço adequando entre eles.
Para os restaurantes que já estão no delivery, a saída é intensificar os esforços para otimizar as operações. Outro ponto importante é dedicar tempo projetando itens de menu que podem ser entregues com mais facilidade. E por fim, redobrar na limpeza, garantindo segurança para o cliente.
Recomendações da Scuadra
Não é mais o dia a dia. A Scuadra vem tomando decisões a cada hora, tendo como escopo solucionar o problema de nossos clientes.
A demanda por embalagens personalizadas para delivery tomou proporções excepcionais. Com isto, a Scuadra está se reinventando a cada instante para atender nossos clientes e apresentar, a cada situação, a melhor solução em embalagem.
Entendemos perfeitamente a urgência do setor de food service e a dor que estão enfrentando. Preservar seus negócios, empregos e ainda assim, atender e servir seus clientes com segurança, é o desejo de todos.
A Scuadra está operando 24 horas, 07 dias por semana e, ainda assim, as vendas para novos clientes estão, temporariamente, suspensas. Contudo, não mediremos esforços em lutar a favor dos interesses de nossos clientes.
Juntos, a Scuadra Embalagens, nossos parceiros e clientes estaremos juntos para enfrentar, com muito trabalho, esta crise que ameaça a sobrevivência de todos nós.